Pesquisa

Pesquisa no NIEQ

Objetivo geral

O Núcleo de Investigação em Educação Química (NIEQ) tem como objetivo geral realizar estudos e pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem da Química, bem como sobre a formação de professores da área, com ênfase na influência de aspectos afetivos e emocionais nas aulas de Química e na utilização de recursos e estratégias didáticas no ensino dessa Ciência.

Linhas de Pesquisa

  • Aspectos afetivos e emocionais na formação inicial de professores de Química.
  • Influência das emoções no desenvolvimento profissional de professores de Química.
  • Influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem em Química.
  • Recursos e estratégias didáticas no ensino de Química.

Projetos em andamento

Dimensão Afetiva da Docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Ciências/Química.

Coordenação: Prof. Robson Macedo Novais

A sala de aula de Ciências/Química é um espaço onde os estudantes vivenciam alegrias, tristezas, curiosidade, ansiedade e outras emoções que marcam as relações interpessoais e os vínculos afetivos que eles estabelecem com o objeto de conhecimento. Tal fato atribuí a prática educativa uma dimensão afetiva da docência. A partir dessa perspectiva, propõe-se, por meio deste projeto, a investigação de aspectos da dimensão afetiva da docência e algumas de suas implicações na formação e na prática de professores, com foco na influência das emoções nas relações que os alunos estabelecem com a disciplina de Química e com o seu objeto de estudo (conteúdos escolares). Também se propõe investigar a influência das emoções na relação que o professor estabelece com o seu objeto de ensino (conteúdos escolares), com as suas estratégias e com a sua profissão, de maneira a reconhecer algumas implicações dessas emoções no seu desenvolvimento profissional e na sua atuação docente.

Subprojetos associados:

A influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem da Química.

Matheus Lopes Silva

O presente projeto tem como objetivo investigar algumas das emoções reconhecidas por estudantes da educação básica durante o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química no contexto da sala de aula. Os sujeitos de nossa investigação serão estudantes de escolas da cidade de Santo André, que estejam cursando a disciplina de Química. A coleta de dados será realizada por meio de questionários com perguntas abertas e/ou com escalas Likert. Por fim, esperamos produzir resultados de pesquisa que possam subsidiar algumas reflexões sobre a influência das emoções na aprendizagem da Química.

__________________________________________________________________________________________________________

Concepções de professores de Ciências sobre a afetividade na sala de aula.

Felipe da Silva Sales

Neste projeto, pretendemos investigar algumas concepções de professores de Ciências sobre a influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, recorreremos a estratégias metodológicas de natureza qualitativa para coleta de dados, como entrevistas e questionários com perguntas abertas. Por fim, pretendemos produzir resultados de pesquisa que possam subsidiar algumas reflexões sobre as influências da dimensão afetiva da docência no ensino de Ciências.

__________________________________________________________________________________________________________

Dimensão Afetiva da Docência: uma análise da incidência de trabalhos que tratam sobre afetividade na revista Ciência & Educação.

Taíris Aparecida da Silva

A sala de aula é um espaço marcado por sentimentos, emoções e afetos que podem favorecer ou limitar as múltiplas relações que se estabelecem durante o processo de ensino-aprendizagem. Considerando esse pressuposto, propomos, neste projeto, realizar um mapeamento bibliográfico de trabalhos que tratam sobre a temática “afetividade”, publicados nas edições disponíveis da revista Ciência & Educação, a fim de avaliar a incidência e a importância atribuída a essa temática nesse importante periódico da área de ensino de Ciências. A seleção e análise dos trabalhos de interesse envolveram as seguintes etapas: (i) a análise qualitativa dos títulos dos trabalhos; (ii) a busca pelas palavras-chave “afetividade”, “emoções” e “sentimentos”; (iii) a leitura flutuante das publicações; (iv) a interpretação dos resultados obtidos.

__________________________________________________________________________________________________________

Aspectos aversivos das práticas avaliativas e seus efeitos na vida acadêmica de estudantes do Ensino Superior.

Vanessa Mattos dos Santos

O presente projeto tem como objetivo investigar possíveis efeitos aversivos das práticas avaliativas, bem como suas implicações nas relações que os estudantes estabelecem com a disciplina de Química e com seus conteúdos, tendo como foco as emoções que manifestam diante de provas e avaliações. Os sujeitos dessa investigação serão estudantes do Ensino Superior da Universidade Federal do ABC (UFABC), que estejam cursando uma disciplina de Química. A coleta dos dados será realizada utilizando um questionário composto de questões abertas e fechadas que têm como objetivo promover a reflexão e registro das emoções que os estudantes manifestam ao longo do processo avaliativo. A análise dos dados será realizada por meio da Análise de Conteúdo das respostas dadas pelos estudantes, bem como pela categorização dos significados emergentes dessa análise. Espera-se contribuir com as discussões e reflexões a respeito das práticas avaliativas no Ensino Superior e suas possíveis implicações emocionais no desenvolvimento acadêmico de estudantes de Química do ensino Superior.

Espaços não formais de ensino: um levantamento bibliográfico na revista “Ciência & Educação"

Vitória Monteiro da Silva

Orientação: Prof. Robson Macedo Novais

Este projeto tem como objetivo obter melhor compreensão sobre as concepções de educadores e cientistas da área de ensino de Ciências acerca da utilização de espaços não formais de ensino, bem como sobre as propostas para a abordagem do ensino de Ciências a partir da visita nesses espaços. Para tanto, será conduzido um levantamento bibliográfico nas publicações da revista “Ciência & Educação”, de 1998 a 2018, com enfoque nas publicações sobre ensino de Ciências em espaços não formais de educação.