Chip, pás, rotores, luzes e Tecnologia
Chip, pás, rotores, luzes e Tecnologia
Afccionados por máquinas como tanques, aviões e helicópteros, os alunos Bruno Otávio, Ítalo Tavares e Kaique Lopes do 9o Ano do Ensino Fundamental, ficaram interessados em saber se era possível criar uma maquete de helicóptero e através de um circuito eletrônico controlar as rotações das hélices, do rotor de cauda e as luzes dessa aeronave.
Apesar de não possuirem conhecimentos em eletrônica, a curiosidade os fez procurar o Prof. Augusto, que já desenvolveu diversos projetos de Tecnologia com os alunos do Miguel Munhoz em anos anteriores. Ao perceber o interesse desses alunos, o Prof. Augusto resolveu incentivá-los e propôs que fizessem uma maquete do helicóptero (construída com o auxílio de outros colegas de sala) e que juntos, montariam o circuito eletrônico de controle das funções pretendidas.
O circuito escolhido para montagem foi o Chip 555, extremamente versátil para diversas funções. Aos alunos foi sugerida pelo professor uma pesquisa sobre esse circuito, seus componentes e utilizações gerais. No momento, os alunos conseguiram controlar as luzes do helicóptero, utilizando o circuito como temporizador. O passo seguinte será controlar as rotações das pás e do rotor, através do controle de pequenos motores.
Os alunos estão motivados com o novo aprendizado e já cogitam se aprofundar nessa área. No Dia dos Voluntários Vivo (07 de junho), o Prof. Augusto propôs a esses alunos compartilharem sua experiência para os colaboradores da empresa nas dependências da nossa biblioteca. Após a apresentação, professor e alunos foram convidados para conhecer as instalações da Vivo.
Conheça um pouco mais das atividades de Tecnologia no Miguel Munhoz no final desta página.
Mais de Tecnologia no Miguel Munhoz: