Este ano o tema escolhido vai proporcionar muitas atividades de leitura e escrita e grandes novidades na escola.
Fica atento
Os alunos do 6º Ano pesquisaram sobre a evolução dos transportes e meios de comunicação em Portugal , na disciplina de HGP. Aprenderam muito e deixam aqui os seus trabalhos
Na BE da EMAM, de 24 a 26 de novembro, realizaram-se sessões de pesquisa sobre os “As Grandes Construções Humanas” com as turmas do 7ºB, 7ºC e 7ºD, com a participação da professora Fátima Barroqueiro, no âmbito do menu pesquisa na área da literacia de informação.
Os objetivos foram, desenvolver competências na área da literacia de informação, consolidar conhecimentos sobre as paisagens humanizadas adquiridos na aula de Geografia, interiorizar as regras da utilização do Google Maps e levar ao alunos a trabalhar colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista.
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.
Descobre a sua Missão
Estudo “Cyberbullying em Portugal durante a pandemia da covid-19” mostra que, entre os agressores, quase um terço sentiu-se indiferente ou mesmo alegre face aos danos provocados. É preciso trabalhar mais a empatia e a tolerância, nas escolas e em casa, alerta investigadora.
Fonte: ( Publico - Setembro 2020)
Campanha Internacional divulgada pela UNESCO.O objetivo principal deste projeto ODS sobre a Educação para a Cidadania Global é convidar os professores e alunos a apresentar ideias e sugestões que se possam basear numa boa prática já realizada para atuar a favor da implementação dos ODS nas escolas e comunidades locais de todo o mundo – vídeos curtos e propostas escritas.
O NAAAS - Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra é uma associação sem fins lucrativos, (Pessoa Colectiva nº: 508926580) que se dedica a cuidar de animais abandonados, no Concelho de Sintra e limítrofes, abrigando, alimentando e providenciando os tratamentos veterinários de que estes necessitam, enquanto aguardam a adopção.
Ler mais: https://naaas.webnode.pt/nucleo/
A gratidão possui vários benefícios para saúde física mental e emocional, como por exemplo:
Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
Aumenta a auto-estima e as chances de melhores relacionamentos;
Diminui o stress e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
Melhora o sistema imunológico;
Diminui a pressão sanguínea;
Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão;
Pessoas gratas dormem melhor .
O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado no dia 5 de maio. A data foi criada como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a 20 de julho de 2009
Conta a história de vida de Amália Rodrigues. Um excerto da biografia de Amália, da autoria da fadista Carminho e edição da Nuvem de Letras. Uma História de AaZ sobre uma menina encantada que fazia saltar o coração daqueles que a ouviam cantar, para ajudar quem está a aprender a ler".
Consulta aqui
UNESCO - Informação relativa a noticias sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a “Road Map 2021” para a implementação do novo quadro global "Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Rumo à consecução dos ODS" e a realização da Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que terá lugar, de forma virtual, em Berlim, entre 17 e 19 de maio de 2021.
As expressões e ditados populares tem origem no povo, na vida e nas tradições orais; encontram-se estreitamente relacionadas com a diversidade da cultural, as caraterísticas sociais e a variedade das experiências humanas (atividades, clima e estado de tempo, ofícios, trabalhos domésticos, etc.). As expressões populares são manifestações espontâneas da criatividade, do humor e da beleza de qualquer língua.
O Agrupamento de Escolas de Mem Martins participa no projeto ES+ como Projeto Bem- Estar docente e não só.... Nos meses de outubro e novembro foram realizadas na EBMAM e na EBMM2 atividades propostas pela CMS e não só destinadas a professores e assistentes operacionais.
A campanha "CidadaniaON", enquadrada na Semana Educativa Ibero-americana sobre Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, pretende promover a reflexão dos adolescentes entre os 13 aos 18 anos, acerca dos seus direitos e deveres. A campanha convida os jovens a participarem através de dois meios: um vídeo individual ou coletivo, até 90 segundos, a refletir acerca dos seus direitos e deveres; uma fotografia com cartaz alusivo à campanha, com um pequeno texto de reflexão a acompanhar.
o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e é em Outubro.O tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade ...
No dia 8 de setembro, recordamos o direito fundamental de todas as pessoas de desenvolverem as competências básicas para ler o mundo e escrever o seu futuro. Como afirmou Kofi Annan, antigo Secretário-Geral das Nações Unidas, "a alfabetização", "é a chave que permite libertar o potencial de cada ser humano, a chave para um mundo de liberdade e esperança".
Fonte: Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO,por ocasião do Dia Internacional da AlfabetizaçãoOs alunos no 7ºC descobriram quem foi Valentina a cosmonauta russa.
