Com o passar dos anos, a popularidade da alimentação consciente aumentou à medida que mais pessoas descobriram que é uma maneira sensata de como abordar a alimentação e a dieta ao mesmo tempo. Dietas conhecidas como paleo ou Atkins são restritivas no que você pode comer.
Seguir e usar uma dessas dietas convencionais estressantes pode causar ânsias de junk food porque você está literalmente abandonando os maus hábitos durante a noite. Se você achou que isso era difícil, pense no que os fumantes passaram quando pararam de fumar ou se você conhece alguém que fumou antes do que passou. É assim que pode ser difícil.
Vamos enfrentá-lo, as pessoas adoram seus doces, sorvetes, barras de chocolate e bolos. Quando eles não têm aqueles alimentos reconfortantes como você os chama, eles ficam realmente deprimidos, especialmente quando estão tentando adotar a dieta paleo que diz que você não pode comer esses tipos de alimentos.
O resultado é que as pessoas que tentam uma dieta como a Dieta Paleo, que é realmente restritiva, às vezes escorregam e começam a comer o que realmente não deveriam. É da natureza humana desejar o que você não tem mais, mas como diz o velho ditado, "velhos hábitos são difíceis de morrer"
Depois que uma pessoa escorrega, ela se sente culpada pelo que acabou de comer, sabendo que poderia ter evitado. O principal é que a viagem da culpa se repita indefinidamente, até que desistam completamente da dieta.
Eles simplesmente não conseguem manter a disciplina o suficiente para manter o controle, o que deprime milhões de pessoas em todo o mundo.
Esta é a principal razão pela qual muitas pessoas recorrem à alimentação consciente é que têm todo o controle de volta. Comer com atenção não diz para você parar de comer certos alimentos, você pode comer o que quiser e não se sentir culpado por isso. A alimentação consciente tem a ver com o seu humor enquanto você come e quanto você come.
Em vez de comer toda a comida que está disponível para você em restaurantes, em sua loja local ou mesmo em casa, a alimentação consciente faz com que você se concentre na arte de comer, que deve se tornar uma boa experiência. Pense nisso como um encontro com seu jantar.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Por que você está comendo agora? Você está realmente com fome ou é uma forma de conforto?
Comer atentamente o capacitará a julgar mais sempre que se sentar à mesa de jantar. Assim que começar a pensar sobre por que está comendo, você fará uma pausa repentina, mudando sua experiência de “consumir ou ser consumido” para uma em que questiona seus hábitos.
Ao começar a comer com atenção, você mastigará os alimentos mais devagar do que antes e será solicitado a ouvir o som de cada mordida. Você começará a apreciar a textura e a aparência de sua refeição, em vez de apenas empurrar a boca com qualquer coisa que for colocada à sua frente enquanto assiste à última novela na TV.
Quando se tornar um com todos os seus sentidos, você começará a perceber como a refeição que acabou de comer o afeta diretamente. Se você come como lixo, parece lixo, o que você come em casa, você usa em público. Aproveite sua comida ou ela voltará para prejudicá-lo.
Se você começar a aceitar isso, suas escolhas de alimentos, como você come e seu melhor julgamento logo começarão a valer a pena. Comer pode causar muita dor, mas também pode ser uma experiência prazerosa.
Há uma abordagem holística que a atenção plena adota, pois transforma sua alimentação de uma necessidade em uma jornada de autodescoberta. Você e outras pessoas ao seu redor se beneficiarão com a atenção plena, se feito corretamente.
Algumas pessoas cometem alguns erros ao praticar a alimentação consciente e, neste e-book, abordaremos sete deles, dizendo a você o que fazer.
Se você praticar a alimentação consciente, isso o ajudará a começar da maneira certa.
Isso é bastante comum e o que a maioria das pessoas no mundo faz ao iniciar sua jornada para a alimentação consciente. Aqui está um exemplo.
Se você tem o hábito de comer blocos de chocolate todas as noites após o jantar enquanto assiste à TV, esta é a hora em que deseja comer chocolate. Você mesmo criou esse hábito. Você se tornou um escravo dos ingredientes doces dentro do chocolate e se sente quente e felpudo ao comê-lo. É uma sensação ótima, não é ... pense novamente.
Se você olhar de outra perspectiva, já que o chocolate faz você se sentir feliz e confuso, você pensará que é bom para você. Você simplesmente criou seu próprio hábito MAU e isso não é considerado uma alimentação consciente.
Se você for fiel à alimentação consciente, pare e pense antes de comer. Esta é uma decisão que o ajudará a perder peso, se esse for o seu objetivo. O chocolate vai te ajudar a perder gordura ou vai parar seu progresso?
