No ano de 1995, dentro do projeto de informatização do Estado do Ceará, oito escolas do município de Maracanaú foram beneficiadas com a chegada dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE), sendo beneficiadas quatro escolas estaduais e quatro municipais.
No ano de 2005, a Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú criou seu projeto de Informática Educativa e enviou um ofício à Coordenação Nacional do ProInfo, solicitando a adesão do município ao Programa de Informática Educativa da Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, solicitação esta que foi deferida. A partir de então o município passou a vivenciar o marco inicial da Informática Educativa nas suas escolas municipais.
No ano de 2008 a Prefeitura de Maracanaú inaugurou em sede própria, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM). Em 2011 o Núcleo promoveu a primeira seleção para professores efetivos dos Laboratórios de Informática Educativa de Maracanaú (LIEM). Atualmente, existem 52 laboratórios de informática instalados nas escolas municipais e 52 professores lotados nos mesmos.
A EMEF Maria José Holanda do Vale funcionou até o final do ano letivo de 2006 com turmas de Ensino Fundamental. Em 2007, começou a obra de reforma e adaptação para transformar o prédio da escola no Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM).
Posteriormente, surgiu a proposta de implantar um Centro de Línguas no mesmo prédio. Daí surgiu o Centro de Línguas de Maracanaú (CLM) . As duas entidades foram inauguradas no dia 04/07/2008, pelo Prefeito Roberto Pessoa e o Secretário de Educação Prof. Marcelo Farias.