A identificação inicial de obras relacionadas a pandemia do coronavírus, feita pela professora Deborah Antunes, foi o pontapé inicial das pesquisas. A implantação do projeto de pesquisa e o ingresso da aluna Vitória Vasconcelos marcaram o começo da busca por mais obras, passando pela seleção do material, classificação, montagem deste site e a análise dos conteúdos.
Feito totalmente de forma virtual, as plataformas mais utilizadas na pesquisa foram: Google, YouTube e Amazon. Para não influenciar os algoritmos presentes na internet, as buscas foram feitas em janelas anônimas do navegador e sem logar em contas pessoais.
Palavras-chaves foram muito importantes para delimitar as obras catalogadas. Palavras como pandemia, coronavírus, covid-19, quarentena e isolamento, foram as mais utilizadas no processo de busca.
As redes sociais também foram importantes pois existem perfis que indicam obras dos mais variados formatos e temas. Assim, indicações de obras recebidas de forma passiva foram incorporadas a pesquisa.
De acordo com a coleta de material, as obras foram sendo listadas e avaliadas a partir do conteúdo e da conexão com a proposta do projeto. Obras que estavam conectadas com a pandemia, mas não se encaixavam no espaço de tempo delimitado pela pesquisa foram retirados, assim como obras produzidas no tempo adequado, mas que não se relacionavam com a pandemia.
Durante a classificação e até mesmo durante a montagem deste site, ainda houve mudanças na seleção das obras, pois foram descobertos novos trabalhos e percebido que outros já selecionados não se encaixavam em nossos critérios.
A partir da seleção das obras, o conteúdo de cada produto já foi parcialmente identificado, podendo assim categorizar as obras, definindo temas adequados para cada conjunto de materiais.
O resultado final, dividido em 4 seções (Experiências, Sentimentos & Afetos, Pedagógico e Críticas) foi proposto a fim de classificar as obras a partir de seus temas principais, observados não só durante a seleção do material, mas também descrito pelos autores nas sinopses/descrições de suas produções.
A seção Experiências, criada para agrupar diferentes histórias em meio ao contexto pandêmico, também contém obras que abordam aspectos emotivos dos autores/personagens, uma vez que obras artísticas não possuem apesar uma característica fixa e permanente.
Na seção Sentimentos & Afetos, a contextualização da pandemia a partir da expressão e da interpretação dos sentimentos é a característica mais visada. Assim, poemas e músicas acabam sendo parte significante desta categoria, além de textos que trazem reflexões sobre a quarentena, o isolamento e a pandemia.
A terceira seção, denominada Pedagógico, a presença de obras de caráter educativo é o ponto principal. Materiais que trazem a proposta de explicar de forma simples e elucidativa a pandemia, o coronavírus, a quarentena e todo o período decorrido entre março de 2020 e março de 2021.
A última categoria, Críticas, foi criada devido a observação de obras que trazem críticas a diversos aspectos da pandemia, tanto pontos sociais, quanto econômicos, políticos e, sobretudo, relacionados a saúde pública. A categoria releva a importância de se expressar de forma crítica e se posicionar em questões que envolvem toda a comunidade.