A maioria das pessoas com bom senso escolherá não comer as barras de chocolate porque não adiarão o que desejaram durante a maior parte da vida, que é perder peso ou cair alguns centímetros da cintura.
Apenas como uma observação lateral: o chocolate é uma boa sobremesa para se comer, mas a grande quantidade de açúcar fará com que seus níveis de insulina subam e você correrá o risco de contrair diabetes.
Então, faça um favor a si mesmo, só coma sorvete semanalmente em vez de diariamente e mantenha-o em apenas um bloco. É hora de quebrar esse mau hábito e aplicar essa técnica sempre que quiser comer alguma coisa.
Se o alimento que você consome satisfaz sua fome, isso não significa que você precisa comê-lo. Pare um momento para pensar ... continue.
Nos primeiros dias, muitas pessoas preferem comer com atenção, mas com o tempo, a maioria delas se torna preguiçosa. Eles não olham para a comida ou porque estão prestes a comê-la.
A maioria das pessoas tende a pensar: “Será que preciso disso na minha vida agora?” E bam, sem hesitação, eles comeram uma barra inteira de chocolate, quanto mais dois blocos.
Comer atentamente acaba de se tornar outro hábito, não há uma profundidade real de por que eles estão fazendo isso.
Eles são complacentes com sua atenção plena e não pensam o suficiente no processo. Outras dietas terão regras estritas que você deve seguir, mas a atenção plena não. Sua eficácia reside em você realmente contemplar e refletir antes de comer.
É assim que funciona a alimentação consciente: se você não parar para apreciar sua refeição antes de comer, começará a comer de forma descontrolada e sua dieta, em essência, acabará.
Fique atento aos seus hábitos, pois um deslize o fará perder o controle por causa das más decisões que tomou em relação à alimentação. Não há restrições à alimentação quando você está praticando uma alimentação consciente como fazem as dietas tradicionais. Esteja atento e evite este pecado capital ... 😊
Muitas pessoas que praticam a alimentação consciente tendem a exagerar nas coisas, mas o que elas não percebem é que, uma vez que você saiba quais alimentos são ruins, você os evitará completamente.
A alimentação consciente tem tudo a ver com o cérebro e como você pensa e que seu corpo também pode se comportar de certas maneiras. Se você pegar um viciado em drogas, trancá-lo em um quarto, jogar a chave fora, ele começará a suar, tremer, chorar e se tornar uma alma de desespero.
A razão é bastante simples, seu cérebro está lhe dizendo que as drogas são ruins e precisam ser evitadas, mas seu corpo ainda está viciado na droga proporcionada pelas drogas.
Uma vez que o corpo não consegue o que deseja, ele começa a liberar todas as toxinas do corpo e causar sintomas de abstinência que o deixam com uma sensação horrível enquanto o corpo passa por uma fase de limpeza.
Fica tão ruim que o corpo fica tão desesperado pela droga que eles imploram e gritam, é triste, mas é assim que funciona.
Voltando aos desejos ... lol. Seu corpo está viciado em certos alimentos e os desejos começarão a ocorrer. Se você cortar esses alimentos todos juntos, terá os mesmos sintomas em uma escala menor do que o viciado em drogas.
Seu humor vai mudar e você vai pensar em comida o tempo todo; se continuar fazendo isso, acabará desistindo de comer junk food durante a noite.
Uma maneira mais sutil de abordar os desejos é exercitar a alimentação consciente e perguntar a si mesmo se você realmente precisa comer o alimento que deseja, mas se você não consegue parar de pensar nisso, permita-se uma pequena quantidade e gradualmente pare.
Se você comer uma barra de chocolate, comece cortando-a em 4 pedaços e vá diminuindo gradualmente os pedaços. Este é um pequeno progresso, mas é um PROGRESSO!
Adotar uma abordagem sensata é muito mais melhor do que colocar tudo no lixo na noite anterior ao início das alterações. Você provavelmente achará muito mais fácil se manter no caminho certo.
Comer atentamente é altamente eficaz se praticado corretamente e a maioria das pessoas começa com um objetivo que é principalmente a perda de peso. No entanto, mesmo assim, você deve estar atento ao comer e consumir 500 calorias a menos do que o normal.
Este é o padrão para conseguir a perda de peso. Você precisa consumir menos calorias para perder peso. Você pode descobrir quantas calorias você precisa usando uma calculadora online. Faça algumas medições e insira-as em uma calculadora de calorias.
Agora você sabe quantas calorias precisa e quanto consumir e tem uma compreensão de como comer com atenção para perder peso. Apenas certifique-se de comer menos calorias do que gasta.
