Newsletter 1

outubro I 2022


Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

A criação do Clube STE(A)M surgiu com o objetivo de colocar os alunos, professores e a escola no caminho da transformação digital. Assim, através das atividades realizadas no clube são reforçadas as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais aprimorando as competências dos alunos em ciências, programação, engenharia e tecnologia.

Um grupo de dez professores, de diferentes grupos disciplinares do 2º CEB, frequentou formação creditada pela LEGO Education, para acompanhar as atividades realizadas no clube com os respetivos Kits.

A criação deste clube permitiu desenvolver momentos de ensino e de aprendizagem a todos os níveis, de forma colaborativa e transversal, contribuindo para a promoção das competências digitais básicas e avançadas, bem como a literacia digital.

Isabel Fernandes; Fernando Alves

Projeto DALILA

Agrupamento do Castêlo da Maia

No âmbito de uma das Oficinas de Formação do CFAE Maiatrofa “Capacitação Digital de Docentes”, os professores Delfina Amado e Rui Eusébio, professores do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia (AECM), apresentaram em setembro de 2021 um projeto de criação de um repositório digital multidisciplinar designado por Projeto Dalila, com vista à partilha de materiais facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, tendo tido a estreita colaboração da equipa do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE).

Este projeto, enquadrado na dimensão pedagógica do nosso PADDE, tem como principal objetivo aumentar a partilha de recursos educativos digitais (RED) e tem como público-alvo os professores e os alunos do 1º ao 12º ano, podendo também ser acedido por outros elementos externos ao agrupamento.

A escolha deste nome para o projeto tem como intenção perpetuar a memória da pessoa e profissional da Escola Secundária do Castêlo da Maia, a professora Dalila Fonseca.

Em suma, julgamos que “todos juntos poderemos ir mais longe …”, acreditando que este projeto será efetivamente uma mais-valia para toda a comunidade educativa do nosso agrupamento, mas a sua concretização depende também de todos!

O projeto poderá ser consultado aqui.

Daniel Prata; Marco Marques

Compreender o impacto do equipamento integral das salas de aula com projetores/ ecrãs interativos na consecução do PADDE.

Agrupamento de Escolas da Trofa

No processo de monitorização da aplicação do PADDE do AET, em 2021/22, foi possível apurar que um dos objetivos que se atingiu, com sucesso praticamente integral, foi o de “Equipar todas as salas de aula com projetores/ecrãs interativos”.

A ação da equipa diretiva e de algumas das Associações de Pais do Agrupamento contribuiu, ao longo dos anos, para que as salas fossem sendo equipadas. Esta etapa considera-se fundamental para que se atinjam outros objetivos do PADDE e se alterem práticas pedagógicas na sala de aula.

No exercício de monitorização apurou-se também que cerca de 40% dos docentes utilizaram em mais de 40% das aulas ferramentas digitais diversificadas e cerca de 40% em 10% a 35% das mesmas. No ano transato, 13% dos docentes só aplicou fichas formativas projetadas em sala de aula, 65% colocou ficheiros nas equipas TEAMS e perto de 80% utilizou ferramentas digitais disponibilizadas pelas editoras em contexto de sala de aula, o que reduziu bastante a utilização do papel. Sem a possibilidade de projeção na sala não teria sido fácil caminhar nesta transição.

O processo de capacitação digital dos docentes aumentará a utilização de ferramentas digitais adequadas, e isto conduzirá à familiarização de utilização de recursos digitais pelos alunos.

O processo de capacitação digital dos docentes aumentará a utilização de ferramentas digitais adequadas, e isto conduzirá à familiarização de utilização de recursos digitais pelos alunos.

O melhor indicador de mudança das práticas, passa pela exigência cada vez maior por um projetor em boas condições na sala de aula. Quando se verifica uma avaria o professor já reclama por outra sala, pois necessita deste equipamento para a aula que planificou.

