Aprendizagem baseada em casos

Abordagem de investigação estruturada, que envolve um papel mais ativo do instrutor em fornecer materiais de leitura, casos e guiar os estudantes rumo aos objetivos de aprendizagem esperados.

O assunto do seu MOOC é, de certa forma, baseado em um domínio complexo, cujas atividades são dependentes do contexto e estão em constante evolução, e cujas soluções dependem de detalhes particulares de cada situação.

Problema

Atividades passivas, que não são baseadas em casos reais ou inspiradas em situações práticas, normalmente vivenciadas por profissionais do mercado de trabalho, são mais trabalhosas de serem absorvidas pelos estudantes, que têm dificuldade de simular na plataforma de ensino aquilo que é praticado ou exigido em um contexto verdadeiro.

Força

  • O estudante tem dificuldade de compreender o que ele precisa aprender e se preparar para o mercado de trabalho.
  • Ao longo da carreira como educador, várias experiências vão sendo acumuladas. O mesmo ocorre no mercado de trabalho. Essas experiências podem ser convertidas em casos e utilizadas no ensino.

Solução

A Aprendizagem Baseada em Casos é uma estratégia de ensino baseada no estudo, análise e gestão de situações reais ou simuladas, em que o estudante resolve situações-problemas, o que lhe demanda uma participação mais ativa e que pode motivar a aprendizagem [1]. É uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas [1], mas além da aprendizagem do conteúdo, busca desenvolver nos estudantes habilidades e competências úteis em situações contextualizadas, tal como a tomada de decisões em um ambiente profissional. Um Caso narra uma estória que, muitas vezes, contém um protagonista que está diante de uma situação e que precisa tomar uma decisão para resolvê-la.

Ações

Os principais fundamentos para compreender o funcionamento da Aprendizagem baseada em Casos foram descritos a seguir:

  • Como conduzir o ensino por meio de Aprendizagem Baseada em Casos?

Existem diversas formas de trabalhar [1]. Por exemplo, pode-se apresentar um Caso e pedir para os estudantes analisarem os fatos, elaborando um diagnóstico da situação; pode-ser usar o Caso como apoio principal de uma aula expositiva (no lugar de slides); atividades em pequenos grupos; pedir que identifiquem e/ou classifiquem os problemas percebidos; que apresentem soluções para os problemas identificados; que verifiquem possíveis soluções, escolham uma e a justifiquem; ou ainda que descrevam um plano mais completo para resolver a situação; Quebra-cabeça (cada grupo recebe um conjunto de informações incompletas sobre o mesmo caso); Tutorial.

Atividades adicionais incluem: quizzes, leituras, questões ou mesmo casos baseados na interpretação de papeis.

Um ciclo de aprendizagem de um tópico específico pode incluir: vídeos com conteúdo teórico; Caso (em texto, vídeo, etc.) para ser resolvido; Perguntas críticas disponíveis em múltipla-escolha, questão em fórum; Estudantes precisam identificar fatos e dados, formular hipóteses e tomar decisões; devem apresentar a proposta para resolver o caso (questão de múltipla escolha, fórum ou quizz), discussão das possíveis soluções (via fórum, avaliação entre pares ou sugestões de respostas). Também podem existir atividades de seguimento, etapas subsequentes que guiem o estudante no aprofundamento e aquisição de outros e novos conhecimentos relacionados ao caso trabalhado. Podem ser individuais ou em grupos. Incluem: leitura, vídeos, discussões, etc.

  • O que pode virar um Caso?

Cenários ou problemas pouco estruturados, bem contextualizados/situados, que admitem várias soluções e incertezas sobre os conceitos, princípios ou técnicas que podem ser empregadas para resolvê-los. Deve existir uma relação entre as ideias gerais do Caso e os principais temas do conteúdo estudado. Um Caso não costuma cobrir todos os conteúdos de um curso. Deve causar um impacto emotivo no estudante.

  • Como escrever Casos?

Um conjunto de características e atributos de um bom Caso é descrito em [1]: Curto; ter utilidade pedagógica; relevante ao leitor para atrair sua atenção; expressa um conflito, pontos de vistas contrários, dilemas, problemas reais ou simulados; produz empatia dos leitores pelos personagens centrais; deve ser atual; narra uma história; desperta o interesse; Inclui informação, fatos, dados; Pode terminar com perguntas críticas que orientem os estudantes a buscar respostas ou soluções, tal como "Qual é a sua opiniao sobre a decisão do Gerente de Projetos? Qual é a sua hipótese para essa decisão?".

O autor do Caso pode usar as características anteriores para validá-lo.

Com o objetivo de aumentar a empatia dos estudantes pelos Casos apresentados no curso, poderiam existir diversos Casos que contemplem os tipos de aprendizes previstos no curso, por exemplo: estudantes de ensino médio, professores, profissionais já atuantes no mercado de trabalho, líderes, desenvolvedores, etc.

Os Casos podem ser adaptados pelo professor aos objetivos de ensino e aprendizagem [1].

  • Como apresentar Casos?

Vídeo, texto, site específico.

  • Como fazer perguntas críticas que estimulem o pensamento?

[1] Use "Como você explicaria" no lugar de "Explique"; Use "Quais dados colaboram com suas ideias" no lugar de "Justifique".

É importante verificar se o estudante compreendeu o problema principal apresentado no Caso, antes de partir para buscar uma solução. Isso pode ser feito por meio de uma questão de múltipla escolha.

  • Como avaliar ?

É importante avaliar até que ponto os estudantes são capazes de aplicar os fundamentos, conceitos e técnicas (etc.) aprendidos.

[1] Avaliar com casos; Discussão em fórum; Escrita de uma análise e avaliação entre pares;

  • Que tipo de rubrica usar em questões abertas ou fóruns?

[1] Pode-se avaliar o desempenho verificando se ele faz comparações, aplicações de princípios/técnicas/fundamentos, formulação de juízos, interpretações, resumos, classificações, tomada de decisões, capacidade de inovação e investigação

Exemplos

  • Caso: To test or not to test (sobre ética, teste e computação):

http://sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/files/computing_ethics.pdf

Referências

[1] DE TOLEDO, Carlos Eduardo Rosas et al. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma Análise de Rede sobre as Teses publicadas no Brasil. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em http://unicamp.sibi.usp.br/handle/SBURI/6330 . Acesso em 16 mar. 2017.