O HJV prioriza a segurança de todos os pacientes, por isso trabalha com a Política de Gerenciamento de Riscos visando evitar danos durante a assistência prestada. A instituição também valoriza o envolvimento do paciente, trazendo-o para o contexto do seu próprio cuidado e aumentando, assim, a segurança da assistência. Contribua para um atendimento seguro, observando as orientações seguintes:
A pulseira de identificação que é fornecida ao paciente deve ser mantida durante toda a internação para garantir a segurança da sua identidade e a conformidade dos procedimentos. Confira os dados contidos na pulseira de identificação e não a retire.
Mantenha as pulseiras do Recém-Nascido durante toda a internação.
02. COMUNICAÇÃO SEGURA
Informe o seu histórico de saúde/doença e siga as instruções dadas pela equipe multidisciplinar responsável por sua assistência.
Dúvidas relacionadas à internação ou atendimento devem ser esclarecidas com o médico ou equipe multidisciplinar. O paciente tem o direito de receber informações verbais ou escritas referentes ao seu tratamento.
03. USO SEGURO DE MEDICAMENTOS
Informe ao seu médico, à enfermagem e ao farmacêutico os medicamentos de uso habitual.
04. CIRURGIA E PARTO SEGURO
Confirme com a equipe multidisciplinar o tempo de jejum.
Caso o procedimento envolva lateralidade, certifique-se com o médico e a equipe.
No momento da aplicação dos termos de consentimento cirúrgico e anestésico, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.
Não retire a pulseira de identificação do Recém-Nascido.
05. PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Acompanhantes e visitantes não devem comparecer ao hospital se estiverem com qualquer doença infecciosa (mesmo que ainda seja suspeita).
Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel ao chegar e ao sair, antes e depois de prestar ajuda ao paciente.
Não se aproxime de pacientes vizinhos para evitar transmitir infecção.
Não manuseie cateteres, sondas ou equipos de soro dos pacientes. Se necessário, chame a equipe de enfermagem.
Evite a troca de brinquedos entre pacientes pediátricos e o uso de brinquedos não laváveis.
Respeite as recomendações para os pacientes em isolamento. Estas medidas visam evitar a disseminação de infecções e protegem o paciente, o visitante e a equipe de saúde.
Pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos podem receber contatos telefônicos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HJV sobre recuperação pós-cirúrgica.
06. PREVENÇÃO DE QUEDAS
O Hospital Jorge Valente disponibiliza um manual de Orientações sobre Risco de Queda, que pode ser solicitado à equipe ou consultado abaixo. É importante seguir as recomendações preventivas contidas no informativo, evitando lesões graves que podem ser provocadas por quedas.
Lembre-se: se você é acompanhante, não deixe o paciente sozinho.