Afonso Henrique Ferraz; Magda Vale Garcia; Nuno Ricardo Ferreira

PADDE: Ação n.º 2 – TECDIG (dimensão tecnológica e digital)

Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro

Para a concretização da Ação n. º2 – TECDIG (dimensão tecnológica e digital) desenvolveram-se sessões de formação no âmbito da Capacitação Digital com o objetivo de aumentar as competências dos docentes na utilização do digital, elevando o nível de proficiência em que se encontram.

Esta ação contempla duas fases, sendo que a meta proposta para a primeira fase foi alcançada. A segunda fase terá início no primeiro período deste ano letivo.

As sessões de formação permitiram aos docentes o contacto com inúmeras ferramentas e diversos recursos multimédia que possibilitaram mobilizar conhecimentos de forma a conseguir auxiliar os alunos a integrar as ferramentas digitais no processo de ensino aprendizagem; a produção de recursos e materiais relevantes com aplicabilidade em contexto de sala de aula tornando a pedagogia mais ativa de modo que os alunos se tornem parte efetiva e participativa da sua aprendizagem.

Os docentes planificam atividades, que em muitos casos constituem DAC´s, com recurso a diferentes ferramentas digitais que contribuem para uma maior interação com os alunos.

São exemplo:

- Narrativa Digital, Ciência e Arte: Uma abordagem Interdisciplinar no Ensino de Astronomia;

- narrativa digital, utilizando a plataforma Genially e Canva, construída com base na pesquisa realizada pelos alunos após leitura de uma obra literária

(http://view.genial.ly/622f28cfa2d26e0011558696/presentation-leitores-descobridores);

- recurso à plataforma wordwall.net, que permite a consolidação/avaliação das aprendizagens realizadas:

Tabela de classificações

Aspeto geral do decorrer da tarefa.

Feedback ao aluno.

Deolinda Moura e Eleutério Silva

Microsoft Teams: Comunicação, Partilha e Avaliação

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

O PADDE do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho encontra-se em fase de implementação, englobando um conjunto de ações integradas nas dimensões Organizacional, Pedagógica e Tecnológica e Digital. Algumas encontram-se em desenvolvimento e outras viram as suas metas atingidas, ou mesmo superadas, no ano letivo 2021/22. Destacamos a ação: “Microsoft Teams – Comunicação, Partilha e Avaliação”, inserida na dimensão Pedagógica, referente à utilização desta plataforma, o que consideramos que constitui uma ferramenta indispensável para uma melhor comunicação, uma colaboração mais eficaz e um acesso a mais e melhor informação que pode ser partilhada por todos.

No início do ano letivo transato nem todas as turmas recorriam ao Teams para comunicação, partilha de recursos e avaliação. Para superar este problema, o PADDE definiu como objetivo a promoção da utilização desta plataforma por todas as turmas e disciplinas. Foram implementadas dinâmicas de criação, por cada docente, das suas equipas/turmas no Teams, para partilha de materiais de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Foi possível também avaliar e dar feedback aos alunos. A meta foi atingida e, de certa forma, superada, pois o Teams passou a ser utilizado não apenas para o acompanhamento à distância da sala de aula, mas também no trabalho colaborativo, por exemplo, dos grupos disciplinares, departamentos curriculares, conselhos de turma, Biblioteca, projetos diversos, educação especial, serviço de exames, conselho pedagógico, direção e dos próprios alunos.

A forma de trabalhar, comunicar, partilhar ou colaborar faz-se, cada vez mais, utilizando o digital no Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho. Hoje, o recurso ao Teams faz já parte da “cultura” do Agrupamento e é uma ferramenta que veio, seguramente, para ficar.

Luís Ramos; Maria Eduarda Jesus

Adoção de manuais digitais

Agrupamento de Escolas de Águas Santas

Pela sua importância estratégica e impacto pedagógico e organizacional, selecionamos a seguinte medida: “Adoção de manuais digitais a começar pelos anos iniciais de ciclo”.

