Este novo serviço de bibliotecas escolares destina-se a todos os educadores / professores do agrupamento e tem com objetivo promover competências digitais em docentes e discentes.
Conheça as orientações estabelecidas pela RBE para este ano letivo a partir das quais a BE organiza o seu P.A.A. ( Plano Anual das Atividades)
Estamos de volta com muitas novidades, novas atividades e projetos sempre a pensar na melhoria da qualidade dos nossos serviços de biblioteca
Este mês dedicada à família. Em destaque a entrevista com Eduardo Gageiro, encontros com as famílias de turmas do 2º e 3º ciclos, as atividades dos projeto MAAFLM entre outras de cidadania ativa nas diferentes unidades do agrupamento.
Depois de um longo processo de construção do jogo do Olimpo a turma do 5.ºB pode finalmente jogá-lo. Muito entusiasmo, algumas birras ou não este um jogo de sorte ou azar. A equipa que ficou em primeiro lugar que o diga apenas em 4 jogadas conseguiu a Imortalidade dada pela deusa Atenas.
O 5.ºB esteve na BE a realizar o concurso quem sabe mais sobre.. deuses greco-romanos e romanização da Península Ibérica. As duas equipas acabaram empatadas depois de terem revelado grandes conhecimento sobre os conteúdos de HGP.
Em destaque os serviços das BE do AEMM no Mês das literacias dos media como Ucrânia em debate, o Projeto "Museus aqui e agora e o futuro que lá mora" atividades de matemática, da educação especial e ainda Engenheiras por um dia entre outras.
Começa já no dia 17 de março as sessões de Cidadania e Média com a " Ucrânia em Debate " . Estas sessões destinam-se a alunos do 7º e 8º ano nas disciplinas de Português e Geografia. Conheça em pormenor o descritivo das noticias selecionadas para promover o debate.
Gilda Nunes Barata esteve hoje dia 16 de março na nossa escola, foi recebida pelos alunos do 5ºB que presentearam com várias surpresas entre elas a continuação da história das " Duas irmãs em Odrinhas" e um breve momento musical. A escritora foi muito afetuosa e revelou muito do seu " mundo de escritora. Derreteu a geada dos nosso corações e ficará para sempre retida nas nossas memórias.
No âmbito do projeto " Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora " os alunos do 5º B conheceram a vida e obra de Gilda Nunes Barata autora do livro explorado em sala de aula " Duas irmãs em Odrinhas"
Conheça esta maravilhosa escritora...
A Escola Maria Alberta Menéres está integrada neste projeto que resultou de uma parceria entre a CMS os Museus e a RBE. Os alunos do 5º B vão realizar oficinas de escrita leitura e ilustração e em Abril irão visitar o Museu de Odrinhas. Todos as famílias do nosso concelho poderão visitar estes museus do projeto completamente grátis só terão que efetuar uma marcação prévia.
A Dr.ª Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional da RBE, esteve na sessão de abertura do 19.º Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares.
As suas palavras foram de alento, estímulo e reconhecimento aos professores bibliotecários pelo serviço realizado nas Bibliotecas Escolares. Relembrou que vivemos tempos de grande aceleração e incerteza, de alterações profundas nos modos de perceber, de pensar e de estar.
No passado dia 16 de dezembro, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e com o apoio do Hotel InterContinental Lisboa, foram divulgados os resultados finais das candidaturas à III Edição do Selo da Diversidade, numa cerimónia que contou com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
Esta edição contou com 34 candidaturas por parte de 24 entidades, tendo sido atribuídos 17 selos e 4 menções honrosas. Em anexo podem consultar os resultados finais, por categoria.
Em destaque os serviços das BE do AEMM com as atividades do MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), a formação de utilizador, as oficinas de escrita criativa, o Plano de Leituras Alternativas e projetos com os parceiros como o Concurso Nacional de Leitura do PNL, a Formação Pordata Kits da Pordata e a UNESCO
Os alunos das turmas do 5ºA, B e C com a professora de português Mª Lourdes Leitão refletiram e escreveram sobre as suas primeiras perceções sobre a escola e quais as expetativas que têm neste regresso às aulas.
A integração destes alunos, que vêm de escolas do 1º ciclo, nunca é fácil. Uma escola muito maior, um espaço desconhecido, muitas regras novas e muitos professores são alguns dos desafios que têm de ultrapassar.
Fica aqui o testemunho da sua primeira Oficina de Escrita.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”
Descubra os nosso serviços. Oferecemos 15 serviços diferentes na área da formação ,leitura, escrita criativa, concursos, exposições literacias da informação, média e digitais, projetos e parcerias.
