Pontos de verificação

Criar pontos de encontro ou verificação é uma forma de evitar que o aprendiz se perca e também não se sinta sozinho no MOOC.

Em MOOCs flexíveis e não lineares, a interação entre os participantes é essencial para o sucesso do MOOC.

Problema

No entanto, os participantes trabalham nas atividades de aprendizagem em diferentes ritmos e, às vezes, até a ordem de realizar atividades difere, dificultando a sincronização das experiências de aprendizado entre os participantes. Alguns participantes divergem em explorações independentes, ramificando-se das atividades do MOOC. Compartilhar isso pode melhorar a experiência de aprendizado social, mas, ao mesmo tempo, torna a sincronização ainda mais difícil.

Força

  • É difícil saber quais atividades os aprendizes estão realizando. Em qual ponto cada um está no curso.
  • É difícil para o aprendiz manter a motivação quando ele se sente sozinho.

Solução

Crie "checkpoints" regulares, que permitem aos participantes sincronizar seu próprio aprendizado com o fluxo e o ritmo do curso, acompanhar a vibração social e seguir os destaques recentes.

Ações

Os pontos de verificação podem ser eventos síncronos, registrados para aqueles que não podem comparecer no horário (atendimento com tutor virtual, webminar, chats). Eles também podem ser eventos assíncronos, como postagens no fórum ou e-mails com avisos.

Referência

Este padrão é uma adaptação de Checkpoints, criado WARBURTON, S.; MOR, Y. A set of patterns for the structured design of MOOCs. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 30, n. 3, p. 206–220, 2015.