Atenção: Caso queira visualizar outros meses, clique no menu "Histórico" localizado no topo da página no lado direito para escolher o mês desejado.
Se deseja saber mais sobre como escolhi os itens que são acompanhados, visite a página Como são feitos os cálculos
Mais um ano se inicia, desejamos um ótimo 2025 para todos, dito isso, vamos aos dados da inflação de janeiro de 2025, bem, como sabemos, terminamos 2024 com nosso índice acumulado em 11,37%, lembrando que somente coletamos preços de São Paulo - Capital e itens de alimentação e higiene.
Em 2025 iniciamos o ano com queda de 1,20%. Ok, não é uma queda expressiva, mas já é melhor que um aumento, então, que seja a primeira de muitas outras quedas. Oremos.
E agora uma novidade. Adicionamos combustíveis aos produtos que vamos coletar os preços. Como é a primeira coleta, os dados serão analisados individualmente para que não haja distorção no índice calculado até o momento.
Nos Alimentos o Café e a Alface tiveram os maiores aumentos.
No carrinho de itens de higiene e limpeza o papel toalha foi o vilão, com 9,14% de variação em relação ao mês anterior.
Deflação de 1,20% em Janeiro/2025. Nos 12 meses o acumulado é de 12,40%. O acumulado desde o início é de 21,99%
Clique no link para ver as fotos desse mês: https://ibb.co/album/K6mtxS