A Câmara Municipal de Sintra apresenta nas suas bibliotecas municipais novas atividades gratuitas, durante o mês de setembro.
O livro continua a ser o grande protagonista da programação mensal, quer seja através das atividades de conto/ateliê ou de sessões de leitura, onde marcam presença histórias de encantar que estimulam o imaginário e criatividade de todos.
Um programa para toda a família.
A tua família tem agora a oportunidade de visitar os Museus: de História Natural, o São Miguel de Odrinhas, o Ferreira de Castro, o Ângelo Teixeira, o MUSA e a Casa Museu Leal da Câmara totalmente grátis . Faz já a tua marcação
No dia 5 de novembro, a Escola Maria Alberta Menéres doou 515 quilos de papel ao Banco Alimentar Contra a Fome.
A Campanha "Papel por Alimentos" é promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares com contornos solidários.
Estes 514 quilos de papel reverterão em 514 quilos de produtos alimentares básicos.
Conheça a Agenda do mês de novembro desta livraria que entra na magia dos contos de fadas.
A Visão Júnior ajuda-te no regresso às aulas.
"O ano letivo está quase aí e há muito para preparar. Deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudar a família a organizar-se, para que este regresso à escola seja o mais tranquilo possível..."
Ano letivo 2020/21
Aproveita bem o tempo e faz um pausa para ler conhece a nossa lista de livros mais livros pode ser que te inspires.
Histórias divertidas à de tudo um pouco, mistério ação e terror!
Sábado, às 15H, antecipam a celebração do Dia da Mãe. Estão à volta das mesas de livros sobre a mãe, com várias rodadas de histórias acompanhadas de um lanche. Cartões para a mãe, carimbos à disposição e muitas outras surpresas... O evento decorre ao ar livre e cumprindo as normas de segurança. As inscrições são limitadas.
Custo: 3€ / pessoa
Deem uma olhada na lista que acompanha este email e poderão verificar a diversidade e qualidade das propostas da
editora BOCA. Única em Portugal na edição de audiolivros. Uma alternativa original, diferente e enriquecedora para o ensino e o lazer.
Podem ouvir uma faixa de cada livro
Sugestão da livraria Hipopómatos na Lua esta semana com Ler o Mundo. Agora com intervenção Online. Ler o Mundo, de Michèle Petit, editado pela Kalandraka é um livro "obrigatório" para todos os amantes da leitura e da arte. E é o ponto de partida para o nosso primeiro encontro (em ZOOM) de Gente Que Vai Mudar o Mundo. Para que serve ler? Porque temos de justificar a leitura e os seus resultados? Seremos, nós, leitores uma espécie em vias de extinção? Como podemos contagiar as crianças e os jovens com o amor pelos livros? Pais, professores, contadores, mediadores em geral, seremos suficientemente inovadores e bons no que fazemos? Convidámos Margarida Noronha (editora Kalandraka), Cláudia Almendra (professora bibliotecária) e Renata Bueno (artista) para, juntas, lermos o mundo. Agora, convidamos-vos a vocês. Inscrição gratuita, mas obrigatória (até dia 28)
A BE da EMAM dinamizou workshops de postais de natal digitais, nas semanas de 7 a 18 de dezembro, utilizando o Canva para docentes e não só ... . As professoras e assistentes operacionais puderam elaborar os seus postais de natal personalizados com as suas arvores de natal ou fotografias pessoais para enviar a toda a família de amigos.
Natal à distancia mesmo em pandemia com muito mais alegria!
No dia 9 de novembro da turmas do 6ºA, B e D receberam formação ministrada pela Pordata na BE da EMAM, descobriram a cidade Pordata Kits e exploram Portugal em números. Conhecer a realidade de Portugal em diferentes áreas é uma atividade aliciante para fazer em família.
Descobre também tu esta cidade
O programa de comemorações do V centenário da Circum-Navegação centrado nos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães e que teve lugar no o Auditório Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.
O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG - lançam publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, numa sessão online, no dia 22 de setembro, às 15:00h.
A apresentação da plataforma LER e discussão pública poderá ser acompanhada em direto no Facebook e no Youtube do PNL2027.
Testa os teus conhecimentos uma sugestão do PLN em Livros e Quizzes PNL2027 - José Saramago e outros autores para alunos professores e educadores.
Ano letivo 2019/21
A investigadora Joana Azeredo, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, vai ser a primeira portuguesa a baptizar um grupo de vírus. Trata-se da quarta mulher, a nível mundial, a receber uma distinção que só costuma ser atribuída no fim de carreira ou a título póstumo.
Não fiques parado aceita o desafio, em casa, no campo ou na praia! A sugestão é dada pela professora Célia Abreu professora de português.
Os números e as letras andam passo a passo. Se a solução queres encontrar com cuidado terás que olhar. Pode ser um quebra-cabeças para quem não sabe a lição.
Na semana da Diversidade os alunos do 5º A e 5ºC leram com a professora de português o livro "O lápis mágico de Malala " e escreveram histórias mágicas de encantar fica aqui um exemplo história da Matilde Revés do 5ºA e do Paulo Gonçalves do 5ºC, para ler e desfrutar!
Uma escritora que defendeu a diversidade da vida , que lutou contra o preconceito, uma vida repleta de imaginação e cor, as sua obras são lidas à gerações pelas crianças e jovens do nosso país.
O 6ºD pesquisou a vida e obra desta escritora sob a orientação do António Coutinho, professor de educação musical e diretor da turma.
Apresentamos aqui o trabalho realizado por Diana Chapelas, Guilherme Mendes Kaio Moniz, Lara Romão e Martim Ponte
A propósito da Diversidade cultural iremos convidá-la/o a viajar pelo mundo sem sair de casa!
Fique a conhecer as tradições e hábitos de vários países e comunidades, através da rubrica da RTP “Crianças no mundo”. Vamos começar a aventura e viajar até ao Japão!
A professora Célia Abreu, sugere uma atividade multidisciplinar com o texto " Meninos de todas as cores" da Luísa Ducla Soares, na semana da diversidade.
Lê aqui a proposta...
O cérebro também precisa de treino. Não acredita? O neuropsicólogo, diretor INSIGHT-Psicologia e Recursos Humanos, Vasco Catarino Soares explica à SÁBADO porque deve fazer vários exercícios durante a semana. Em entrevista, recomenda os exercícios de focar atenção, memória e cálculo mental e desfaz alguns mitos do cérebro. No livro 150 exercícios para um cérebro ativo há testes para todos os gostos e dificuldades. Ajuda a trabalhar a memória, concentração, linguagem ou raciocínio lógico. Ler Mais...
A Célia Abreu, professora de português da Escola Maria Alberta Menéres, sugere este desafio.
A Andreia Pais, professora de Educação Física partilhou com os alunos e encarregado de educação do 5ºF sugestões de exercícios para fazer em casa.
Em família até é divertido!
Estás convidado a assistir a este video . Neste tempo de quarentena os animais invadem os espaços urbanos. A vida nas cidades sem Nós tem muito mais beleza!
Navegar, navegar é preciso...
Aulas síncronas, no Zoom ou no Teams, aulas assíncronas, manuais, cadernos diários, plataforma Moodle, Escola Vistual, Leya e muitas outras fontes de sabedoria, é só escolher.
Esta quarentena combate o vírus da ignorância