Por favor, não presuma que, por estar comendo com atenção, você perderá peso. Isso está incorreto. Mantenha-se abaixo das calorias recomendadas e comer com atenção é o que o ajuda a perder peso.
Você precisará comer um pouco menos do que está acostumado? Provavelmente.
Você precisará substituir alguns dos alimentos não saudáveis por alternativas mais saudáveis? Definitivamente.
Se você está comendo com atenção e percebeu que fazer mudanças o ajudará com seus objetivos de perda de peso, vá em frente. Essas pequenas mudanças serão desafiadoras, mas você ficará feliz por tê-las feito.
O objetivo aqui é começar com pequenas melhorias positivas, ao invés de ir all in e fazer grandes mudanças que irão estressá-lo completamente. Acalme-se sempre vencerá no longo prazo.
A sociedade hoje usa alimentos para terapia e não como combustível, que é a razão pela qual muitas pessoas no mundo são obesas. Há tanto açúcar oculto que é difícil controlá-lo e a maioria dos alimentos processados contém açúcar.
Outra razão é porque a vida se tornou, com a tecnologia, um ritmo acelerado, agitado e estressante que nos deixa infelizes o que resulta em nos voltarmos para a comida em busca de conforto.
A maioria das pessoas no mundo come por motivos emocionais, como tédio, tristeza, raiva e depressão. Você pode vencer esta meditação e dar uma boa olhada em si mesmo, entendendo por que você recorre à comida para obter conforto. Conserte imediatamente.
Se você deixar de fazer isso, comer atentamente se tornará uma atividade inútil, onde deveria ter importância. Se você tem altos níveis de estresse no trabalho, bebe muito e come alimentos mal processados quando chega em casa, há um problema que precisa ser resolvido.
Tente entender por que você está tão estressado e como pode consertar isso, mesmo que seja algo como deixar o emprego para evitar o estresse. Faça o que você acha que é certo para fugir do ambiente estressante.
Descubra o que é e corrija imediatamente.
Se você praticar uma alimentação consciente corretamente, perderá peso. Você terá uma aparência e se sentirá melhor devido aos nutrientes certos que seu corpo está recebendo.
Você não deve parar de se exercitar porque está comendo com atenção. Muitas pessoas pensam que você não precisa se exercitar quando está de dieta, o que não é verdade. Você tem que construir força muscular, aumentar sua resistência, então vá lá fora e faça exercícios.
Há gordura nociva ao redor dos órgãos internos que só é queimada com exercícios. Isso é chamado de gordura visceral, então comece a malhar se quiser que ela acabe.
Existem inúmeros benefícios para se exercitar e para muitos listar, mas juntamente com uma alimentação consciente. Você estará no caminho certo para perder peso.
Faça um diário, escreva os momentos em que você sente um desejo, o que você deseja e como se sente.
Você começará a notar padrões em seu comportamento e na maneira como se sente. Você também notará que pode estar lidando com as pessoas de uma maneira diferente da de se machucar. Você também pode beber mais bebidas com açúcar do que deveria.
Existem muitas razões pelas quais eles são assim e isso vai variar de pessoa para pessoa, por isso é importante anotar tudo o que você notar. Você pode revisitar e fazer alterações.
Não confie na sua memória, pois a maioria das pessoas nem consegue se lembrar do que comeram no jantar três dias atrás. Ao usar um diário, você pode fazer uma retrospectiva de seus hábitos alimentares e ajudá-lo a comer com atenção.
Esses são os sete erros que a maioria das pessoas comete ao comer com atenção, então anote-os e tente evitá-los todos juntos.
Agora que você conhece os 7 erros comuns que as pessoas cometem ao comer com atenção, lembre-se de quais são e evite cometê-los. Por último, mas não menos importante, pode haver alguns sites ou artigos que afirmam que a alimentação consciente não é eficaz e que é necessário fazer mais para obter melhores resultados.
Não seja desencorajado. Existem milhares de pessoas que se beneficiaram com a alimentação consciente. Todos querem resultados rápidos e acreditam que 'esforço árduo' e 'pressa' são a única maneira de ter sucesso.
A alimentação consciente adota uma abordagem mais lenta, porém mais segura, para atingir os mesmos objetivos. Dá a você controle sobre si mesmo e a vida será mais fácil quando você basear suas decisões na confiança, e não na força de vontade.
Lembre-se sempre de que o progresso lento é melhor do que nenhum progresso e que tudo é um processo porque a mudança leva tempo. Portanto, não tenha pressa e coma com atenção.