Atuando com base em feedback e dados

Melhore a experiência do aprendiz em seu MOOC por meio da análise de comentários e dados coletados.

(EN: Acting on feedback and data - Improve the learner experience in your MOOC by analyzing feedback from learners and provided data)

Provedores e plataformas de MOOCs têm utilizado diferente estratégias para coletar dados dos aprendizes. O próprio instrutor também pode usar formulários externos para coletar dados adicionais. Uma oferta do seu MOOC acabou de encerrar, você sabe que pode usar o feedback que os aprendizes forneceram e também diversos dados para melhorar o seu curso, mas isso ainda não está muito claro.

Problema

..............

Força

  • Algumas dados são fáceis de serem analisados e representações visuais e amigáveis ao instrutor são fornecidas pelas plataformas.
  • Análises mais aprofundadas demandam a exportação dos dados para posterior aplicação de testes estatísticos e técnicas específicas (e.g. Learning Analytics).

Solução

Análise todas as formas de feedback fornecido pelos estudantes e os dados gerados ao longo do MOOC, a fim de coletar informação que possa te ajudar a tomar decisões para melhorar o curso.

Ações

Adquira informação de diversos tipos e a partir de diversas formas (plataforma, questionários, etc), integre a informação e identifique o que precisa ser melhorado antes da próxima reoferta do curso. Alguns exemplos são descritos a seguir:

  • Dados demográficos (país de origem, sexo, idade, grau de escolaridade, etc.) te ajudam a compreender o alcance do curso e o quão diverso ele foi.
  • Métricas de retenção te ajudam a compreender a interação dos estudantes com o MOOC. Alguns exemplos: número total de pessoas que acessaram a página de apresentação do curso (visitantes), número de inscritos, usuários ativos, usuários que compraram o curso (se aplicável), e aqueles que efetivamente concluíram o mesmo.
  • Feedback sobre a aprendizagem dos estudantes pode ser alcançado por meio da análise das notas que os estudantes receberam nas tarefas formativas e somativas, bem como quizzes e pré/pós testes.
  • Um grande número de reclamações e dúvidas sobre um determinado tópico ou conteúdo (vídeo, texto), normalmente postados no fórum de discussão, pode indicar frustação entre os aprendizes. Identifique os problemas e resolva-os o quanto antes.
  • Em algumas plataformas, tal como Coursera, é possível verificar o número de "likes and dislikes" ou "gostei e não gostei" que os aprendizes forneceram para os elementos do curso (vídeo, tarefa). Use essa informação para melhorar o seu curso.
  • De forma oposta, a análise de pontos que os aprendizes gostaram também pode dar ideias para que você possa incorporar tais aspectos em outros itens.
  • Algumas plataformas permitem que os aprendizes forneçam uma nota, geralmente variando de 1 até 5, a fim de classificar sua satisfação com o curso. É preciso considerar as notas fornecidas por usuários apenas inscritos no curso e também aqueles que efetivamente concluíram o mesmo. Revisões e comentários inseridos sobre a nota atribuída também são fonte de informação para incorporar melhorias ao curso.

Grande mudanças, principalmente ligadas às avaliações, podem levar a uma nova versão do curso. Por exemplo a adição, remoção ou alteração de atividades avaliativas; mudança no status de atividades, de opcional para obrigatório, e vice-versa; adição de novas aulas, dentre outras.