História do Curso de Química Licenciatura

Unioeste/Toledo

Se de tudo fica um pouco, porque não ficaria um pouco de cada um de nós nesta história. Nem tudo está nos livros... nem tudo está nos laboratórios... 

Nem tudo pode ser explicado pela orgânica, físico-química, analítica, inorgânica, educação, física ou matemática.

E... se de tudo fica um pouco... na nossa história tem um pouco de cada um dos professores e alunos que fizeram do curso de Química Licenciatura um local de ensinar e aprender.

Aqui tem um pouco da História do curso de Química Licenciatura reunida por Marcia, Ana Julia e Julianna e escrita por cada um que passou por este curso.

 

Assim começou…

O curso de Química Licenciatura da Unioeste teve sua primeira turma de ingresso no ano de 1998, a partir de um Projeto Político Pedagógico elaborado no ano anterior. O curso foi idealizado pelo professor Ricardo Mercadante (já falecido) do curso de Engenharia Química e teve como objetivo suprir a falta de professores na região. Em levantamento feito na época por este professor, a região (51 municípios) contava com apenas 10 professores de Química. Em entrevistas com três professores (Plínio, Nivaldo e Soraya), que presenciaram este período, foi possível perceber o quão era precário o espaço físico do campus em termos de salas de aula, laboratórios, gabinetes e até mesmo em reagentes e vidrarias para dar conta de um curso novo. Apesar da precariedade física, havia grande motivação por parte do corpo docente e discente que buscava recursos e auxilio para e melhoria das condições de trabalho na instituição. Na época, o grupo vislumbrava a criação de um centro de formação tecnológica com cursos de Engenharia Química e de Pesca (já existentes), Química licenciatura e outros cursos que nunca saíram do papel, como o curso de Física e as Engenharias de Produção, Alimentos e Ambiental.

De modo oficial o curso de Química Licenciatura foi autorizado pelo Ato Executivo no 001/98 – GRE de 03 de março de 1998, sendo essa data o marco inicial. Na fase inicial, o curso foi ofertado no período vespertino e, posteriormente (a partir de 2006), no período noturno, que vigora até os dias atuais. Este curso está lotado no Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), do campus de Toledo, sendo o único curso de formação de professores deste centro. Está organizado de forma a dar aos profissionais egressos condições para exercer a profissão de acordo com as exigências dos Conselhos Federal e Estadual de Educação, procurando atender a demanda de professores de Química para escolas da rede de ensino da região oeste do Paraná, assim como formar pesquisadores tanto na área de Química quanto na área de Educação/Ensino.