Escritores da Liberdade
04.04.2019Escritores da Liberdade
04.04.2019Baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade é um daqueles filmes inspiradores e motivadores, que mostram como realidades carregadas de adversidades podem ser transformadas, através de processos que levem as pessoas a refletirem sobre suas atitudes e as consequências de seus atos, os impactos desses comportamentos, tanto individual como coletivamente. Enfim, a importância de uma tomada de consciência para que as pessoas se tornem sujeitos de seus próprios destinos, não promovendo o racismo, a intolerância, os preconceitos e os discursos de ódio.
Foi com essa intenção que a professora Rut, de Português, propôs a seus alunos das 2as séries do Ensino Médio, que assistissem Escritores da Liberdade. Poder analisar realidades semelhantes e trajetórias de vida que puderam ser modificadas, através da proposta do registro escrito, do registro de momentos importantes de suas vidas em diários, e a partir disso rever seu relacionamento com colegas e a comunidade.
A proposta da professora é motivar seus alunos a desenvolverem textos nos quais façam narrativas, que possam expor suas vivências, entendendo a importância da valorização das experiências do passado, para entender o presente e traçar perspectivas para o futuro.
Erin Gruwell, retratada no filme, criou a organização Freedom Writers Foundation, que espalhou-se pelos Estados Unidos e desenvolve o trabalho destacado no filme com milhares de jovens.