Missão 5

Nível Ultimate

(Poder Máximo)


Este nível é só para os melhores dos melhores. Para quem é extremamente curioso e trabalhador e quer tornar-se GRÃO MESTRE da SABEDORIA.

História Trágico-Marítima: outra obra cobiçada por BACO

A História Trágico-Marítima é um conjunto de histórias de naufrágios ocorridos sobretudo na segunda metade do século XVI, que Bernardo Gomes de Brito decidiu compilar e publicar em 2 volumes. Estes relatos foram escritos pelos próprios sobreviventes e apresentam a face negra dos Descobrimentos, a tragédia em vez da Glória. Um desses relatos é do naufrágio por que passou Jorge de Albuquerque Coelho, narrado por Bento Teixeira Pinto um sobrevivente da Nau Santo António. Em 1565, a tripulação deu início à viagem entre o Brasil e Portugal, mas logo à saída encalhou e foi obrigada a regressar. Apesar do acidente ser considerado por muitos um mau presságio, depois de consertada a nau voltou a partir. Durante a viagem, a tripulação foi atacada pelos franceses. Mas Jorge de Albuquerque tentou defendê-la durante 3 dias, apesar da escassez de homens e armamento. Quando os franceses abordaram a nau mostraram admiração pela ousadia e bravura do Fidalgo português. Enquanto este pensava no plano para recuperar a embarcação iniciou-se uma violenta tempestade que a destruiu quase por completo, afastando-a da Nau francesa. Durante vários dias, sobreviveram no mar praticamente sem alimentos, sem velas e sem leme, mas com muita fé em Cristo e na Virgem Maria. Quando toda a esperança já parecia ter desaparecido e alguns marinheiros queriam ceder à tentação diabólica de comer carne humana, foi avistada terra e uma barca veio socorrer os poucos sobreviventes. (Fonte: Escola Virtual)

Comparação entre Os Lusíadas e a História Trágico-Marítima

Os Lusíadas e a História Trágico-Marítima têm em comum Os Descobrimentos e a conquista dos Mares pelos portugueses. A epopeia camoniana destaca a vertente mais heroica e gloriosa. N’ Os Lusíadas é a viagem de ida é o que mais interessa. O que motiva os navegadores em busca de algo novo, da aventura do Oriente enquanto símbolo da origem e do conhecimento. O herói português destaca-se por ter conseguido ultrapassar os limites de um mar revolto e traiçoeiro, alcançando desta forma o estatuto de figura mítica. A História Trágico-Marítima enfatiza a face mais sombria e trágica das conquistas marítimas e a narrativa centra-se principalmente nas viagens de regresso. São frequentes nestas histórias alusões à cobiça e à ganância, enquanto causa de muitos naufrágios uma vez que as embarcações viajavam mal equipadas e com excesso de carga. Mas também se faz referência à coragem e à determinação dos muitos portugueses, que apesar da fragilidade, conseguem sobreviver a grandes tragédias.

Resumindo: Os Lusíadas e a História Trágico-Marítima apresentam visões diferentes dos Descobrimentos. A epopeia de Camões destaca o lado heroico e dá uma visão positiva da expansão marítima, apresentando os feitos grandiosos dos portugueses. A História Trágico-Marítima enfatiza o lado trágico e foca o sofrimento causado pela ganância e pela cobiça apresentando os portugueses como corajosos e determinados face às vicissitudes da natureza. (Fonte: Escola Virtual)

Desafio 1

Ler as sínteses anteriores: O que sei sobre a História Trágico-Marítima? DAR a resposta no ePortefólio.

LER este documento e encontrar as causas dos naufrágios. CRIAR um POST IT com esta ferramenta para dar a resposta.


Leituras cruzadas d'Oriente e d'Ocidente

(Conquistam 10 emblemas EXTRA)

LER aqui um excerto de um dos relatos da obra "História Trágico-Marítima" e FAZER a SÍNTESE.

Se tiverem suficiente curiosidade ver aqui uma edição antiga.

Desafio 2 - Criar um trailer sobre Os Lusíadas e outro sobre A História Trágico-Marítima

No nosso blogue tens informação para te ajudar a criar os vídeos.

Desafio 3

Alegações

Salvar as duas obras cobiçadas pelos deuses está nas vossas mãos. Tudo depende da vossa capacidade de argumentação.

Agora que conquistaram o grau de MESTRES SÁBIOS e tudo sabem sobre as duas obras cobiçadas, convoquem uma reunião de urgência com BACO, com a seguinte agenda: Ponto único: Autoria de "Os Lusíadas" e da "História Trágico- Marítima". Enviem a convocatória para o Olimpo (geramovel@gmail.com) e a ATA com as alegações finais .

BATALHA FINAL ENTRE MESTRES SÁBIOS

Desafio final - Criar dois jogos ARCADE com esta ferramenta sobre as duas obras.

Recompensa - Jogar este jogo com o colega e ver quem obtém maior pontuação.

Sublime! EMBLEMA para o grau de GRÃO MESTRE da SABEDORIA.