Playback ou play along, tem como tradução algo como: tocar junto. Consiste em um acompanhamento musical previamente gravado ou sintetizado de forma que um instrumentista ou cantor possa usá-lo como base para estudo e execução de um solo.
Existem diversas possibilidades para a produção de um playback. As mais tradicionais são através da gravação dos instrumentos de acompanhamento ou pela edição de arquivos Midi. Este último é um arquivo de padrão de informações digitais que permite a comunicação entre instrumentos digitais e computadores. Eles podem ser gerados por programas editores de MIDI ou por programas de edição e partitura com a função de exportar seus arquivos para MIDI. Este formato de arquivo é muito utilizado na confecção de playback por ser um formato de arquivo muito leve, manipulável, e oferece uma liberdade para realizar rápidas alterações de tonalidades e andamentos, por exemplo.
O playback, tratado neste trabalho como mídias sonoras, visa disponibilizar ao músico um arquivo para acompanhamento com algumas informações adicionais que não estão presentes nas partes originais, informações que venham a facilitar o estudo das peças, como marcações antecipadas de andamento, guias de outros instrumentos para facilitar as entradas, notas de referência para afinação entre outros recursos.
Os respectivos links das obras de Braga e Goulart contém:
Partituras originais das obras para Saxofone e Piano
Partituras para Saxofone alto solo e quarteto de saxofones (soprano, alto, tenor e barítono)
Arquivos com acompanhamento de piano em duas versões:
Acompanhamento de piano MIDI
Acompanhamento de piano com partes sonoras secundárias para auxílio ao estudo:
Metrônomos para entradas do solista, mudanças de andamento, mudanças de compasso
Vozes de clarineta com função de auxiliar o estudo da afinação através de notas pedal
Vozes de piano com função de auxiliar o rítmo atravéz da duplicação da voz do solista
As duas versões anteriores em formato de áudio (.wav)
Partitura ampliada. Contém todas as indicações das partes sonoras secundárias escritas na partitura, de forma que o instrumentista possa acompanhar as ocorrências do acompanhamento do piano no momento da sua execução
Arquivo de áudio com acompanhamento de quarteto de saxofones (soprano, alto, tenor e barítono)