Música tradicional dos aborígenes da Austrália, gavada na comunidade independente de Mowanjum (Derby), em plena natureza, em sessões onde reinou a espontaneidade e a autenticidade.
As canções falam de acontecimentos do dia a dia e de lendas que passam de geração em geração e constituem a base sobre a qual repousa a identidade destes povos.
Bushfire - Traditional Aboriginal Music,
UK, Larrikin Records, 1991
[AESC / Mediateca - Cota: 030 BUS]
PARA SABER MAIS:
Columbia, e-Mints National Center
2008, 7 p.
De acordo com as crenças aborígenes, a vida como a conhecemos hoje teve origem na Era dos Sonhos da criação. Nesse tempo, os grandes espíritos dos ancestrais empreenderam longas viagens ao longo da vastidão da Austrália e das suas façanhas resultou toda a paisagem australiana. Os acontecimentos desse tempo distante têm passado de geração em geração, através da tradição oral, do folclore e da música.
Esta pequena publicação sugere atividades para desenvolver com alunos de artes.
Bunggridj-Bunggridj: Wangga Songs: Northern Australia,
EUA, Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage, 1993
Amosta de faixas:
Os Aborígenes da Austrália,
EUA, National Geographic Society, 1988, 60 min.
[AESC / Mediateca - Cota: 763:390 NAT]
Num espectacularmente bonito e remoto canto do Norte da Austrália, um pequeno conjunto de pessoas vive no crepúsculo da sua cultura.
Após 40.000 anos, os aborígenes Gagudju transferem os segredos da sua misteriosa cultura para aquela que será provavelmente a sua última geração. Trata-se de uma viagem com os anciãos da tribo à "Era dos Sonhos"; aos seus mitos; à sua música; à sua pintura e rituais sagrados de comunhão com a natureza. Aqui fica um pequeno excerto deste documentário existente na Mediateca.