Queridos/as leitores/as d’O Cábula!
É com grande alegria que o jornal digital da nossa escola, O Cábula, vos dá as boas-vindas para o novo ano letivo 2025-2026!
Após o merecido descanso das férias, desejamos que este seja um ótimo ano de descobertas, aprendizagens e crescimento para todos/as. Acreditamos que a escola é mais do que apenas um lugar para estudar. É um espaço de partilha, de amizades e de desafios que nos ajudam a evoluir e a construir um futuro promissor.
O nosso jornal continuará a ser o espelho da comunidade escolar, através da projeção de histórias, opiniões, atividades e projetos. Convidamos todos a participar ativamente, seja a escrever textos ou a divulgar trabalhos de temas curriculares, de projetos ou clubes do AEVV, devidamente ilustrados com desenhos ou fotografias. A vossa colaboração é fundamental para que O Cábula digital seja um reflexo do dinamismo, criatividade e inovação do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.
O Cábula pretende, assim, continuar a promover o desenvolvimento das competências da escrita e da leitura na comunidade escolar, a fomentar a inclusão e a implementar uma cultura e sentimento de pertença ao agrupamento.
Como tal, é fundamental a vossa participação (alunos/as, encarregados/as de educação, pessoal docente, pessoal não docente, …), através do envio de textos (textos expositivos, textos de opinião, apreciações críticas, notícias, poemas, crónicas, entrevistas, reportagens, ensaios, …), sempre que possível, ilustrados com imagens/fotografias (sempre enviadas, em anexo e em formato de imagem – jpeg, jpg…) para o seguinte endereço eletrónico:
Esclarecemos que, em caso de artigo sobre uma atividade ou visita de estudo, este deve conter não só a descrição da mesma, referindo o(s) local(ais) visitado(s) e data(s) de realização, mas também a reação dos/as alunos/as envolvidos/as.
Para manter a atualidade, o envio dos textos alusivos a atividades deve ocorrer dentro de 8 dias, após a sua realização.
Além disso, relembramos que as imagens identificativas de alunos/as exigem atempadamente uma autorização de captação e divulgação de imagem dos respetivos pais/ encarregados de educação para cada atividade, de acordo com a lei de proteção de dados pessoais.
Por fim, O Cábula ao longo deste ano letivo visa aumentar a quantidade, a qualidade e a diversidade dos textos publicados, contando com uma maior participação da comunidade escolar. Afinal, O Cábula é um jornal de todos e para todos!
Com os melhores cumprimentos,
A equipa d' O Cábula
Leontina Pires
Fátima Garcia
Mariana Louzeau