O primeiro diretor
Diversos diretores e professores passaram pela escola ao longo de tantos anos, mas você sabe quem foi o primeiro?
Assim que o grupo escolar foi inaugurado, o professor Umberto Conte Checchia assumiu o posto de diretor, sendo o primeiro da escola e permanecendo no cargo durante 24 anos!!
Entre diversos feitos durante esse período e na própria estruturação da escola, destacamos um de seus projetos, o "Jornal 12 de abril", uma publicação periódica que reunia textos de alunos e de interesse comum para a escola,. Além da prática inovadora, com grande tiragem e produção para a época, existiu também um serviço de transmissão radiofônica interna. O jornal era distribuído entre os alunos e felizmente ainda possuímos exemplares e reproduções nos arquivos escolares, que podem ser vistos abaixo:
Reprodução do jornal com texto sobre 15 anos da escola
Arquivos da escola
Foto do jornal com decreto sobre mudança de nome
Arquivos da escola
O Sìmbolo da Escola
Assim como diversas escolas, o República também possui um símbolo que a representa.
Não sabemos ao certo desde quando, mas antigamente a imagem que representava a escola, era a do obelisco do bairro (que foi inaugurado em 11/11/92) localizado na praça do centenário da Vila Prudente. O que demonstra como a história do bairro e da escola estão intimamente ligadas.
O símbolo foi alterado em 2018 através de uma matéria eletiva, passando a ser uma árvore, mais especificamente, um marcante Jequitibá que se encontra dentro da escola, e que inclusive pode ser utilizado de referência para localizar o prédio devido ao seu tamanho e destaque.
No ano de 2022, em um projeto de incentivo à cultura dentro da escola, um grafitti do artista Deksuave ilustrou um de nossos corredores com uma imagem inspirada na mesma árvore e símbolo. (imagem abaixo)
Imagem 1: Obelisco da Vila Prudente
Imagem 2: Foto de alunos com uniforme contendo símbolo antigo.
Fotos do arquivo da escola
Foto de dentro da escola com a árvore símbolo em destaque ao fundo - Arquivos da escola
Ilustração em corredor feita por Deksuave - Arquivos da escola
O Hino da escola
Você sabia que a escola possui até hino oficial?
Na verdade, possui dois!! Não encontramos em nossas pesquisas ou nos registros da escola a data exata e informações sobre a criação do primeiro hino da escola, porém, através de relatos de professores mais antigos, pudemos verificar que na comemoração dos 70 anos da escola, houve a criação de um novo hino, de modo que trazemos as duas versões encontradas, a mais antiga à esquerda, e a mais recente à direita
Escola Estados Unidos do Brasil
Na pagina sobre o nome da escola, vimos o que motivou a mudança de nome da escola. A visita do presidente paraguaio em 1943 em um contexto de aproximação entre os países.
Mas você sabia que no Paraguai também aconteceu uma homenagem ao Brasil durante essas visitas? No caso, uma escola que passou a carregar o nome de nosso país na época, "Estados Unidos do Brasil".
Abaixo segue trecho sobre a visita de Getúlio Vargas ao Paraguai:
“Ainda na manhã do dia 2, Getúlio Vargas visitou o Panteon Nacional e depositou uma coroa de flores no túmulo do Marechal Estigarríbia. Após, Vargas assistiu um desfile militar, ao fim do qual foi homenageado pela multidão assistente. O almoço foi na escola de Agricultura, com apresentações de música e performances de artistas. Após o almoço, a comitiva presidencial seguiu para a escola Estados Unidos do Brasil: “[...] não havia trecho do caminho em que não se ouvisse uma exclamação jubilosa ou que não se visse agitar uma bandeira”
(REVISTA DE LAS FUERZAS ARMADAS DE LA NACION, 1941)
De acordo com relatos de professores mais antigos, inclusive já houve uma espécie de intercâmbio, onde alunos de nossa escola foram ao Paraguai visitar essa escola.