Coordenação das Unidades.
Coordenação do Cantinho da Unidade.
Auxiliar no planejamento e execução do programa do Clube.
Auxiliar no desenvolvimento do projeto social.
Montar juntamente com os Instrutores um programa para o cumprimento das Classes.
Criar e manter atualizada uma listagem com os nomes dos Desbravadores e a Classe em que eles estão.
Fazer um relatório bimestral sobre o desenvolvimento dos Desbravadores em seu cartão e entregar para a diretoria.
Liderar a Unidade, ensinando, trabalhando e permanecendo com eles durante todas as atividades e programações.
Dar bom exemplo em comportamento, presença, pontualidade, uniforme, etc.
Participar da Ordem Unida com sua Unidade.
Ajudar os membros da Unidade em quaisquer problemas que possam surgir e manter os líderes informados.
Assistir às reuniões da diretoria sempre que solicitado.
Avisar ao Diretor com antecedência se não puder comparecer à reunião.
Montar um programa de visitação e convidar, pelo menos, um membro da diretoria para lhe acompanhar na visita. Essa é principal função do Conselheiro.
Recepcionar os novatos. Enquanto o Clube estiver cumprindo o programa corretamente, terá sempre novos membros no início das atividades.
Entregar mensalmente para a secretaria do Clube a ficha de avaliação de cada Desbravador devidamente preenchida.
O CONSELHEIRO ASSOCIADO geralmente é um aprendiz na liderança do Clube (com 16 anos ou mais). Ele deve atuar juntamente com o Conselheiro no desempenho de suas funções e auxiliá-lo no que for necessário. Na ausência do Conselheiro, a diretoria assume a Unidade, com o auxílio do Associado.
O Instrutor é um membro da diretoria do Clube que atua diretamente com os Conselheiros e Diretores Associados. Em geral o seu trabalho é ser responsável por uma Classe específica.
O Clube também deve ter um grupo de Instrutores responsáveis pelas Especialidades, que deverão procurar, além das Especialidades obrigatórias das Classes, Especialidades que sejam interessantes para os Desbravadores e pessoas que possam instruí-las.
Os Instrutores não são apenas pessoas do Clube, eles podem ser convidados para ministrar matéria específica, como nós e amarras, natação, habilidades manuais, etc. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, artesãos e profissionais de saúde são instituições e pessoas que geralmente aceitam de bom grado ajudar o Clube. Nesses casos, eles nem precisam ser adventistas, mas precisam ser chamados somente com a autorização do diretor.
São funções dos Instrutores:
• Ser responsável por ministrar uma das Classes. Como mencionado acima, ele é o responsável para que no final das atividades os meninos sejam investidos, providenciando a instrução de todo o cartão. Para mais informações, ver o capítulo 4.1 “Classes”.
• Avaliar os itens do cartão. Como foi ele ou um convidado que deu a instrução, deve ser
ele quem deve assumir a responsabilidade de avaliar o garoto e dizer se este cumpriu o
exigido satisfatoriamente ou não.
• Preparar os garotos para a avaliação Regional. A palavra final de quem vai ser investido ou não é do Distrital/Regional, portanto, o Instrutor deve cuidar para que seus Desbravadores realmente estejam preparados para a avaliação com ele, para que não fiquem constrangidos por não poderem ser investidos.
• Montar um calendário de instrução e encaminhá-lo aos Diretores Associados. O Instrutor deve montar um cronograma de todas as instruções que você vai dar ao longo do ano, de forma que tudo esteja concluído até o dia da investidura. Um cuidado especial deve ser tomado para que o calendário não choque com programas estabelecidos pelo Clube.
• Manter um trabalho conjunto com o Conselheiro para melhor avaliar os Desbravadores. O contato que o Instrutor tem com os Desbravadores é somente na hora da instrução, sendo que muitas vezes ele nem sabe muito bem o que está acontecendo com cada um.
Por isso, para um melhor rendimento das Classes, o Instrutor deve estar muito próximo
dos Conselheiros, para saber lidar com algum eventual problema que esteja acontecendo.
3.3.2. SECRETÁRIO
O Secretário será responsável por todos os registros e relatórios do Clube, além dos que são do encargo do Tesoureiro. Um Secretário eficiente e bem organizado terá um valor incalculável para o programa do Clube de Desbravadores.
São funções do Secretário:
• Registrar todos os pontos e deméritos na ficha de registro permanente. Cada Clube deve adotar o seu sistema de disciplina de acordo com a sua realidade. A melhor maneira de incentivar os juvenis e adolescentes a cumprirem as atividades do Clube é através de um sistema de méritos. É função do Secretário do Clube manter as anotações da pontuação de cada Desbravador.
• Preencher o relatório trimestral. O Campo precisa saber como está o funcionamento dos seus Clubes e o instrumento que utiliza para isso é o relatório trimestral. Seja online ou fisicamente, é função do Secretário o seu correto preenchimento dentro do prazo, para que o diretor entregue ao Distrital/Regional para aprovação final e envio à Associação/Missão.
