Epígrafe

Quer Apostar?HIRSCH, Nancy de Lustoza Barros e Rio de Janeiro: Romance, 1a. Edição Ed. Literalis, 20102a. Edição Ed. Amazon, 2020

"O que seria de nós sem o auxílio daquilo que não existe?" - Paul Valery


O livro conta a história da executiva Cecília “Ciça” Alcântara que, além da vida agitada como funcionária de um escritório de comércio exterior, resolve investir na criação de cavalos, envolvendo-se ao mesmo tempo com um haras e um fazendeiro. Tudo isso em meio a intrigas empresariais que vão obrigá-la a se equilibrar na sela, nos negócios e também a superar o desafio de ensinar aos colegas de trabalho os benefícios do etanol para o Brasil.

A narrativa, com muitos elementos de humor, mostra a personagem Cecília como uma grande aventureira, inteligente e divertida, atrapalhada e atrevida. Ciça não se furta a nenhum desafio e, de tão inquieta, dispensou resenhistas e cuidou ela mesma de escrever a orelha deste livro de 374 páginas, com ilustrações em bico de pena do artista gaúcho Eugênio de Farias Neves.

Cecília Alcântara mudou de vida, de cidade, de marido. O trabalho é o mesmo, o cenário diferente. O convite para assistir a um leilão de gado e cavalos dá um colorido a mais em tanta mudança: o universo equestre a absorve com o turbilhão de fortes emoções que o caracteriza.

Ciça viaja entre a cidade do Rio de Janeiro e a serra do sul Fluminense para aprender hipismo e reencontrar o amor. Ela se entrega a ambos com sua personalidade franca, seu otimismo e sua paixão.

Aldo Vertoni Neto está numa fase de autocomiseração: seu casamento terminou de forma sórdida, um acidente o levou a uma operação delicada e agora está de muletas, sem poder praticar tambores e balizas, seu esporte predileto. Envolver-se novamente está longe de sua programação e a presença de Ciça é mais um incômodo do que qualquer outra coisa. Está certo, ela é charmosa, alegre, interessada e, Neto tem que admitir, interessante. Mas podia ser menos agitada, menos inquisitiva, menos atrapalhada... e deixá-lo curtir sua dor!

“Quebrar” a disposição ranzinza de Neto não é, no entanto, o único desafio de Ciça: alguém está sabotando a empresa para a qual trabalha e ela tem que descobrir quem é. Um punhado de surpresas aguarda o leitor. Algumas brincadeiras sobre a história em http://querapostar.blogspot.com