MÍDIAS SONORAS é produto do material desenvolvido durante um estudo sobre o uso de acompanhamentro digital como ferramenta de auxílio na preparação da performance musical em obras do repertório para saxofone.
Este trabalho foi motivado pela percepção do autor em relação à dificuldade de se vivenciar uma experiência musical completa do repertório para saxofone. É raro que um músico tenha à sua disposição uma orquestra ou um pianista colaborador para o estudo das obras musicais, o que dificulta uma inserção performática mais completa com as obras estudadas. O uso de mídias sonoras foi apresentado como uma alternativa por ser mais acessível e maleável para função de acompanhamento, não tendo a intenção de substituir o acompanhamento ao vivo. Esta ferramenta é apresentada como uma possibilidade real de se obter uma experiência performática quando as formas de acompanhamento originais não estiverem disponíveis.
O resultado desse trabalho é a disponibilização de mídias sonoras das obras de Douglas Braga, Concerto para Saxofone alto e orquestra ou piano (2006) e Renato Goulart, Fantasia para Saxofone soprano e piano (Publicada em 2009). Estão disponibilizadas partituras originais das obras, arquivos de MIDI e áudio com acompanhamentos realizados por piano, quarteto de saxofones e uma partitura ampliada de cada obra, contendo informações auxiliares ao estudo como guias de metrônomo em entradas e mudanças de andamento, guias de afinação em notas problemáticas, guias de ritmo em trechos selecionados, entre outras informações relevantes ao estudo.
Um arquivo de mídia digital pode auxiliar no processo de estudo e criação da performance musical. No entanto, é importante reconhecer que essa ferramenta possui suas limitações em termos de interatividade, especialmente quando se trata de solos e acompanhamentos. Geralmente, é mais fácil ter acesso a músicos que tocam o mesmo instrumento do que grupos de câmara ou até mesmo a pianistas colaboradores. Com o objetivo de proporcionar maior interatividade entre solista e acompanhamento, é oferecida uma transcrição das obras para Saxofone solo e quarteto de saxofones, ampliando as possibilidades de execução musical.
Durante este processo foram feitas pesquisas a respeito do uso de mídias sonoras, resultando em conhecimentos que podem servir de guia para o performer. Nesta pesquisa, chamou a atenção um estudo realizado por Sheldon, Reese e Grashel (1999) que realizam um estudo sobre o efeito do estudo de uma obra musical com acompanhamento ao vivo, com acompanhamento digital inteligente e sem acompanhamento. Um segundo experimento foi realizado no qual o autor se submeteu a um processo semelhante ao desenvolvido por Sheldon, Reese e Grashel. Os dois experimentos são analisados e confrontados, na busca por respostas mais abrangentes sobre o uso de mídias sonoras como acompanhamento, buscando trazer um algo a mais do que simplesmente colocar um acompanhamento e tocar junto.
O material produzido ao longo do trabalho está disponível neste site de forma simples e didática, visando facilitar o acesso e a compreensão por parte do músico.