• Notificar o diretor se um Desbravador começa a faltar com certa frequência. De posse das fichas de avaliação das Unidades, o Secretário do Clube deve observar a frequência e assiduidade dos Desbravadores. O diretor precisa ter esse controle para criar um plano de atenção especial, juntamente com os Conselheiros, àqueles que estão faltando ou chegando sempre atrasados.
• Ser responsável por montar e manter um sistema de comunicação com o Clube, seja
quadro de anúncios, mural, boletim informativo ou meio eletrônico. A Igreja e os próprios Desbravadores e direção precisam saber o que está acontecendo com o Clube. É função do Secretário elaborar e manter um sistema de comunicação atualizado, para informar sobre todas as atividades e projetos do Clube.
• Requisitar materiais e formulários de relatório da Associação quando necessário. Quando o Clube estiver precisando de algum material específico do Campo local, é função do Secretário fazer essa solicitação, via Distrital/Regional.
• Ser responsável pela biblioteca do Clube. Todos os Clubes devem incentivar a criação de uma biblioteca. Todos os livros devem ser cuidadosamente catalogados e deve-se criar um sistema para empréstimos. O Secretário do Clube é o responsável por todo esse sistema.
• Manter em dia o livro de atas, atos e o software de secretaria, quando for o caso, com todos os dados dos membros do Clube. A principal função do Secretário é manter atualizados todos os registros do Clube, principalmente os livros de Ata e Atos.
O Tesoureiro é o responsável geral por todas as finanças do Clube. Deve trabalhar em conjunto como o Tesoureiro da Igreja, de forma a manter todo o caixa do Clube conjunto com o caixa da Igreja.
Nos Clubes menores, os cargos de Tesoureiro e o Secretário podem ser assumidos por uma só pessoa, embora o trabalho seja melhor realizado quando funcionam em separado.
O Tesoureiro precisa gerenciar os fundos do Clube com honestidade e grande cuidado. O ideal é que o Tesoureiro seja alguém que já possui alguma experiência em contabilidade. Um Tesoureiro consciencioso e confiável poderá ajudar o Clube de Desbravadores a usar seus recursos sabiamente.
São funções do Tesoureiro:
• Controlar e manter registros de todos os fundos, tais como contribuições dos mem-
bros, taxas, ofertas, vendas, doações. Qualquer receita e/ou despesa que o Clube tiver, desde o recebimento de uma mensalidade até a aquisição de um grande bem, deve estar
devidamente registrada com as notas fiscais e/ou comprovantes financeiros anexados. O
Tesoureiro deve emitir mensalmente um balanço das finanças para a Comissão Executiva.
• Transferir os fundos para a tesouraria da Igreja, que ficam guardados como reserva pa-
ra uso exclusivo do Clube de Desbravadores. Toda receita do Clube deve ser transferida
imediatamente para a tesouraria da Igreja, que fica reservada para uso exclusivo do Clube de Desbravadores.
• Estar sempre pronto para a coleta de fundos em projetos dessa natureza e conservar acurado registro de tais fundos. É função do Tesoureiro a elaboração de projetos para a
arrecadação de verbas para o Clube. Para isso, com a autorização da Comissão Executiva, ele pode montar uma equipe para a sua execução.
• Receber valores de vendas, uniformes, mensalidades, doações, taxas e destiná-los
apropriadamente. É sua função receber todas as receitas, oriundas de todas as fontes e
transferi-las para a tesouraria da Igreja.
• Emitir comprovantes para todas as transações realizadas. Com todos os registros devidamente preenchidos e atualizados, deve estar apto a emitir comprovante de qualquer
transação realizada.
O Capelão desempenha um papel muito importante no Clube, dirigindo e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento espiritual a todos os Desbravadores e membros da direção. O Capelão deve ser um membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em situação regular com a igreja onde o Clube é organizado. Deverá ter a capacidade de organizar, bem como de liderar, efetivamente as atividades espirituais do Clube, descritas no capítulo 4.9 “Capelania”.
São funções do Capelão:
• Aconselhar e trabalhar em conjunto do diretor no preparo das atividades espirituais.
Todas as atividades espirituais do Clube são de competência do Capelão, sendo a principal delas a Classe bíblica. Para a execução de todas elas, o Capelão deve trabalhar em conjunto com a Comissão Executiva, de forma que todos estejam inteirados da realidade de cada Desbravador e suas necessidades específicas, para se criar um programa de alcance personalizado.
• Coordenar o momento devocional de todas as reuniões. O momento devocional é obrigatório em todas as reuniões do Clube.
• Organizar e liderar atividades missionárias em cooperação com a Comissão Executiva.
Todas as atividades missionárias do Clube devem ser dirigidas e organizadas pelo Capelão, com apoio da Comissão Executiva.
• Atuar como um Conselheiro espiritual especial em conjunto com os Conselheiros. O Capelão deve estar apto a aconselhar espiritualmente qualquer Desbravador que esteja precisando, seja por motivos pessoais, familiares, saúde, doutrinas, etc.
• Conhecer pessoalmente cada Desbravador e membro da direção e animá-los em seu relacionamento com Jesus. O Capelão deve desenvolver um plano de ação, juntamente com os Conselheiros, para aproximar os Desbravadores de Deus, de maneira personalizada. O mesmo é válido para os membros da direção.