Samuel Alvarenga. Ator, Encenador, Facilitador e Diretor Teatral. Coordenou o Curso de História Contemporânea de Teatro para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Maximus de Belo Horizonte - Minas Gerais, trabalhando oficinas e montagem de espetáculo.
Em sua carreira artística conta com vários espetáculos teatrais, segmentados em diversas categorias, nos quais trabalhou com renomados diretores do Teatro Mineiro, entre eles, Rita Clemente, Ronaldo Boschi, Marco Amaral, Solange Maia, Dirceu Alves, Pádua Teixeira, Fábio Furtado, entre outros. Também fez participações em longas e curtas metragens, trabalhando com cineastas e roteiristas: Jofre Faria (Canadá), Gavin Adamson (Canadá), Sérgio Gomes (Brasil), César Raphael (Brasil), Matheus Antunes (Brasil). Participou de campanhas publicitárias: Distribuidora da Kibon, Agência id&a Comunicações, Campanha Colunistas id&a, Campanha Horizonte Têxtil, entre outros. Trabalhou nas releituras de textos, Obra do escritor Pablo Barros (Portugal), “No Início era o Verso” e na intervenção teatral "Mulheres do Banco do Brasil".
Escreveu, criou e dirigiu a sua primeira Peça Infantil, intitulada: “O Menino e os Seus Dois amigos”, e em 2010 fazendo parceria com a ASAPAC, Associação sem fins lucrativos, de Amparo à Pacientes de Oncologia Infantil, trabalhando intervenções teatrais em áreas clínicas de Hospitais em Belo Horizonte.
Também convidado Presidente da empresa Instituto Imersão Latina e Gerente de Projetos Culturais, Brenda Marques Pena, para participar da Intervenção: "Criança Não é Brinquedo". Por dois anos consecutivos foi convidado pela Secretaria de Cultura de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, participando como Jurado, do principal festival de Teatro da cidade, FACE (Festival de Artes Cênicas). Teve a honra de contribuir na 1ª Edição do livro: O Avesso da Cena - Notas sobre Produção Cultural, do Produtor Cultural do Grupo Galpão, Rômulo Avelar.
Viajou para diversos países da Europa e da América Latina, trabalhando com fotografias paisagísticas e de arquitetura contemporânea, usando-as como laboratório, para ampliar ideias no campo cenográfico teatral, pontuando em vários destes destinos.
Hoje trabalha com Grupos Teatrais e formação de atores. Recentemente, além de lecionar para um grupo teatral Gospel, trabalhou na adaptação do Livro "Limites - Resgatando a Essência da Sabedoria", com assistência e apoio de Elisa Silveira, obra do autor Pr. Valdir Bernardes, sob a autorização do próprio autor, em que trabalhou na Direção Geral de um espetáculo.
ESPETÁCULOS ENCENADOS