Parabéns pelas suas pesquisas
Ano Letivo 2019/20
Ela é conhecida mundialmente por sua campanha pela educação de meninas. Agora, Malala Yousafzai, vencedora do Prémio Nobel da Paz, terminou seu curso na Universidade de Oxford e, como todos os estudantes, está ansiosa para dormir e assistir a alguns filmes ...
É um projeto pedagógico de promoção da interculturalidade que visa sensibilizar para os tipos de discriminação, fundados na ignorância e no ódio, bloqueadores da construção de uma sociedade plural.
A professora de português Célia Abreu, lanchou o desafio às turmas do 6º Ano. A ficha de escrita solicitava aos alunos uma pesquisa sobre escritor e a sua obra, identificar as ilustrações das suas obras e completar uma história de uma obra do autor.
Lê a ficha de Sara Garção, 6ºDBeatriz Maia, 6ºDMarcelo Antunes, 6ºDHoje, 5 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, língua falada por cerca de 240 milhões de pessoas em todo o mundo, a Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) associa-se à celebração com a publicação da newsletter dedicada integralmente a toda a comunidade lusófona, salientando aqueles que tornam as Escolas Portuguesas no Estrangeiro e o Projeto de Cooperação com as Escolas de Timor Leste - CAFE, num forte e decisivo contributo para a afirmação da língua e cultura portuguesas no mundo.
O PNL 2027 associa-se à celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Aceda ao portal do PNL2027, oiça o depoimento de António Nóvoa, Embaixador de Portugal junto da UNESCO, a notícia do lançamento do concurso literário “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, o testemunho de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação e linguista.
As últimas semanas conseguiram transformar radicalmente o modo como vivemos. E são já muitos os exemplos de projetos nascidos e criados em tempos de pandemia, prova de que a criatividade e arte continuam (bem) vivas ...
Em tempos de confinamento obrigatório em muitos países do mundo, como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus, são muitos os que procuram uma forma de passar o tempo. Milhares de pessoas recorrem à arte para estimular a criatividade e, isoladas em casa, recriam pinturas famosas da história da arte.
Nesta semana das ciências recomenda-se este video para todos aqueles que gostam da natureza, em especial para o 5ºC que tem como projeto de turma os animais de diferentes parques e reservas naturais de Portugal como a Arrábida.
Conhece o habits natural do Lobo Ibérico um animal que está presente em diferentes Parques Naturais como o Parque Natural Peneda /Gerês e Montesinho.
O filme revela os valores naturais de Almada, onde animais e plantas encontram refúgio e condições para prosperar, num território com habitats distintos, pleno de biodiversidade.
https://www.youtube.com/watch?v=GCQnBwxATR0
A história é muito simples de contar. Celeste trabalhava no “self-service” do Franjinhas, que tinha sido inaugurado em 25 de abril de 1973. Como era o aniversário, o gerente comprou cravos vermelhos e brancos para oferecer a cada senhora que entrasse no restaurante, mas com o movimento das tropas nas ruas resolveu fechar a porta: “Levem as flores para casa, é escusado ficarem aqui a murchar”.
Revista Público Magazine, 1994-04-24Para que as tropas, na madrugada de 24 para 25 de abril, tivessem um sinal que lhes permitissem sair dos quartéis foram escolhidas 2 canções…
... «E Depois do Adeus», cantada por Paulo de Carvalho, e «Grândola, Vila Morena», escrita e cantada por José Afonso, mais conhecido por Zeca.
Às 22h55 do dia 24 de abril de 1974, a estação de rádio Emissores Associados de Lisboa transmite o primeiro sinal combinado: “Faltam cinco minutos para as vinte e três horas, convosco Paulo de Carvalho com a canção «E Depois do Adeus»”.
FZeca Afonso é já antes de 1974 o mais destacado dos cantores de intervenção que atormentavam o regime que viria ser deposto a 25 de abril. Do seu talento musical aliado à sua enorme sensibilidade poética resultaram canções que desde cedo se tornaram símbolos da resistência.
Estudou em Coimbra e depois de se formar foi professor no Algarve. Como não gostavam do que ele pensava, escrevia e cantava, proibiram-no de ensinar. Veio viver para Setúbal; gravava discos com canções cheias de esperança e uma dessas canções, feita em homenagem a uma coletividade alentejana, falava de fraternidade e de amizade. Chamava-se «Grândola, Vila Morena».
Zeca Afonso era um símbolo para todos aqueles que queriam que em Portugal houvesse liberdade e democracia.
Maior abundância de alimento, ausência de predadores, microclimas com temperaturas mais amenas são alguns dos fatores que levam aves, mamíferos e insetos a viverem mais perto dos humanos.