Compartilhando experiências e estratégias para uma educação mais inovadora com e sem o uso de tecnologias digitais

Essa proposta partiu de inquietações pessoais. Primeiramente, a necessidade de rever as minhas próprias práticas docentes. Em sala de aula, por maior que fossem os meus esforços, enfrentava a falta de interesse e engajamento dos alunos, além de indisciplinas. Essa realidade começou a afetar o meu próprio engajamento como docente, gerando um grande desânimo em relação ao ensino.

Diante dessas realidades, senti a necessidade de buscar alternativas que pudessem melhorar o meu trabalho e o aprendizado dos alunos, tendo chegado no estudo sobre metodologias ativas. A medida que fui estudando, fui sentindo a necessidade de compartilhar esses conhecimentos com outros profissionais da educação, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a recursos e ideias para uma educação mais personalizada e inovadora.

Outro fator foi a autovalorização. Infelizmente, principalmente no setor público, há grande desvalorização no campo educacional. São questões que incluem infraestrutura, salários, investimento em formação continuada e valorização docente, entre outros fatores. Esse cenário me incomoda bastante e diminuir os impactos dessa desvalorização passei a investir na minha própria formação e valorizar cada vez mais esse trabalho. Ao levá-lo para o digital, estou dizendo que esse trabalho é importante, é significativo e trás resultados, a ponto de querer compartilhá-lo com outras pessoas.

Além da minha autovalorização, acredito que a linguagem acessível e difusão dessas informações, também possuem grande potencial para o empoderamento dos educadores, de modo que eles também possam enxergar o seu potencial de transformação e valorização dos seus trabalhos. Deste modo, esse projeto busca contribuir para a formação continuada de educadores, através da facilitação de metodologias/aprendizagens ativas.

Conheça mais

A seguir, algumas publicações realizadas no perfil que ilustram os nossos conteúdos e objetivos

Por quê falar sobre metodologias ativas?

Sou graduada em História e estou como professora na rede pública de ensino.⁣ Gosto bastante dessa área, mas no passado a formação em história não foi a minha primeira opção.⁣Uma vez formada e atuando na área, fui aprendendo e pegando o gosto, apesar das dificuldades.

Ao contrário do que muitos pensam, o curso de história não consiste em decorar acontecimentos e datas, inclusive, se você me perguntar algo muito específico, eu provavelmente não saberei te dizer e terei que pesquisar sobre. Mas uma vez em sala de aula, fui percebendo que o conteúdo que me faltava, poderia ser facilmente suprido através dos meus estudos.⁣

Minha maior dificuldade estava na forma de aplicá-los da maneira mais didática possível. ⁣Percebi um déficit em minha própria formação como professora. ⁣

Tive a oportunidade de estudar em uma universidade federal muito boa, mas ainda assim com falhas no currículo.⁣Tecnologias educacionais e metodologias ativas foram assuntos que eu só fui conhecer depois de formada e por conta própria.⁣

⁣Meu interesse nesses assuntos surgiu das minhas próprias dificuldades: eu queria aprender a dar aulas melhores e ser melhor profissional.⁣

⁣A escolha em falar sobre metodologias ativas foi por perceber que assim como eu no passado, muitos educadores também desconhecem o assunto, e assim como eu, também sofrem com problemas de engajamento dos alunos em suas aulas.⁣Escolhi falar sobre metodologias ativas para tentar contribuir um pouco para a formação dos professores, compartilhar os aprendizados que estou adquirindo, e juntos, nos tornarmos educadores melhores.⁣

⁣Ainda estou aprendendo, todos os dias. Mas espero poder compartilhar o que já aprendi com vocês.

Quais conteúdos você irá encontrar na Inovar para ensinar?

O olhar para inovação, demanda abertura novos aprendizados. No entanto, em alguns momentos é necessário o retorno a alguns conceitos básicos para compreendermos questões maiores.

Com a proposta de atender aos diversos níveis de conhecimento sobre o assuntos que permeiam a educação e contribuir para a ampliação desses saberes, abordo questões que englobam conceitos, metodologias, abordagens e reflexões cotidianas. Sempre trazendo uma linguagem simplificada, recheada de analogias que podem contribuir para melhor aprendizagem.

Projeto por uma educação cada vez mais conectada

Por estarmos nas diversas redes sociais, dividimos as funcionalidades entre os membros do grupo. Neste projeto, uma das minhas responsabilidades é o nosso perfil no Instagram @educacoesemrede. Além disso, contribuo com a produção dos designs. No grupo, somos igualmente responsáveis pela produção dos webinários, organização dos temas e tomadas de decisões.

"Educações em rede surge no contexto de crise do Corona Vírus (2020), com a reunião de um grupo de especialistas, mestres e doutores em Educação para refletir sobre o futuro da educação, dar apoio aos docentes e discentes de forma colaborativa e coletiva, em especial, sobre a temática da educação a distância.

O nome “Educações em rede…” se apresenta em primeiro lugar, por pensar várias formas de se fazer a educação a distância, e em, segundo lugar por se feito em rede, por professores com experiências diversas e localizados em diferentes partes do globo – Brasil, Portugal e Suécia."

Atualmente, produzimos webinários quinzenais, artigos colaborativos, vídeos tutoriais e reflexivos.

Conheça mais

Alguns webinários organizados, como mediadora e palestrante

Produção de vídeos tutoriais

"Para o professor que quer subir de nível"

Podcast desenvolvido em parceria com o Prof. Sam Adam Hoffman e o Lucas Brandão. A cada episódio, entrevistamos pessoas que estão envolvidas com área educacional, empreendendo seja através de suas empresas ou em suas ações nos espaços em que atuam.

Através do podcast, buscamos trazer conteúdos mais aprofundados sobre metodologias ativas, gamificação, empreendedorismo na educação, inovação e criatividade, para poder inspirar outros educadores a se especializarem e aprenderem mais sobre esses assuntos que podem contribuir muito em suas áreas de atuação.

O podcast pode ser ouvido clicando no botão ao lado.

Outras Ações

Produção de artigos para o Projeto Multiplique do Mercado EaD.

Texto escrito para coluna da rede Professores Transformadores, com o intuito de relatar um pouco das minhas atividades nesse período de quarentena, como forma de acolhimento aos demais profissionais da educação.