A voz dos Extraterrestres.
A voz dos Extraterrestres.
VIVER!
DO CÉU À TERRA
ESCREVI EM 21 DE OUTUBRO DE 2019:
A FORÇA DO AMOR E DA SOLIDARIEDADE: FUNIMA.
LEIAMOS COM DEVOÇÃO.
COM FÉ,
G. Bongiovanni.
PLANETA TERRA, 21 de Outubro de 2019.
Jornal "Trip to Argentina" outubro 2019.
Reuniões em mesas de trabalho e encontros institucionais
(Por Giovanni Bongiovanni)
As primeiras semanas de atividade desde que chegamos a Salta, foram dedicadas às reuniões nas mesas de trabalho sobre os temas água, saúde e alimentação e aos encontros institucionais. Nestas mesas fazem parte representantes institucionais, pessoas comuns, além de outras pessoas, ministérios, fundações e organizações não governamentais, que se reúnem para intercambiar informações e programar intervenções para melhorar os trabalhos nos lugares de maior mal-estar. Não se está acostumado a falar muito destes aspectos que vivem as organizações como Funima International que realizam projetos para melhorar as condições de vida das pessoas. Analisar as necessidades existentes no lugar, estudar a viabilidade de uma intervenção, realizar o projeto técnico, a colaboração institucional, também com os organismos cooperadores; e ainda mais, a arrecadação de fundos, informação, a documentação do trabalho desenvolvido com imagens fotográficas e vídeo. São as fases de trabalho que outorgam solidez ao projeto, são elas mesmas o projeto, que concluem com a realização de um poço, a construção de uma estrutura ou a formação trabalhista de um grupo de pessoas.
Desejo, portanto compartilhar com toda a comunidade de amigos e colaboradores do Funima International, alguns momentos importantes, que me envolvem em primeira pessoa nesta viagem, muito útil para garantir a sustentabilidade em termos econômicos, ambientais e temporais dos projetos que estamos desenvolvendo na província de Salta.
As reuniões que resumo, se enquadram efetivamente no contexto das relações e do intercâmbio de informações, um trabalho indispensável para poder intervir eficazmente em um território muito complexo como a selva do Chaco argentino: foco principal desta viagem. Aqui, não só há falta de infraestrutura e serviços de base, assim como também há emergências ambientais que respondem ao contexto geográfico no qual nos encontramos. Os transbordamentos do rio Pilcomayo no período do verão, o calor intenso e a seca, que se alternam a períodos de umidade que contribuem com a proliferação de enfermidades, são algumas destas. Aqui vivem centenas de comunidades nativas muito isoladas de todo o contexto de globalização, onde, com uma mescla estridente, entre natureza selvagem e "tecnologia", celulares e Coca-Cola, não faltam.
A primeira reunião se realizou na prefeitura da Santa Vitória Este, localidade situada na tríplice fronteira que faz limite com a Bolívia e Paraguai. Aqui Funima Internacional está propondo atividades e projetos a favor das comunidades originárias Wichi e Chorote.
Trata-se da "Mesa de Água, Saúde e Alimentação", da qual participamos todos os meses para programar os objetivos a curto e longo prazo para melhorar as condições de vida das comunidades locais.
É fundamental o intercâmbio de informações e de experiência para compreender as dinâmicas de um território, onde vivem diversas comunidades originárias como: Wichi, Chorote, Chulupi, Chiriguanos, Tapiete, Toba, Pilagra, Mocovi, e depois estão os crioulos*, os novos nacionais, migrantes bolivianos e paraguaios.
As comunidades originárias têm uma raiz cultural muito arraigada e complexa, que quer tentar manter por um lado as mesmas origens nativas quanto as usos e costumes, por outra vive uma forte contaminação do mundo globalizado, que está criando o caos no estilo de vida destas populações, as quais estão perdendo lentamente sua verdadeira origem.
Temos intenção de publicar brevemente um artigo sobre o estilo de vida, usos e costumes destas comunidades para aprofundar a questão um pouco mais.
A "Mesa de Água, Saúde e Alimentação" de Santa Vitória Este nos confia, depois de somente uma semana, a responsabilidade e a honra de ser seus porta-vozes na segunda reunião "Mesa de Água Provincial" tido ele a Salta capital na sede do "Ministério de Assuntos Indígenas".
Funima International tem exposto os problemas que apresenta o território e, as propostas para melhorar, em parte, o acesso à água potável e a luta contra a desnutrição. Pedimos não só a participação das instituições e de todos os órgãos predispostos a emprestar trabalhos para a saúde, mas também a colaboração de Fundações e Ong., sobre tudo reforçar o poder e a influência, inclusive política, da "mesa" para melhorar a coordenação de todas as intervenções, institucionais ou não, com recursos governamentais ou privados, nacionais e internacionais.
Logo a mesa de Salta elaborará um documento com alguns pontos e propostas por apresentá-los aos atuais candidatos políticos antes das eleições.