Consulte o Cardápio
A BE irá elaborar um Plano de Leituras Alternativas, no âmbito do projeto LAVRA, rentabilizando os recursos existentes e recolhendo as sugestões de leitura dos departamentos curriculares.
De 13 a 30 de setembro todos os docentes são convidados a visitar a BE da escola em que lecionam, de modo a selecionar os livros com interesse para cada ano de escolaridade, na sua área disciplinar ou área do saber.
A BE deseja a todos docentes e discente um BOM ANO Letivo. Conheça o pormenor o Plano 21/33, com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás.
Ler Mais..
Nesta edição especial DAC, são divulgados os trabalhos dos alunos, dos diretores de turma e docentes em algumas turmas do 2º e 3º ciclos.
Conheça os novos livros da BE, a estatística deste ano letivo e alguns projetos para o próximo ano letivo.
Conheça as nossos serviços, projetos e parcerias uma singela amostra do trabalho realizado pela BE, pelos docentes e turmas de setembro até hoje.
A BE congratula-se com imensa colaboração da direção, dos docentes, das assistentes operacionais, dos alunos e dos parceiros.
No dia 5 de Maio o escritor vem a Escola Maria Alberta Menéres falar sobre a origem das expressões portuguesas e incentivar os alunos a elaborar o Jogo das Expressões Populares nas regiões de Portugal e dos países do mundo representados no nosso agrupamento.
A REEI dinamiza a 2ª "Mostra de Práticas" dedicada ao Pilar da REEI: “Currículo”, no dia 9 de Fevereiro (terça-feira), das 10h-12h00.
Nesta “Mostra” as Escolas-membro a partilham práticas realizadas em sala de aula que incluem aspetos como: o multilinguismo; a diferenciação pedagógica numa perspetiva de inclusão e interculturalidade; práticas pedagógicas cooperativas; o recurso a cenários de aprendizagem ativa que utilizem as tecnologias.
Um projeto de Multiculturalidade e não só...
O projeto existe há 3 anos e já envolveu muitos alunos e turmas no Agrupamento de Escolas de Mem Martins nas escolas do 1º ciclo EBSM1 e EBMM2 e na Escola Básica Maria Alberta Menéres.
No âmbito do Projeto BEM- ESTAR Docente e não só... a embaixadora lançou durante o mês de Janeiro uma campanha de gratidão. O poder da Gratidão reforça as defesas do organismo e permite aumentar a qualidade de vida.
A equipa de embaixadores do Bem- estar lançou os desafios de Natal e a comunidade escolar participou ativamente nas escolas do 1º ciclo, onde houve o envolvimento da associação de pais e na Escola Basica Maria Alberta Menéres
No âmbito do MIBE, as turmas do 6ºA, B e C elaboraram marcadores de livros com sugestões de 10 hábitos que reforçam as defesas do organismo incentivado simultaneamente, à leitura. A atividade foi realizada na BE com as participação da professora Lourdes Leitão e Elizabeth Fonseca durante o mês de outubro.
Na semana de 19 a 23 de outubro está a decorrer na BE a formação em Metodologias de Estudo, no âmbito do programa de Mentoria às turmas do 5º e 7º ano.
Cria o teu GRUPO junto da tua DT
As aulas já começaram, vem visitar a Biblioteca Escolar da Escola Maria Alberta Menéres e conhecer as novas regras de utilização. Se és aluno do 8º Ano inscreve-te na BE, para ser Padrinho/ Madrinha das turmas do 5º ano, no âmbito do Projeto SER (Saber Estar no Recreio). Ajuda a integrar os novos alunos da escola e a contribuir para uma melhoria da saúde publica.
A Dra. Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares desejou a todos os professores bibliotecários um BOM ANO.
Obrigada pelas suas palavras de reconhecimento, encorajamento e apoio face às dificuldades e desafios que se colocam neste ano letivo!
A BE da Escola Maria Alberta Menéres está preparada para os desafios do novo ano letivo 2020/21, tem um novo regimento de acordo com o plano de contingência do AEMM e as orientações da RBE e a sinalética adequada para garantir as condições de segurança, higienização e arejamento deste espaço.
Consulta a Tabela Resumo para compreender as alterações entre os 3 regimes.
O mundo precisa de educação para o desenvolvimento sustentável mais do que nunca. Atualmente, está em preparação uma nova estrutura global sobre EDS, com o objetivo de criar sistemas educacionais que ajudem alunos de todas as idades a contribuírem ativamente para sociedades mais pacíficas e sustentáveis e desenvolverem um senso de responsabilidade pelo nosso planeta, alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ler na integra...
