DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
O GRANDE INQUISIDOR. CRISTO RETORNA À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
ESCREVI EM 21 DE DEZEMBRO DE 2023:
OUÇAM O MEU FILHO GIOVANNI E SUA MENSAGEM CRÍSTICA.
COM FÉ,
Giorgio Bongiovanni
PLANETA TERRA,
21 de Dezembro de 2023.
O GRANDE INQUISIDOR. CRISTO RETORNA À TERRA.
O Grande Inquisidor. Cristo retorna à Terra depois de mil e quinhentos anos, realiza milagres e é reconhecido pela multidão que o recebe com clamor. O teatro é uma praça da Siviglia, onde durante a Santa Inquisição, foram queimadas vivas centenas de corpos humanos, hereges da Igreja.
O Grande Inquisidor, que é um ancião de noventa anos alto e reto, se dar conta do que está acontecendo e faz com que seus guardas prendam o homem que realiza os milagres, este homem que emana misericórdia e poder juntos e, irradia a luz do amor.
Cristo é trancafiado em uma cela do Santo Tribunal. O Grande Inquisidor vai visitá-lo durante a noite e começa um diálogo.
Resumo algumas breves frases, mas leiam o integra no vídeo:
"… Se cale. E depois que coisa poderia me dizer? Já sei o que me diria. […] por que vieste a nos incomodar? […] amanhã mesmo te condenarei e te farei queimar na fogueira como o pior dos hereges, e aquele mesmo povo que hoje beijou seus pés, amanhã diante de um pequeno sinal meu se apressarão a amontoar brasas em sua fogueira […] «‘o homem foi criado rebelde; mas poderão os rebeldes ser felizes alguma vez? […]
«Você quer ir ao mundo e vai com as mãos vazias, com uma certa promessa de liberdade que eles, em sua simplicidade e inato desenfreio, nem sequer podem conceber, uma liberdade que temem, e espanta, já que nunca houve nada mais insuportável, para o homem e para a sociedade humana, que a liberdade ! […]
«Você não desceu da cruz quando lhe gritavam com insulto e brincadeira: “Desça da cruz e então acreditaremos que é você”. Você não desceu então, porque uma vez mais não quis escravizar o homem com o milagre e desejou a fé livre, desvinculada do milagre. Desejava o amor espontâneo e não os entusiasmos servis do escravo diante do o capitalista que o aterrorizou de uma vez por todas. Mas inclusive naquele caso superestimamos os homens."
Esta história foi tirada da novela do Fedor Dostoievski, “Os irmãos Karamazov”, escrita em 1880. Li no livro do jornalista e crítico Luca Sommi, “A Beleza - instruções de uso”, que é um projeto cultural que resume 50 obras de grandes clássicos, artistas, pensadores, revolucionários, oferecendo elementos de reflexão muito importantes que podem nos ajudar a desenvolver esse pensamento crítico e livre que só a cultura e o conhecimento podem nos ajudar a alcançar.
A beleza estética como a beleza ética é algo ao qual nos sentimos atraídos, que desejamos, uma gravidade mas transcendente que certamente pode nos ajudar a melhorar nossa vida inclusive em relação às pequenas ou grandes decisões que tomamos em nossas vidas.
A cultura e o conhecimento nos ajudam a adquirir essa consciência adicional de nós próprios e de nosso rol na Terra. Observando obras e lendo autores podemos viver as experiências de milhares de vistas e observar as coisas de diferentes perspectivas, adquirindo maturidade e sabedoria infinita.
Proponho a história do Grande Inquisidor” porque acredito que seu significado é tremendamente atual e pode nos fazer refletir sobre os trágicos acontecimentos que estamos presenciando atualmente como é a guerra na Terra Santa, por exemplo. Segundo meu ponto de vista, também hoje as grandes instituições não reconheceriam Cristo se se apresentasse como então e escolheriam sua crucificação. Inquietante é o raciocínio que leva ao Grande Inquisidor, a não reconhecer o Cristo, mas sim a acreditar que sabem melhor que Ele, o que é justo e o que é injusto para a humanidade.
De fato, este o reconhece muito bem e sabe que é Ele e não um impostor e decide condená-lo por isso mesmo, a Igreja perderia seu poder e o homem cedo ou tarde optaria por submeter-se ao poder da Igreja em lugar de elevar-se à liberdade de Cristo, negando-o. Embora no final, por certo, nos oferecerá uma grande surpresa.
A volubilidade do homem diante do poder disposto a crucificar Cristo depois de havê-lo gabado, que também podemos entender como todos seus valores, o livre-arbítrio que nos condena, este Cristo que nos salva nos deixando livres para nos equivocarmos uma vez mais… e muito mais. Temas de atualidade que devem nos fazer refletir sobre as decisões que a humanidade e as grandes instituições estão tomando.
Observando as últimas crises mundiais, as guerras em curso, onde o benefício e o poder sempre estão acima de tudo, qualquer um se sente no direito de tomar decisões pela humanidade e a humanidade fica quieta e observa vendendo-se por um pedaço de pão. Parece ser a única coisa que queremos, e assim compra nossa liberdade, a verdadeira, a que Cristo nos oferece através da verdade, que preferimos não ver, como acontece hoje, como aconteceu então.
Voltemos a ler juntos e me digam o que pensam nos comentários.
Luca Sommi #Dostoevskij #gesucristo #cristo #chiesacattolica #cultura #CrescitaPersonale #crescitaspirituale #filosofia #labellezza #romanzi #umanità #sceltedivita #veta #consapevolezza #conoscenza
Anexos:
Em 19.09.23 - Friedrich Nietzsche, o antocristo e o nacismo.
Em 14.09.23 - Giovanni Bongiovanni e Fiedrich Nietzsche.