Para compreendermos melhor a história de nossa escola, é necessário entendermos o contexto histórico do bairro onde ela fica e nasceu.
Planta geral da cidade de São Paulo em 1897, podemos observar a Vila Prudente no canto inferior direito, relativamente isolada de outras partes e superdimensionada nesse mapa específico.
Assim como a história dos bairros vizinhos, a vila prudente nasce de um processo que envolve a vinda de imigrantes europeus para o Brasil. Algumas poucas vilas operárias sobrevivem até hoje, principalmente nos bairros próximos Carrão e Tatuapé, evidenciando um pouco dessa memória, desse período de desenvolvimento ligado a industrialização e imigrantes, principalmente europeus, sendo que a Mooca abriga ainda o Museu da Imigração que conta justamente a história desse processo.
A Vila Prudente, foi fundada no dia 04/10/1890, quando os irmãos italianos Emídio, Panfílio e Bernardino Falchi compraram os lotes de terra dessa região e começaram um projeto para o bairro.
Assim, acabam instalando a primeira fábrica da região, a fábrica de chocolates Falchi, em busca de atrair pessoas e desenvolvimento para o bairro.
Irmãos Falchi
Disponível em: <https://saopauloantiga.com.br/chocolates-falchi/>. Acesso em: 10/09/2022
O Nome do Bairro
O então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes, prestou apoio direto à iniciativa dos irmãos Falchi, e por isso acabou sendo homenageado, com o bairro recebendo o nome de “Vila Prudente de Moraes”, como se observa nesse mapa antigo ao lado.
Com a chegada das indústrias de papelão, cerâmica, louças e tecelagem, o sistema de transporte evoluiu, através dos ônibus e bondes, assim como os recursos de lazer.
O bairro era parte do distrito do Ipiranga até 1923 se tornando independente politicamente, o que evidencia esse crescimento.
Loteamentos vendidos pelos Irmãos Falchi em 1890 - DPH)
Mesmo com todo esse desenvolvimento, ainda faltavam algumas coisas, nascendo uma demanda para a formação educacional dos moradores do bairro que ia crescendo. Os poucas locais de ensino disponíveis eram ou ligadas à igrejas ou fábricas da região e com o tempo, cada vez mais a criação de uma escola propriamente dita na região virava uma necessidade.