Quem passa diariamente pelo centro de Cuiabá pouco nota que dois prédios na avenida Getúlio Vargas são representantes de tempos e estilos distintos, erguidos lado a lado. Por isso, estamos aqui para mostrar para você, turista e morador, um pouco mais sobre a arquitetura dessa belíssima cidade que é Cuiabá.
O estilo que ainda se vê no Centro Histórico é do período colonial do País. Os portugueses que chegaram ao Brasil traziam na bagagem estilos europeus que foram adaptados aos recursos de materiais disponíveis. No caso de Cuiabá, uma cidade surgida na colônia a partir da exploração do ouro, as madeiras e a terra misturada com barro serviram de base para as construções. A área tombada do centro histórico abriga cerca de 400 edificações que preservam um conjunto arquitetônico remanescente dos séculos XVIII, XIX e XX, e mantém íntegro o traçado urbano colonial. Neste espaço localizam-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Capela de São Benedito e a Igreja Senhor dos Passos.
O modelo grandioso da Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus guarda em suas paredes resquícios da arquitetura neoclássica, com seus adornos e ornamentos que remetem à antiguidade greco-romana. Mas, existe o lamento pela perda da história. O prédio anterior da Basílica foi demolido nos fins da década de 1960, sob a justificativa de que a estrutura não suportava o movimento em seu torno. O que existiu até 1968 era sustentado desde o início do século XVIII. Inicialmente, foi construída de pau-a-pique em 1722, três anos após a fundação da cidade. Dezessete anos mais tarde, passaria por reconstrução para mudança da estrutura para a taipa. Um material fortificado pela junção da terra batida à estrutura de pau-a-pique. O mesmo tipo usado nos casarões centenários construídos no Centro Histórico.
A Catedral do Bom Jesus acompanhou a evolução da arquitetura da cidade e ganhou uma torre sineira em 1769. Uma nova modificação de grande escala ocorreria dois séculos mais tarde.
Endereço: Praça da República, s/n - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-240
Telefone: (65) 3321-2729
O Palácio da Instrução, que hoje abriga a Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, possui estilo neoclássico com uma escadaria na entrada, janelas grandes nos diversos andares e um átrio que servia de pequeno jardim. O prédio de arquitetura neoclássica se impõe na composição da Praça da República. Construído com base de pedra canga e cristal e largas paredes de adobe, possui um "pé-direito" alto, com mais de três metros. Teve seu interior projetado para atender precipuamente a função de educandário.
Endereço: R. Antônio Maria Coelho, 151 - Centro, Cuiabá - MT, 78020-270
Telefone: (65) 3613-9240
Horário: De segunda a sexta das 08:00-18:00
A Casa de Nhô Nhô de Manduca (Casa de Bem-Bem) é conhecida como um dos mais tradicionais e confortáveis locais tipicamente cuiabanos. Ficou conhecida pelas grandes festas de santo, sendo uma das mais tradicionais da época.
Retratava na sua majestosa construção todo o aconchego e receptividade do povo da capital mato-grossense. Hoje, o prédio está em ruína por causa do impacto das chuvas sobre uma estrutura com falta de manutenção.
Endereço: R. Joaquim Murtinho, n° 97 – Boa Esperança – Cuiabá-MT
O Palácio Alencastro, que abriga a prefeitura, com o seu estilo “limpo” e funcional, busca expressar a era moderna influenciada principalmente pela escola alemã de Bauhaus, enfocada mais no objetivo das construções que na manifestação extramundana. A construção não guarda nenhuma lembrança dos estilos colonial e neoclássico. Serviu historicamente, a partir de 1819, para abrigar os administradores e até 1969 foi chamada de Palácio Presidencial. Sua fachada continha traços guardados pela história da Roma Antiga. As caraterísticas transmitiam simplicidade formal, com cornijas e platibandas. As paredes, já de pedra ou tijolo, eram revestidas e pintadas de cores suaves, e a entrada tinha elementos salientes, com escadarias, colunatas e frontões e valorizavam a decoração dos interiores com revestimentos e pinturas.
O local começou a ganhar sua cara atual a partir de 1959, quando o prédio neoclássico foi demolido, para dar lugar ao modernismo. Um estilo que exclui os elementos que rementem ao passado, e busca “otimizar” o espaço para a demanda de uso.
Endereço: Praça Alencastro, 158 - Centro, Cuiabá - MT, 78005-906
Telefone: (65) 3645-6279
Horário: De segunda a sexta das 08:00-18:00