Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é um filme de ação e mistério do período de 2009, estrelado por Robert Downey Jr. como o personagem de mesmo nome criado por Sir Arthur Conan Doyle . O filme foi dirigido por Guy Ritchie e produzido por Joel Silver , Lionel Wigram , Susan Downey e Dan Lin . O roteiro escrito por Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg foi desenvolvido a partir de uma história de Wigram e Johnson. Além de Downey Jr. como Holmes, Jude Law interpretao Dr. O filme, ambientado em 1890, segue o excêntrico detetive Holmes e seu companheiro Watson tentando frustrar a conspiração de um místico para obter o controle da Grã-Bretanha por meios aparentemente sobrenaturais. Rachel McAdams estrela como a ex-adversária de Holmes, Irene Adler , e Mark Strong interpreta o vilão Lord Henry Blackwood.

O filme foi amplamente lançado na América do Norte em 25 de dezembro de 2009 e em 26 de dezembro de 2009 no Reino Unido, Irlanda, Pacífico e Atlântico. Sherlock Holmes recebeu reações críticas principalmente positivas. O filme arrecadou US$ 524 milhões em todo o mundo, tornando-se o oitavo filme de maior bilheteria de 2009 . Downey ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia . O filme também foi indicado a dois Oscars , Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte . Uma sequência, Sherlock Holmes: A Game of Shadows , foi lançada em 2011, com um terceiro filme em andamento a ser dirigido por Dexter Fletcher.

Em Londres de 1890 , o detetive particular Sherlock Holmes e seu parceiro Dr. John Watson evitam o assassinato ritualístico de uma mulher por Lord Henry Blackwood, que matou cinco mulheres. O inspetor Lestrade e a polícia prendem Blackwood. Dois meses depois, Watson, noivo de Mary Morstan , está se mudando do 221B Baker Street ; ele espera não ter que lidar com as excentricidades de Holmes. Blackwood, que afirma ter poderes sobrenaturais, é condenado à morte por enforcamento, mas não antes de pedir para ver Holmes, avisando-o de mais três mortes imparáveis ​​que causarão grandes mudanças no mundo.

Holmes é visitado pela ex-adversária Irene Adler , que lhe pede para encontrar um homem desaparecido chamado Luke Reordan. Após sua partida, Holmes a segue enquanto ela se encontra com seu empregador secreto, deduzindo que o homem é professor e que intimida Adler. Enquanto isso, o avistamento de Blackwood vivo e sua tumba destruída de dentro para fora leva à crença de que Blackwood ressuscitou da sepultura. Reordan é encontrado morto dentro do caixão de Blackwood. Seguindo uma série de pistas do corpo, Holmes e Watson encontram o esconderijo de Reordan e descobrem experimentos que tentam fundir ciência com magia . Depois que Holmes e Watson sobrevivem a uma batalha com os homens de Blackwood quando estes tentam incendiar o laboratório, Holmes é levado ao Templo das Quatro Ordens, uma fraternidade mágica secreta com considerável influência política. Os líderes - Lord Chief Justice Sir Thomas Rotheram, Embaixador dos EUA Standish e Ministro do Interior Lord Coward - pedem a Holmes que detenha Blackwood, um ex-membro da sociedade e filho ilegítimo secreto de Sir Thomas.

Naquela noite, Sir Thomas se afoga em seu banho enquanto Blackwood observa, e na noite seguinte Lord Coward convoca uma reunião da Ordem onde nomeia Blackwood para assumir o comando no lugar de Sir Thomas. Blackwood revela ao grupo a sua intenção de tomar o controle do Império Britânico e reconquistar os Estados Unidos . Standish tenta atirar em Blackwood, mas pega fogo quando ele puxa o gatilho de sua arma, caindo de uma janela para a morte. Coward emite um mandado de prisão para Holmes, fazendo com que ele se esconda. Holmes estuda os rituais da Ordem e reconhece seus símbolos na encenação dos assassinatos de Blackwood; a partir disso, ele deduz que os alvos do assassinato final são todos os membros eleitos do Parlamento . Com a ajuda de Lestrade, Holmes finge sua prisão e é levado para ver Coward, onde observa evidências nas roupas de Coward para deduzir que Blackwood conduziu uma cerimônia nos esgotos sob o Palácio de Westminster . Holmes escapa.

Holmes, Watson e Adler encontram os homens de Blackwood nos esgotos guardando um dispositivo baseado nos experimentos de Reordan, projetado para liberar gás cianeto nas câmaras do Parlamento e matar todos, exceto os apoiadores de Blackwood, a quem ele secretamente deu um antídoto. Blackwood chega ao Parlamento e anuncia suas mortes iminentes, depois tenta ativar o dispositivo de cianeto por controle remoto; Adler consegue desativá-lo com uma explosão controlada . Os apoiadores de Coward e Blackwood são detidos enquanto Blackwood foge do Parlamento. Holmes persegue Adler, que pegou latas de cianeto do dispositivo, através dos esgotos , até o topo da incompleta Tower Bridge onde são confrontados por Blackwood. Blackwood luta contra Adler e a força a descer da ponte e cair no rio, tirando as vasilhas dela. Ele e Holmes então lutam, enquanto este último revela que deduziu como todos os supostos feitos sobrenaturais de Blackwood foram meramente obra de ciência e malandragem . Após a briga, um equipamento próximo desmorona, fazendo com que Blackwood seja preso por correntes e enforcado ao cair da ponte. Adler pousou em uma plataforma de andaime e disse a Holmes que seu empregador é o professor Moriarty , e que o professor não deve ser subestimado.

Enquanto Watson sai do 221B, um policial relata a Holmes que um policial morto foi encontrado perto do dispositivo de Blackwood. Moriarty usou os confrontos com Adler e Blackwood como uma diversão enquanto tirava da máquina um componente-chave, baseado na ciência infantil do rádio . Holmes considera o caso reaberto.