Um grupo de entidades sombrias está invadindo uma região e você deve contê-las o máximo possível. As entidades são representadas por números em uma malha de 10 colunas cada uma com 10 células que virão a ser preenchidas, intercaladas por 9 colunas em branco.
Utilizaremos a notação R(x, y) para indicar um valor aleatório entre os números Naturais x e y, por exemplo, R(1; 6) representa um número aleatório entre 1 e 6. Então, as células serão preenchidas a partir de algum padrão aleatório definido, por exemplo, R(1; 6) + R(1; 6) + R(1;6), ou 3 dados de 6 faces.
Com essa malha impressa, dobraremos cada coluna uma sobre a outra, como se fosse uma sanfona. Ao final, a única coluna visível será a primeira da direita para a esquerda.
A cada turno, temos o direito de sortear uma quantidade de valores da forma R(xi; yi). Nesse exemplo, faremos x1 = x2 = x3 = x4 = 1 e y1 = y2 = y3 = y4 = 6, em outras palavras, 4 dados de 6 faces. Contudo, não é necessário que usemos todos os R(xi; yi), porém a soma dos R(xi; yi) usados ao final do turno, definirá quais dos invasores no nosso campo de visão, que serão eliminados.
Ao final de cada turno, desdobramos mais uma coluna de células da malha e repetimos o processo.
Quando todas as colunas estiverem visíveis, a partir do turno seguinte começaremos a dobrar as primeiras colunas, tirando-as do campo de visão, até que todas as colunas sejam ocultas.
No gif abaixo mostramos a realização dos 19 turnos desta atividade. Nesse exemplo terminamos com 29 invasores.