Aqui você encontra a descrição das principais atividades nos primeiros anos de atuação do NAPNE, IFSul, campus Sapucaia do Sul.
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) foi instituído no IFSul, campus Sapucaia do Sul, no ano de 2007, tendo como coordenadora a pedagoga Clarice Brauner.
Também foram coordenadores(as) a pedagoga Andreia Colares, a Técnica em Assuntos Educacionais Aline Severo, o professor Celso Porto, a laboratorista Maria de Fátima Medeiros, a professora Vanessa de Oliveira Dagostin Pires e o professor Marcelio Adriano Diogo.
Em 2007, ocorreram ações de sensibilização e estudo sobre o tema da Educação Inclusiva, além do atendimento a um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento.
Em 2008, houve investimento na capacitação de servidores.
Ainda em 2009, o NAPNE realizou concurso para que os estudantes criassem e escolhessem um logo para o núcleo.
Também foram realizadas adequações na estrutura física do campus, com o objetivo de torná-lo acessível.
Ampliam-se os contatos com entidades de apoio às pessoas com deficiência.
Em 2010, o curso de LIBRAS I foi realizado, bem como visitas à “Casa Modelo” do NAPNE do IFRS, localizada em Bento Gonçalves. Houve também a participação da equipe em evento realizado pelo NAPNE do IF de Minas Gerais.
Visita ao IFRS
Evento em Minas Gerais
Em 2011, foram ofertados os cursos "Inclusão e Acessibilidade na Web”, “LIBRAS II" e "Libras III”.
Em 2012 foi criada uma Comissão para a implantação do processo seletivo em Língua Brasileira de Sinais. Dois anos depois, o processo foi instituído.
Em 2015, foi realizado o II SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS E III DE AÇÕES INCLUSIVAS
Em 2016, ocorreu o I Encontro de Professores de Língua Portuguesa para Surdos do NAPNE IFSul, campus Sapucaia do Sul.