Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração
As novas abordagens em Psicologia Clínica
As novas abordagens em Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica tem conhecido um grande desenvolvimento nos últimos 10-15 anos com as novas abordagens (as chamadas terapias de 3ª Geração) que representam um corte com o velho paradigma. Trazem mudanças interessantes como o afastamento da linguagem psicopatológica, por se considerar que aumenta o estigma e não é muito útil.
Consideramos o sofrimento psicológico inerente à condição humana e não como algo que acontece a uns poucos. Surge devido às nossas competências derivadas da linguagem (ex. a resolução de problemas, raciocínio verbal) que dá origem a estratégias (inconscientes) que se têm mostrado ineficazes e até prejudiciais em lidar com a nossa experiência interna (ex., pensamentos, emoções, memórias).
Nesta nova abordagem consideramos, então, que são os esforços em suprimir, reduzir, aliviar sintomas a qualquer custo que faz com que as pessoas gastem muitos recursos (tempo, energia, dinheiro) e as aprisionam em padrões de funcionamento inúteis. Como um inseto que se debate numa teia de aranha e fica cada vez mais emaranhado.
Então, neste novo modelo os nossos esforços vão mais no sentido de ajudar as pessoas a criar vidas com significado e propósito a aumentar o bem-estar e qualidade de vida., enquanto as ajudamos a relacionarem-se com as suas emoções, pensamentos, sensações e memórias difíceis de uma forma mais saudável.
Mindfulness
Terapia Focada na Compaixão
Terapia da Aceitação e Compromisso
Terapia Focada nas Emoções
Terapia presencial & online
Conheça as vantagens da terapia on-line
Vídeos (ansiedade e depressão)