Embora enquadrada na área dos apoios e recursos (pedagógicos), esta medida foi escolhida e implementada na expetativa e presunção de obter ganhos e efeitos pedagógicos ao nível da sala de aula. Que este plano é dinâmico e está num processo contínuo de alteração, provam-no as adaptações que introduzimos: da ambição inicial de alargar o projeto a todas as turmas dos anos iniciais reduzimos a introdução do projeto a 9 turmas - 2 do 5º ano, 3 do 8º ano e 4 do 10º ano.

O processo organizacional está a ser complicado, duro e demasiado burocrático.

A perceção pedagógica está a ser muito positiva sendo de destacar a calma e naturalidade com que os alunos gerem o processo.

A “normalidade digital” no 5º ano.

A “normalidade digital” no 5º ano.

A mobilização e “formação” dos encarregados de educação tem decorrido com muita normalidade e adesão, sendo de relevar o envolvimento e comprometimento dos encarregados de educação com o processo.

As expetativas futuras são positivas e ambiciosas. Esperamos sucesso com a medida e prevemos o seu alargamento futuro.

Susana Santos; Pedro Pimenta

Agrupamento de Escolas da Maia

Pelo questionário aplicado aos docentes em julho de 2022 constatou-se que, relativamente à qualidade da ligação à rede de internet, 74,4% dos docentes do agrupamento considera suficiente. Destaca-se, pela negativa, a Escola Básica de Gueifães onde apenas 41,4% considera suficiente. A melhoria desta infraestrutura continua a depender da atuação do Ministério da Educação. Para colmatar esta deficiência pretende-se incrementar o uso, em sala de aula, dos equipamentos cedidos pelo Ministério da Educação – Programa Escola Digital. Para este efeito será levada a cabo a seguinte ação de curta duração, aberta aos docentes da Escola Básica de Gueifães:

UTILIZAÇÃO DO KIT INFORMÁTICO (COMPUTADOR + CONETIVIDADE) EM SALA DE AULA SEQUÊNCIA DE ASSUNTOS:

1. Computador Portátil incluído no Kit

2. Software - Integrado na plataforma google (Docs, Sheets, Slides,...); Libreoffice (https://www.libreoffice.org/)

3. Router/Access Point - já foi ligado? Como usar. Wireless ou por cabo? Posso usar com outros equipamentos, como o meu telemóvel? Como?

4. Videoprojector da sala de aula. Como usar o meu computador? Posso usar o som? Como?

5. Internet da escola - Como ligo o meu equipamento?

FORMADOR: José Dias e Natércia Moreira

DATA DA AÇÃO: 25 de Outubro de 2022, 3.ª feira HORÁRIO: das 11:35 às 13.05

LOCAL: SALA DE MÚSICA

MATERIAL NECESSÁRIO: Kit informático do docente (computador + conetividade)

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 20 de Outubro de 2022

LINK PARA INSCRIÇÃO: https: //forms.gle/FiSpfdnSPyJgBLXd9

Paula Palhares; José Dias

Em Setembro de 2022 e conforme previsto nos objetivos do nosso PADDE, criamos já os novos emails institucionais dos Encarregados de Educação dos nossos alunos, faltando apenas a sua operacionalização. Esta ferramenta irá promover uma maior interação dos Encarregados de Educação com os Diretores de Turma através das aplicações do Office “TEAMS” e “Outlook”, facilitando rápidas atualizações relativas aos seus educandos, possibilitando a sua atuação atempada, permitindo ainda terem conhecimento das atividades promovidas, desenvolvidas e/ou a desenvolver no Agrupamento, ou contribuindo com sugestões que façam crescer a escola e a comunidade no seu todo. Com base nesta nova funcionalidade os Encarregados de Educação passam a ter maiores competências digitais, conforme se pretende nos objetivos do PADDE.

Júlia Moura; José Carlos Ferreira