Por que evitar o consumo excessivo de gordura e açúcar? 😲
por Leticia Finger (acadêmica do 2º ano de Nutrição/UNIOESTE)
⚡️ Os produtos que possuem muita gordura e açúcar possuem um teor alto de nutrientes, como: gorduras saturadas e trans (conhecidas como gorduras não saudáveis) e açúcar livre (aquele açúcar de mesa). Eles causam certos prejuízos à saúde quando consumidos de forma excessiva, como o aumento de risco de desenvolvimento de doenças associadas ao coração, cárie dental, obesidade, diabetes e outras Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs).
🍭 Além disso, ao consumir esses produtos, acabamos enganando nosso organismo. Nós possuímos dispositivos em nosso sistema digestório e no nosso cérebro que nos auxiliam a identificar a saciedade. No entanto, o açúcar e a gordura podem atrapalhar esta sinalização de que já comemos o suficiente, sendo assim, comemos além do necessário e ingerimos mais calorias e isso favorece o aumento de peso, que pode acarretar a obesidade. Vale ressaltar que, os óleos e gorduras possuem cerca de 20 vezes mais calorias por grama do que legumes e verduras cozidas. Os açúcares tem 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.
🥄 Mas fique tranquilo! Você não precisa eliminar totalmente essas substâncias do seu dia a dia!
🔑 Tente utilizá-las em pequenas quantidades para fazer preparações culinárias, tornando-as mais saborosas, porém nutricionalmente balanceadas e evite alimentos industrializados ricos em gorduras e açúcares.
Fonte: Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
DICAS PARA SER MAIS CRIATIVO NA COZINHA 🫶🏻🍲👩🏻🍳
por Renata Lemos (acadêmica do 4º ano de Nutrição/UNIOESTE)
1️⃣🍲 Utilize muitos temperos! Além de adicionarem mais sabor e aroma nas preparações, caprichar nos temperos faz com que você adicione menos sal nos alimentos. Um método super bacana é o buquê de ervas para dar sabor e aroma em sopas e caldos (utilize talos de salsão cortados em bastonetes, talos de salsa, tomilho e louro, envoltos em uma folha de alho-poró e atados por um barbante.)
2️⃣🍲 100% de aproveitamento! Utilizar de forma completa os alimentos, como casca, sementes, folhas e talos faz com que você consiga diversificar as preparações e claro, economizar o seu rico dinheirinho! Você pode fazer farofa com talos de legumes, risoto com casca de abóbora e até "bife" com casca de banana.
3️⃣🍲 Corantes da natureza! Essa é uma ótima dica para deixar a comida mais bonita aos olhos (crianças adoram!). Coloque um pedaço de beterraba na massa da panqueca, folhas de espinafre na massa de tortas e até cenoura no arroz, os vegetais irão colorir de forma natural os alimentos, além de deixar mais nutritivo. Temperos como cúrcuma, páprica e urucum também são ótimos para dar cor aos alimentos.
4️⃣🍲 Varie o método de cocção! Existem diversos métodos de cocção para serem explorados, um mesmo alimento pode mudar completamente suas características dependendo do método escolhido. Por exemplo, um brócolis pode ser branqueado, caramelizado, refogado, assado, grelhado, frito, salteado... ufa' e em cada um deles você terá um brócolis com sabor, cor e textura diferente! Teste com alimentos que você não tem tanta afinidade, irá se surpreender.
5️⃣🍲 Crie novas combinações! Misture frutas com carnes, leguminosas com vegetais e salada com oleaginosas, aproveite e se aventure na cozinha. Descobrir novos sabores e combinações que te agradam é um passo super importante para desenvolver o seu paladar e consequentemente ser mais criativo no momento de cozinhar. Siga sites e páginas de receita para descobrir novas preparações!
Fonte: BRASIL. Na cozinha com frutas, legumes e verduras. Brasília, Ministério da Saúde, 2018.
Como estimular a criança a comer melhor? 👶👧🍉
por Bárbara Machado Argenton (acadêmica do 2º ano de Nutrição/UNIOESTE)
Muitas famílias têm dificuldade em desenvolver o paladar da criança. Ao apresentar o alimento novo normalmente elas recusam, pois, seu paladar não está familiarizado com o gosto, textura e cheiro do alimento.
COMO INTRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS A CRIANÇA:
1- Dê somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
2- A partir dos 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais
3- A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
4- Ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
5- Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
6- Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Use sal com moderação.
7- Separar a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto a criança está realmente ingerindo.
8- Estar presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha e ajudá-la, se necessário.
9- Não apressar a criança. Ela pode comer um pouco, brincar, e comer novamente. É necessário ter paciência e bom humor.
10- Alimentar a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito, ela pode perder o apetite.
11- Não forçar a criança a comer. Isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser momentos tranquilos e felizes.
12- O momento da alimentação deve ser prazeroso igual ao brincar, isso fará com que a criança goste de se alimentar e irá comer melhor. Se por acaso se tornar um stress, pode contribuir com a dificuldade ou seletividade alimentar futura.
Fonte: BRASIL. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília, Ministério da Saúde, 2021.