Alexandre Guilherme - violoncelo
Alexandre Guilherme é doutorando em artes (Música – ECA/USP), sob orientação da professora Dra. Adriana Lopes Moreira, e mestre (Música – ECA/USP), com pesquisa sobre as óperas da compositora Jocy de Oliveira, sob orientação do professor Dr. Marcos Câmara de Castro. Possui Especialização em Educação Musical, Bacharelado em Regência Coral e Licenciatura em Música, além de formação em Composição Musical, tendo estudado com os professores Matheus Bitondi, Júlio Cesar de Figueiredo, Antônio Ribeiro e Celso Mojola – formações realizadas pela Faculdade Cantareira em São Paulo.
É também Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC/ECA/USP, e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Cantareira/SP. Fez parte da terceira turma do curso Antropomúsica (curso de base antroposófica que discute as relações entre o ser humano e a música segundo as ideias do educador Rudolf Steiner), tendo aulas com Marcelo Petraglia e Meca Vargas. Atuou durante 5 anos como Supervisor Educacional do Projeto Guri nas áreas de Canto Coral, Iniciação Musical, Fundamentos da Música e Piano.
Como diretor musical possui mais de 20 direções de peças teatrais de diferentes grupos, destacando-se as direções realizadas na EAD (Escola de Arte Dramática/USP) e nas companhias Núcleo Teatral Opereta, Roda Mundo e Cia Lúdicos de Teatro Popular. Como compositor possui uma produção constante com peças voltadas para diversas formações, com destaque para a música de câmara, música coral, música de cena e canções. Atualmente exerce a função de Regente Coral do Colégio Waldorf Micael de São Paulo. É também fundador da BENDEGÓ: Estúdio de Artes e Editora, voltada à produção e publicação independentes.
Em 2025 ingressou no Grupo Música Rara, atuando como violoncelita barroco.