Meu nome é Sâmia Abreu Leutprecht, tenho 27, sou Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí, e atuo na área de Nutrição Clínica Funcional. Meus atendimentos são presenciais em Jaraguá do Sul (SC) e também online, para qualquer lugar do mundo!
Como nutricionista minha meta é de te guiar na melhora da sua qualidade de vida através da alimentação saudável, com base na Nutrição Funcional e através de metas alcançáveis, de acordo com a sua realidade, afinal, cada um de nós é único!
Endereço: Rua Guilherme Weege, 98 - Centro
Jaraguá do Sul - SC
Telefone: (47)99251-9019/ (47)99692-4161
Quem ai ja foi ao mercado para comprar uma coisa, e saiu de lá com várias outros itens, um saco de pão de queijo ou salgadinho “na mão”, gastou bem mais do que esperava, e ainda esqueceu aquele item que foi especificamente comprar? 🥴🙋♀️
Você não é o(a) único(a)! Para que isto não aconteça, separei algumas dicas que facilitam a ida ao mercado, e ainda nos mantém “no foco” na alimentação saudável 💪
1️⃣ Faça lista de compras! Deixe um bloquinho de notas na cozinha, e sempre que algo acabar, já anote no bloquinho o que vai faltando, assim você não precisa lembrar de tudo que falta só na hora de sair de casa.
2️⃣ Não vá ao mercado com fome! Tudo o que você olhar “com fome” terá vontade de comprar/ comer. Faça um lanchinho antes de sair de casa.
3️⃣ Leia rótulos! De maneira geral, quanto maior a lista de ingredientes do produto que você está comprando, maior a chance de estar consumindo um alimento ultraprocessado, cheio de compostos que o seu corpo não conseguirá metabolizar. Fuja de nomes “estranhos”.
4️⃣ Veja o preço do QUILO do alimento! Muitas vezes compramos o produto pelo preço que está estampado, sem observar qual o preço por quilo de tal produto, e acabamos optando pelo mais “caro” sem querer. Todos os produtos devem ter esta informação obrigatoriamente por direito.
5️⃣ Não exagere nas quantidades! É melhor ter variedade de alimentos (digo ALIMENTOS - que não tem “lista de ingredientes”) ou seja, frutas, verduras, ovos, legumes, carnes, grãos ... compre em menor quantidade e maior variedade, para não comer todos os dias as mesmas coisas.
6️⃣ Priorize os agricultores locais! Quanto menor é a plantação, normalmente menos agrotóxicos e pesticidas são adicionados. Caso não tenha acesso ao orgânico, prefira os alimentos no seu período de safra.
7️⃣ Leia as datas de validade! Alimentos de verdade não duram “meses ou anos” na prateleira, pois o que os conserva por tanto tempo são os aditivos, conservantes e processamento pelo qual passam. Claro que é importante também não comprar alimentos muito próximo a data limite de validade, equilíbrio 😅
Ah, evite pegar sacolinhas plásticas para cada “fruta", e leve a sua sacola ecológica, o planeta agradece 🌿🌎