A palavra Cuiabá tem origem no nome indígena, mas diferentes são as versões. Aqui eu irei te contar as que eu mais achei interessante:
Bororo ikuiapá: Significa lugar de ikuiapá, que é um tipo de flecha para pesca e caça, feita de uma cana brava bastante resistente. Esse lugar geralmente era onde os índios se reuniam para caçarem juntos.
Kyyaverá: No guarani significa lontra brilhante, que também faz referência aos rios que cercam a cidade de Cuiabá.
Rio criador de vasilhas: Na beira dos rios também existem árvores que serviam para a produção de cuias, por isso o nome Cuiabá.
Em qual dessas você acredita mais? Qualquer que seja me parecerá uma ótima história para Cuiabá.
Talvez o que você ainda não saiba é que Cuiabá é mais antigo do que se pode imaginar. A história dessa maravilhosa cidade se inicia oficialmente no dia 08 de abril de 1719. Entretanto, a região já era habitada por bandeirantes paulistas desde meados de 1600, basicamente 100 anos após a descoberta do nosso país.
O povoado foi fundado pelo bandeirante Manuel de Campos Bicudo e originado no exato local onde o rio Coxipó deságua com o rio Cuiabá que foi batizado de São Gonçalo Beira-rio na época. Já no ano de 1718, um bandeirante chamado Pascoal Moreira Cabral, guerreou com os índios caxiponés da região, mas perdeu a batalha. Ao voltarem acabaram descobrindo que havia bastante ouro na região, então desistiram da ideia de capturar os índios e se dedicarem ao garimpo do ouro.
Pascoal Moreira Cabral, em 8 de abril de 1719, assinou o termo de fundação da cidade de Cuiabá na beira do rio, em um local que já era conhecido como Forquilha. Este ato colaboraria para garantir os direitos de Cuiabá à Capitania de São Paulo. Percebemos que grandes decisões brasileiras foram tomadas na beira de um rio, não é mesmo?!
Em 1726, Cuiabá também recebeu um representante de Portugal. Logo, em 1º de janeiro de 1727, Cuiabá foi elevada a Vila, que ficou conhecida como Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Entretanto, durante a mineração acabou se percebendo que não haveria mais ouro para o garimpo. Por conta disso, uma grande parte da população que ali vivia decidiu se mudar, já que o comércio local se resumia a mineração.
Apenas no século seguinte Cuiabá passou a ser considerada uma cidade, mais especificamente em 17 de setembro de 1818. E foi apenas em 28 de agosto de 1835 que se tornou a capital oficial do Mato Grosso.
Desde então a cidade vem crescendo bastante e tem se tornado muito importante tanto para o Centro-Oeste quanto para o país.