O LCCBio recebeu as estudantes bolsistas de Iniciação Científica Jr. (2019) Bruna, Stephanie e Maria Fernanda do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Margarida Gastal (Capão do Leão) para dar início as atividades do projeto de extensão “Meninas na ciência”. De forma lúdica e descontraída, foram abordados conceitos de tensão superficial, equilíbrio químico e reações redox através de 3 experimentos elaborados com a utilização de materiais de uso comum do dia-a-dia (leite, detergente, corantes, dentre outros).
Assim sendo, os experimentos desenvolvidos foram o leite psicodélico, a “mágica” da garrafa azul e o gênio da garrafa. De forma sucinta o procedimento para a realização do experimento do leite psicodélico se baseia em adicionar leite em um prato até cobrir o fundo, gotas de corante alimentício de cores diferentes e pingar uma gota de detergente no centro do prato. O experimento da “mágica” da garrafa azul é um experimento que consiste em adicionar água, hidróxido de sódio (NaOH), glicose e 5 gotas do azul de metileno, em uma garrafa plástica observando a mudança ocorrida. E por último, o experimento gênio da garrafa, baseia-se em adicionar peróxido de hidrogênio (H2O2) e permanganato de potássio (KMnO4) em uma garrafa de vidro. Os vídeos gravados no dia da realização dos experimentos se encontram acima e os procedimentos completos utilizados se encontram na aba de ‘material didático’.
Essas atividades foram ministradas e orientadas pelas alunas de mestrado do laboratório, Fernanda Pitt Balbinot e Álisson Aline da Silva. Após o termino de cada experimento, houveram discussões com as estudantes do projeto sobre o resultado de cada reação, explicando para elas o porquê da ocorrência de cada fenômeno. Vale ressaltar que tanto as estudantes do projeto quanto os demais envolvidos utilizaram equipamentos de proteção individual, e o experimento do gênio da garrafa, que libera gases, foi realizado em uma capela de exaustão.
Após a realização dos experimentos, foi sugerido que as estudantes apresentassem o experimento do leite psicodélico para seus colegas em sala de aula e para os familiares explicando o que aprenderam sobre os conceitos. Elas escolheram esse experimento visto que é fácil de executar e os reagentes utilizados são também acessíveis.
A tabela periódica é uma forma sistemática de organizar e apresentar informações de todos os elementos químicos, ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Essa organização é feita baseado na ordem crescente do número atômico, na configuração eletrônica mostrando assim tendências periódicas, tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna. Tendo isso como referência, a professora de ciências da escola solicitou o auxílio do grupo de pesquisa para o desenvolvimento de um jogo de bingo da tabela periódica, com o intuito de auxiliar os estudantes da turma do 9º ano a conhecerem mais sobre os elementos químicos e suas propriedades, bem como tornar a explicação do conteúdo mais atrativa e lúdica. Nesse sentido, foi proposto que as estudantes bolsistas do projeto (2019) auxiliassem na confecção do material para o jogo.
O jogo de bingo é composto por cartelas em formas de tabelas periódicas semipreenchidas e as peças sorteadas são os elementos químicos. Para a confecção das peças dos elementos químicos foram recicladas tampas de polietileno (PE). A confecção do material foi realizada no laboratório do grupo LCCBio, sob supervisão dos pós-graduandos e, posteriormente aos processos de impressão, recortes e colagem de todas as peças do jogo, este foi levado para a sala de aula na EMEF Profª. Margarida Gastal.
Na escola, as estudantes do projeto, juntamente com a professora de ciências, explicaram para seus colegas o funcionamento do jogo e posteriormente a professora realizou a atividade com a turma. Vale enfatizar que este tipo de atividade visa facilitar o aprendizado e compreensão dos estudantes, fornecendo informações sobre a tabela periódica e os elementos químicos, de uma forma bastante interessante e divertida. Além disso, essa atividade proporciona uma maior interação da turma, uma vez que também promove um momento de descontração entre todos.
*O modelo para a cartela e para as peças estão disponíveis na aba material didático do site.