Cuidados com seu bocal

Existem alguns cuidados que você precisa ter com seu bocal para não danificá-lo, pois cada bocal é uma peça única. Se o seu bocal estiver danificado, não terá mais a sonoridade e resposta que obtinha com o bocal original. Por isso, cuide bem do seu bocal. 

1 - Não use stopper ou rolha que possa abrir a solda do bocal.

O bocal Mascolo tem um tubo soldado (Seamed silver tubing) que confere um som rico e com muita projeção, preenchendo todo o ambiente de forma natural. No entanto, ele não pode ser forçado excessivamente de dentro para fora, pois a solda poderá abrir. É importante que não sejam usados stopper ou rolha com diâmetro muito grande, pois isso pode forçar o bocal excessivamente de dentro para fora. É importante que o stopper e a rolha sejam ajustados de modo a entrar no bocal por gravidade até estar no centro do furo riser, assim você saberá que tem um bom ajuste. Se tiver dúvidas, leve o seu bocal Mascolo para a Mascolo Flute Center.

2 - Não expanda o diâmetro do bocal.

Um perfeito encaixe do bocal no corpo da flauta é importante para um bom desempenho. Um bocal muito frouxo no encaixe resultará em um som fraco, como se as sapatilhas estivessem vazando! A sujeira que acumula no encaixe do bocal também poderá danificá-lo, pois é preciso fazer mais esforço para conseguir realizar o encaixe, o que pode tornar o encaixe ainda mais difícil. Portanto, limpe o encaixe com removedor de esmalte, fluido de isqueiro ou limpa prata. O bocal Mascolo tem um tubo soldado (Seamed silver tubing) e não pode ser ajustado várias vezes com ferramentas que possam abrir a solda de dentro para fora. Se a folga no encaixe não for grande, recomenda-se usar fita metálica, que podemos fornecer, ou levar o bocal à Mascolo Flute Center para fazer o ajuste correto.

3 - Não danifique o orifício da embocadura.

Um pequeno risco, arranhão ou corte na borda do orifício da embocadura fará com que o seu bocal toque de maneira desfocada, mudando a sonoridade e a resposta. Por isso, tenha cuidado ao tocar o orifício da embocadura com objetos metálicos, como anéis, estantes de partitura, aparelhos ortodônticos e até mesmo microfones.

4 - Não segure o bocal pelo porta-lábio.

A solda do porta-lábio no tubo é a solda mais frágil do bocal, por isso, não force o porta-lábio usando-o como apoio para encaixar o bocal na flauta.

5 - Não risque o símbolo no bocal.

Um pequeno risco, arranhão ou corte acima do símbolo do fabricante do bocal não poderá ser reparado, por isso, tenha cuidado com objetos metálicos, como anéis e estantes de partitura.

6 - Sempre brilhando.

O bocal Mascolo, por ser de prata maciça, pode ser limpo e polido com limpa prata quantas vezes desejar, e indicamos o uso do Polibril metais finos. Com a exposição ao ambiente ou ao nosso suor, o bocal pode escurecer ou a linha da solda do tubo pode aparecer. Use limpa prata para resgatar o brilho da prata.

Nunca use Brasso, kaol ou outros polidores de metais agressivos. Indicamos o Polibril metais finos.