O projeto Meninas na ciência: o uso de temas motivadores para atrair novos talentos para a química, foi desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa, o Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio – UFPel), e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na chamada pública CNPq/MCTIC nº 31/2018 , com o objetivo de incentivar alunas da educação básica à construção do conhecimento científico na área da química, empregando temas atuais e diretamente relacionados ao cotidianos das estudantes, além de promover a interação entre a pesquisa científica e o ensino em sala de aula, instigando a vocação científica e incentivando os seus talentos potenciais .
Levando em consideração que a área de química ainda é pouco atrativa para as mulheres ou meninas que buscam continuar sua formação na graduação ou até mesmo na pós-graduação, quando comparada a outras áreas, como as ciências sociais e humanas, inúmeros diagnósticos têm sido feitos mundialmente para verificar as principais discordâncias existentes com o intuito de resolver este problema. O ensino de disciplinas na área das ciências exatas, como a química, ainda é uma dificuldade no ensino básico, uma vez que os estudantes geralmente apresentam grande dificuldade na aprendizagem de conceitos característicos a essas disciplinas. Isso está associado principalmente à forma como os conceitos são abordados, o que geralmente ocorre de forma teórica e sem nenhuma correlação com o cotidiano dos estudantes. Desta forma, a maioria dos estudantes não é capaz de perceber o importante papel das ciências, o que inclui a química, no entendimento dos fenômenos e das propriedades dos materiais que nos cercam. Sendo assim, o principal objetivo do projeto é desenvolver atividades que proporcionem a construção de conhecimentos relacionados à química na esfera da educação básica de Química, mostrando a sua importância como ciência, bem como no nosso cotidiano. Deste modo, propõem-se modificações na forma de introduzir os conteúdos didáticos em sala de aula, por aproximação dos fundamentos teóricos com a prática e com temas atuais, incentivando o interesse das estudantes para o ingresso em cursos técnicos e/ou superiores na área de ciências exatas.
Dessa forma, o objetivo deste blog é compartilhar as atividades que vêm sendo desenvolvidas com as estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Margarida Gastal, que foi a escola escolhida para o desenvolvimento do projeto, tendo em vista a proximidade com o campus, o que viabiliza a realização de atividades nas dependências da Universidade, e também a existência de outros projetos que aproximaram as relações da escola com a universidade. Cabe ressaltar que todos os estudantes da turma participante do projeto receberam termos de autorização de uso de imagem e de permissão para realizar atividades nas dependências da Universidade, e ambos foram assinados pelos responsáveis.
Salientamos ainda que todas as atividades e materiais desenvolvidos, foram realizados sob supervisão e orientação da professora coordenadora do projeto e do grupo de pesquisa, da professora de ciências da escola, e também dos alunos de graduação e pós-graduação do grupo de pesquisa. Desse modo, espera-se que através deste blog seja possível expandir as atividades realizadas para além dos muros da escola e da universidade e, dessa forma, contribuir com a divulgação científica, visando estimular e aproximar mais estudantes para o meio científico.