Procedimentos na fabricação dos bocais Mascolo

A parte mais importante da flauta é o bocal. Um bom bocal artesanal pode transformar sua flauta em uma verdadeira obra-prima. Atualmente, muitos fabricantes não produzem mais flautas e bocais totalmente feitos à mão, mesmo entre marcas famosas. No entanto, o bocal Mascolo resgata a antiga e artesanal forma de fabricação, seguindo os passos das geniais flautas Louis Lot e outros renomados fabricantes históricos.

Cada bocal Mascolo é uma peça única, com personalidade e uma sonoridade encantadora. Resultado de um trabalho cuidadoso e de uma grande paixão pela sonoridade desse maravilhoso instrumento. A seguir, apresento uma breve descrição de como os bocais Mascolo são fabricados de forma artesanal.

I. O Tubo

O tubo é uma das partes fundamentais para a excelência do bocal, por isso nossos tubos são artesanais, assim como eram fabricados os tubos das geniais flautas Louis Lot. Atualmente, a maioria dos fabricantes de bocais e flautas utiliza tubos industriais produzidos por empresas especializadas em extrusão sem costura. No entanto, acredito que com os tubos industriais, muito do encanto e da sonoridade de um tubo artesanal, feito à mão, são perdidos. Os tubos feitos e soldados à mão conferem um som rico e com grande projeção, preenchendo o ambiente de forma natural.

Os tubos dos meus bocais Mascolo são fabricados artesanalmente a partir de chapas de prata. A chapa é dobrada e soldada à mão com solda de prata forte. Por fora, não é possível ver a linha de solda, mas ao olhar para dentro do tubo, é possível observar uma leve linha de solda, deixada intencionalmente.

Jean-Pierre Rampal escreveu em uma carta para o fabricante artesanal de flautas Yoshiteru Akiyama que "o mais importante é fazer tubos costurados, feitos à mão". Concordo com o que Akiyama escreveu em seu site: "Considero essa a vontade de Rampal ao fabricar flautas e bocais com tubos soldados. Espero transmitir o encanto especial do tubo soldado à mão. Eu vejo isso como o último testamento de Rampal."

II. O Porta-Lábio

Utilizo dois processos distintos para a fabricação do porta-lábio. Quando desejo criar um porta-lábio mais fino para atender a exigências específicas do cliente, utilizo o processo de forjamento. Esse método consiste em moldar uma chapa de prata em um molde de aço com o formato do porta-lábio que projetei.

O segundo processo envolve uma combinação de fundição e forjamento. Utilizando um programa de modelagem 3D, projetei o porta-lábio e criei um molde de cera com base nesse projeto. A prata é então injetada nesse molde de cera, formando o porta-lábio. Em seguida, o porta-lábio é forjado em um molde para adquirir uma curvatura perfeita. Por fim, o porta-lábio passa por um processo completo de lixamento e polimento.

Esse processo permite a obtenção de um porta-lábio resistente, sempre com o mesmo formato preciso.

Obs.: Para aqueles que desejarem efetuar a troca do porta-lábio e riser original de sua flauta pelo nosso, confira conosco o seu custo.

III. O Riser

O riser é uma das partes mais importantes do bocal, e seus ângulos precisam ser precisos. Utilizando um programa de modelagem 3D (CAD), projetei o riser e, com base nesse projeto, criei um molde de cera. Nesse molde de cera, a prata ou o ouro são injetados, formando assim o riser. Em seguida, o riser passa por um processo de lixamento e polimento. Esse cuidadoso processo garante a obtenção de um riser perfeito.

IV. União de todas as partes e os cortes finais

Após o processo de fabricação do tubo, porta-lábio e riser, cada parte é unida por solda, ajustada e cortada à mão. O riser é conectado ao porta-lábio e o corte do furo do porta-lábio, rente ao riser, é feito manualmente. Esse é um dos processos mais delicados.

Em seguida, solda-se o porta-lábio e o riser no tubo, posicionando-os corretamente para garantir uma afinação perfeita. A abertura do tubo junto ao riser e porta-lábio também é realizada manualmente, sendo um dos processos mais delicados e desafiadores.

Soldando o riser no porta-labio

Cortando riser para as medidas definidas.

Soldando o porta-lábio e riser no tubo em seu devido lugar para garantir a perfeita afinação. 

V. Coroa

A coroa e a parede do stopper é fabricada de prata maciça. Eu fiz inúmeros formatos na procura de uma coroa que influencia a sonoridade muito positivamente e cheguei a uma peça maciça de prata com uma pequena cavidade oca para passagem da haste roscada do stopper. Seu formando e a grande quantidade de prata, aproximadamente 18gr, confere estabilidade e aumento da sonoridade em todos os registros e uma sonoridade mais elegante. A coroa Mascolo é feita de para 950 e você pode escolher sem ou com pedra preciosas.

A coroa pode ser toda em prata ou com pedra. Oferecemos opção de coroa com pedras preciosas originais na cor vermelha, azul, azul claro, azul escuro, verde, lilás, amarelo, zircônia(tipo diamante) ou pedra precisa à sua escolha. 

Coroa N.5 de prata maciça 950

VI. Logo Mascolo

O logo Mascolo é feito no bocal por pulsão de aço.

VII. Polimento

O bocal é cuidadosamente polido. 

VIII. Teste e aprovação para venda


Cada bocal eu testo por uma semana em meus estudos diários de flauta, conferindo cada resultado e realizo ajustes caso necessário.