Dia 16 de julho de 2020 foi o primeiro encontro da REEI, dinamizado pela equipa técnica a saber, Sara Caetano, do Alto Comissariado para as Migrações a Ana Ricardo, Vitor Figueiredo da Direção-Geral da Educação e Mónica Mascarenhas, da Pascal Paulus da Fundação Aga Khan Portugal. Os oradores foram a Subdiretora geral, Direção-Geral da Educação Eulália Alexandre, o CEO da Fundação Aga Khan, Portugal, Karim Merali e a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Estiveram representadas escolas de 14 distritos de Portugal Continental num total de 106 participantes.
Ler mais REEI...
O projeto " Engenheiras por um Dia " convida todos alunos a participar no ciclo de workshops sobre Engenharia e Tecnologia. Assim, nos dias 25 e 26 de junho, estes workshops pretendem dar a conhecer as várias áreas da engenharia e tecnologia e respetivas saídas profissionais. Para tal, conta com a participação de mais de uma dezena de mulheres com diferentes experiências profissionais ligadas a várias empresas e universidades.
Para participarem nestas atividades, os/as alunos/as devem inscrever-se aqui e, posteriormente, enviaremos o link para a sessão que irá decorrer via TEAMS.
A Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO dá-nos a sugestão de : construir uma cidade que aprende é uma jornada coletiva e contínua. Requer um plano de ação concreto, com forte liderança política e firme compromisso; participação e envolvimento de todas as partes interessadas...
Os alunos do 5ºF orientados pela professora de educação física Andreia Pais, comemoraram a semana da diversidade reflectindo sobre a Diversidade no Desporto e concluíram que todos os desportistas são entusiasmados e dedicados quer sejam portadores de deficiências ou não.
Fica aqui o exemplo do trabalho do António Llorente, Beatriz Boavida, Eva Alexandre Darius Sclifos, Dorian Sclifos, Rodrigo Reis e Carolina Vieira.
Na semana de 1 a 5 de junho publicaremos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em diferentes disciplinas e anos de escolaridade.
Entrega já os teus trabalhos ao professor.
Mantém a Equidade agarra esta oportunidade!
Na semana da Diversidade, 25 a 30 de maio, as professoras Fátima Bandeira e Maribel Pereira de Cidadania Fátima e Desenvolvimento propõe que assistas a este vídeo e o debatas em família.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é, este ano, celebrado num momento de incerteza e de preocupação. O encerramento de espaços públicos, instituições culturais, salas de espetáculo e concertos levou, para muitos, à contração do espaço cultural e ao refúgio no seu íntimo.
No dia 22 de maio, assista encontro sobre "A importância da Diversidade nas Organizações" inserido na semana da diversidade, está no facebook da ANIMAR e da Carta Portuguesa para a Diversidade.
A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.
Uma Carta para a Diversidade consiste num documento curto assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos).
Faça já a sua inscrição
Inscrições: https://forms.gle/BaVhLX1MP4hhDBH
O programa da Semana da Diversidade na EMAM é acompanhado de divulgação de recursos que poderão ser trabalhados na hora da direção de turma transversalmente a várias disciplina como história, geografia, inglês etc.
A semana da Diversidade vai decorrer entre 21 e 28 de maio, em articulação com a Carta da Diversidade, teremos muitas novidades, recursos, leituras, workshops desafios em breve publicaremos o programa...
O artista descobriu esta nova forma de escultura através dos brinquedos de papel
Saiba mais assistindo ao video.
A semana de 4 a 8 de Maio é dedicada às Expressões Artísticas ( musica, dança, escultura pintura teatro cinema etc.)
Nunca a arte fez tanta falta para expressar emoções para distrair para manter a esperança e a beleza em alta, nestes tempos difíceis de pandemia
O plano define os serviços das Bibliotecas escolares do agrupamento que podem e devem ser solicitados por diretores de turmas e professores e através deles partilhar com as turmas os alunos e encarregados de educação.
Queremos continuar a oferecer um bom serviço!
Na semana de 27 a 30 de Abril é a semana das ciências experimentais com o contributo dos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas e muitas, curiosidades interessantes...
Este dia pretende conscientizar as virtudes do jazz como uma ferramenta educacional e uma força de empatia, diálogo e maior cooperação entre as pessoas. Muitos governos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e cidadãos atualmente envolvidos na promoção da música jazz aproveitarão a oportunidade para promover maior apreço não apenas pela música, mas também pela contribuição que ela pode dar para a construção de sociedades mais inclusivas.
“ Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo”
Sophia de Mello Breyner Andresen
O projeto Maria Alberta Informa: do 5ºF da Escola Básica Maria Alberta Menéres surgiu no ano letico 2019/20 e é uma parceria com a biblioteca escolar.
O logo do projeto foi criado pelo Gabriel Carvalho, do 5ºF em colaboração com a professora Rosa Cabido