O objetivo é reunir mudas de plantas medicinais, hortaliças e afins, seus usos medicinais e uso culinário através de doações das pessoas moradoras e formar inicialmente uma horta no terreno da Unidade de Saúde Campos Eliseos (Tancredão), EMEI Tancredo Neves e Centro de Referência da Assistência Social.
De sorte que possa a horta oferecer a comunidade: mudas de plantas, plantas para preparo de receitas, receitas do uso medicinais e culinários das respectivas plantas, estabelecendo um espaço de convivência para as pessoas da comunidade e pessoas usuárias da UBS, num processo de integração com o meio ambiente, porque reunirá práticas ambientais sustentáveis. Conjuntamente um núcleo de terapia ocupacional será formado sobre a responsabilidade da terapeuta ocupacional.
Será desenvolvida e mantida através de trabalho voluntário, orientado por pessoas conhecedoras da prática e manejo com plantas das mais variadas espécies.
Atualmente está vinculado a proposta de Farmácia Viva da Rede Municipal de Saúde do município de Campinas
Através de um trabalho de incentivo, motivação e conscientização sobre a importância das plantas medicinais, dos cultivos de plantas de forma orgânica e do importante papel no apoio preventivo e promoção de saúde, reunir mudas e informações sobre os variados usos das plantas, como a sua divulgação de forma a receber e oferecer o conhecimento necessário sobre o assunto para a comunidade da região. Essa oferta atenderá uma necessidade de uso de práticas preventivas e terapêuticas de saúde observando sempre o papel orientador das pessoas profissionais da saúde publica e das pessoas responsáveis pela horta comunitária.
O processo organizativo do projeto será guiado por um regimento interno que segue anexo ao final do projeto.
A iniciativa é promover o espaço da horta para acesso direto sobre orientação das pessoas responsáveis da horta, algumas pessoas voluntárias em desenvolvê-la, ofertando tempo necessário para captação dos recursos, assim como o processo de cuidado da área destinada para horta e os instrumentos necessários para o seu cultivo e manutenção.
Dos aparelhos públicos referidos haverá o uso de uma área disponível já citada onde serão colocadas, plantadas as mudas coletadas, formando quantos canteiros forem necessários, observado o limite da área e as recomendações das autoridades legais competentes. A Unidade Básica de Saúde Campos Eliseos / “´Tancredão” ofertará, através do convênio PMAQ, recursos para o projeto, estipulados através de listagem de materiais previamente aprovada pelos gestores do referido convênio.
A coleta das mudas será através de divulgação do projeto entre as pessoas moradoras, as pessoas usuárias dos aparelhos já citados. Serão aceitas mudas de plantas medicinais, de hortaliças, de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e de árvores, respeitando as orientações do regimento interno.
Serão também convidadas a oferecer, de forma oral transcrita por uma pessoa voluntária, a forma de uso medicinal ou culinário, para a criação de um banco de receitas caseiras de uso das respectivas plantas adquiridas através da doação já citada.
Ressaltamos a importância do envolvimento da população nesse projeto, sua participação direta, sendo na divulgação do mesmo, seja de forma voluntária oferecendo alguma forma de trabalho no cultivo, manejo e desenvolvimento da horta.
Além das atividades diretas necessárias para o projeto, também serão realizadas reuniões gerais periódicas para fins organizativos e de coordenação. Para maiores detalhes, favor conferir o regimento interno.
O processo de implantação da horta será determinado através da avaliação da área sugerida acima.
A manutenção e desenvolvimento da horta terão, mediante aos cuidados com as plantas, o seu manejo, a variação conforme cada espécie. Um prazo estimado de cuidados para atingir os objetivos acima estabelecidos serão de 2 anos aproximadamente, no qual as pessoas voluntárias estarão envolvidas e podendo se estender conforme a necessidade e conveniência de todas as pessoas envolvidas.
Todos os recursos adquiridos serão do projeto Nossa Horta Comunitária, vinculado a Unidade Básica de Saúde Campos Eliseos/ “Tancredão”.
Através de pequeno prospecto inicial, expusemos nossa oferta de ação direta e trabalho voluntário junto ao espaço municipal que presta serviços importantes a região.
Frisamos que essa proposta não tem de nenhuma forma relação com partidos políticos, igrejas, religiões, entidades filantrópicas, entidades assistenciais, grupos comerciais, patronais, empresariais ou de qualquer uma dessas naturezas. Entendemos, que como munícipes, temos que pessoas ajudam pessoas e isso é o suficiente para o envolvimento com essa proposta.
O impacto positivo que essa proposta levará a comunidade já é um grande fator de estimulo para novas ações que visem a promoção de saúde e bem estar, de forma simples e direta.
Sim, pessoas ajudam pessoas e por isso plantamos essa ideia.
Agradecemos a oportunidade.
Coordenadoria do projeto:
Coordenadora Janaína Franco
T.O. Ana Paula Cunha Alvares
A.C.D. Idílio Cândido Neto
Colaborador Márcio Christian Ferreira