Ao final de 2022, o Projeto de Lei Complementar (PLC) do PIDS quase foi aprovado da mesma forma escusa, não fossem os moradores terem exigido, via Ministério Público, que PIDS fosse debatido com a população. Assim, a prefeitura se obrigou a criar as oficinas participativas, embora não haja nenhuma garantia de que as sugestões serão aceitas. Uma comissão de acompanhamento dos moradores foi eleita na primeira reunião, de forma a acompanhar de perto o andamento dos trabalhos.
Durante o mês de abril, moradores voluntários – e especialistas em urbanismo, ecologia, engenharia, legislação, políticas públicas etc – discutiram as sugestões dos moradores manifestadas durante as oficinas de março e prepararam uma proposta que apresentaremos à comunidade de Barão Geraldo ao longo das oficinas de maio.
Essa proposta incorpora os desejos apresentados pela população de Barão Geraldo, com destaque para a criação de uma Zona Especial de Proteção Ambiental ao longo do ribeirão Anhumas, compatibilização do zoneamento do PIDS com o master plan do HIDS (estudo da Unicamp em parceria com entidades tecnológicas do entorno), proteção de áreas de interesse histórico e cultural, e manutenção de zonas residenciais de menor densidade para impedir a verticalização extrema.
Veja a nossa contraproposta abaixo.