Seja flexível

A flexibilidade de um MOOC é um dos principais fatores que o distinque dos demais formatos de cursos.

Os instrutores querem ofertar MOOCs e os estudantes querem aprender por meio de um MOOC devido a muitos fatores, mas a flexibilidade é um dos motivos principais.

Problema

Como instrutor, é difícil decidir quais partes do MOOC podem ser flexíveis ou não, ou como tornar um MOOC mais flexível sem destruir as propriedades principais (massividade, virtual, abertura e curso). O modo de entrega, as funcionalidades da plataforma, a área de assunto do MOOC, por exemplo, podem interferir na flexibilidade do mesmo.

Forças

  • Chega a ser chato, e mais do mesmo, um curso rígido e totalmente focado para um tipo de pessoa.
  • É difícil atender as expectativas de todos os estudantes, mas você pode criar conexões e usar estratégias que atenda a maior parte dos interesses.

Solução

Tente considerar os principais níveis de flexibilidade, tais como acesso, interação com recursos, permitir diferentes idiomas, formas de avaliação flexíveis, aprendizagem no próprio ritmo, dentre outros.

Ações

Acesso: Comece pelo tipo de acesso. Embora um MOOC possa ser criado tendo um público-alvo em mente, deixe-o aberto para acesso por qualquer pessoa.

Recursos: Mesmo que a plataforma utilizada seja bastante focada em vídeos, faça uso de recursos diversos para trabalhar o mesmo assunto: texto, vídeo com pessoas do mercado de trabalho, jogos, dentre outros.

Idiomas: Embora o curso seja ofertado na língua nativa dos instrutores (português, por exemplo), busque inserir legendas em outras línguas, no caso dos vídeos. Verifique os resursos de suporte à línguas oferecidos pela plataforma de MOOCs.

Avaliação: De forma geral, os MOOCs não priorizam a avaliação. O estimulo à autorregulação da aprendizagem, por exemplo, é um fator mais importante. De qualquer forma, busque utilizar formas diferentes e contextualizadas de avaliar em um MOOC. Caso a avaliação exija a produção de algo (programa, projeto, texto, etc), permita que cada estudante escolha o tema ou apresente soluções relacionadas aos seus contextos.

Aprendizagem no próprio ritmo: Seja flexível com as datas. Uma opção é definir a data inicial e final do curso. O que ele faz nesse período, ou como faz, será uma decisão dele, considerando seus próprios objetivos de aprendizagem.