Anne Frank, seu mundo, nosso mundo
10.04.2019Anne Frank, seu mundo, nosso mundo
10.04.2019"Os discursos presentes em O Diário de Anne Frank,...relacionam-se à temática da intolerância humana e se assemelham aos discursos que atravessam o contexto socio-histórico-cultural dos jovens.
... uma mistura de identificação pessoal dos adolescentes com a personagem Anne, apesar dos cenários tão distantes. “O livro...chama a atenção pelas marcas de discurso que estão em nossa sociedade.”
Anne Frank e o adolescente paulista estão separados por milhares de quilômetros e mais de meio século. Certamente, não se pode comparar o contexto da Segunda Guerra com uma cidade paulista. Mas (pesquisadores) apontam fatores que se assemelham e geram empatia dos estudantes com a obra. Ela identifica questões que geram nos alunos o mesmo desconforto vivido por Anne. A pesquisadora comenta a identificação com a angústia e o sofrimento da personagem em relação a marcas de discurso que circulam pela sociedade. “Nas entrevistas, está marcado o desconforto com a exclusão e a intolerância, que estão cada vez mais fortes”, diz. Racismo, desigualdade social e outros problemas estruturais também são questões fortes no Brasil, e ela enxerga, na literatura, o entendimento entre personagem e leitor."
Numa continuidade à atividade iniciada com a exibição do filme Escritores da Liberdade, e posterior discussão sobre o mesmo, com alunos do Ensino Médio; a professora Rut, de Português, convidou os alunos a conhecerem o livro O Diário de Anne Frank. Numa cena do filme, O Diário aparece em destaque, não sem razão. Como apresentado no texto acima, há uma identificação dos jovens com a história de Anne, o que aumenta o interesse dos alunos pela leitura e pode mostrar de forma ainda mais intensa a necessidade do afastamento à posições excludentes e intolerantes em suas relações, um dos objetivos desse projeto.
Não por acaso, escolheu-se a biblioteca de nossa escola como ambiente para essa atividade, que contou com a parceria da professora Ceci, dedicada entusiasta da promoção da leitura no Miguel Munhoz.