Enfim, graças à colaboração entre o Funima International e o Rotary Clube Tartagal Chaguar, a ministra Edith Cruz do "Ministério de Assuntos Indígenas e Desenvolvimento Social de Salta" recebeu-nos em uma reunião privada para aceitar nossa participação como organização operadora na localidade da Santa Vitória Este. E permitir assim a realização do projeto, que estamos promovendo, da construção de uma estrutura para recolher a água de chuva na comunidade de origem Wichi, El Pelìcano. Atualmente esta comunidade está se abastecendo de água em uma lagoa poluída e que não é apropriada ao consumo humano, que se formou depois do transbordamento do rio Pilcomayo em janeiro de 2018.
Este projeto teve uma evolução interessante. Depois de ter verificado a presença de sal nos lençóis aquíferas de grande parte do território, graças a um estudo aprofundado, realizado com visitas diretas às comunidades e a muitas pessoas com experiência na escavação de poços em todo o território; Funima International excluiu a solução da perfuração, propondo a construção de uma grande estrutura de 300 m2 para a colheita de água pluvial. Este estudo foi efetuado antes de mais nada, com as comunidades locais, que são as que utilizam a água dos poços para beber e, posteriormente com o prefeito do município de Santa Vitória Leste, com as organizações que participam à "Mesa de Água, Saúde e Alimentação" com o "Ministério de Primeira Infância", com o “Ministério de Saúde e Desenvolvimento Social" e algumas das maiores empresas construtoras como "Água do Norte” e "Salta Perfurações"; com a ministra Edit Cruz, que realizou muitas obras hídricas e que confirmou esta problemática como uma das maiores do território.
Resulta, portanto que muitas obras se demonstram inutilizáveis pela presença de sal na água pelo qual não é apropriada para o consumo humano. Não existe hoje uma tecnologia que possa eliminar deste mineral, a quantidade de sal necessária.
Os projetos que propomos sempre contam com o aval de profissionais e, as empresas construtoras são selecionadas meticulosamente. Para nós é fundamental a participação de outras organizações locais e também internacionais nos projetos, para administrar todas as colaborações coordenando um grande team de trabalho onde poder subdividir as responsabilidades e a aplicação dos recursos.
Atualmente o projeto de construção de coleta de água de chuva para El Pelicano de Santa Vitória Leste, coordenada pelo Funima International, conta com a participação de várias organizações privadas e referentes institucionais, sobre tudo da comunidade, a partir de seu chefe, o Cacique Felix Alonso.
Agradecemos principalmente à Fundação italiana "Vik Utopia", à "Fundação Los Niños de San Juan" que nos apresentou pela primeira vez esta realidade e com a qual estamos desenvolvendo outros projetos nos Andes da "puna salteña"; ao prefeito Moisés Balderrama do município de Santa Vitória Leste; a "Mesa de Água, Saúde e Alimentação" do S.V.E; Susana Ávila do "Ministério de Primeira Infância"; Horácio Ruiz e Carlos Falha do "Ministério de Saúde e Desenvolvimento Social de Salta" e à Ministra Edith Açucena Cruz do "Ministério de Assuntos Indígenas e Desenvolvimento Social de Salta”.
O Rotary Clube Oeste José Luis De Laurente de Buenos Aires na pessoa de Marian Fenoy; o Clube Rotary Cordoba da Cristina Bogus, o Clube Rotary Tartagal Chaguar da Ana Sandoval, o Rotary E-Club Romagna - Distretto 2072 do presidente Tiziana Casadio promovedora da participação dos Clubes e da Fundação Mundial Rotary International.
Além de alguns profissionais entre os quais o Engenheiro Víctor Laconi, a Engenheira Vitória Laconi e o Avv. Eugenia Hernandez Berni.
É nossa intenção, continuar como nosso papel de coordenação e de buscar outros colaboradores para os próximos projetos na localidade de Santa Vitória Leste como no resto da província de Salta, dos Andes da "puna salteña" à selva do Chaco.
A estrutura de 300 mq para a coleta de água pluvial, prevêr o fechamento do teto de captação com paredes para poder construir no interior espaços para destinar a trabalhos a favor de toda a comunidade.
* grupos étnicos que tiveram origem durante a era colonial fruto da mescla racial entre europeus e povos nativos.
Giovanni Bongiovanni._______
Presidente Funima International
Em 21 de Outubro de 2019.
http://www.funimainternational.org/
https://www.facebook.com/GiovanniBongiovanniFUNIMAInternational
https://www.instagram.com/giovanni_funima/?hl=it
Reuniões em mesas de trabalho e encontros institucionais - Ministra Edith Cruz.
Estudo de viabilidade.
Comunidade El Pelicano.
Mensagens anexas:
Em 10.10.19 - Trip to Argentina. Outubro e Novembro de 2019. (Em espanhol)
Em 12.09.19 - A favor da vida
Em 23.05.19 - Funima International semeia amor e solidariedade na América do Sul.
Em 03.05.19 - O sorriso das crianças na cruz.
Em 27.03.19 - O amor que move o sol e as demais estrelas.
Em 20.03.19 - Ser papai.
Em 13.03.19 - Guatemala. Pelo caminho da espiritualidade (parte II)
Em 10.01.19 - Os frutos do amor
Em 13.11.18 - O amor Crístico nos Andes argentinos.
Em 02.11.18 - Funima. Uma obra cristã de amor e solidariedade.
********************