O Tesouro

O Tesouro é um filme de aventura estadunidense de 2004 lançado pela Walt Disney Pictures. Foi escrito por Jim Kouf e Cormac e Marianne Wibberley, produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Jon Turteltaub. É o primeiro filme da série de filmes National Treasure e é estrelado por Nicolas Cage, Harvey Keitel, Jon Voight, Diane Kruger, Sean Bean, Justin Bartha e Christopher Plummer.

Cage interpreta Benjamin Franklin Gates, historiador e criptologista amador que procura um tesouro perdido de metais preciosos, jóias, obras de arte e outros artefatos que foram acumulados em um enorme estoque e eventualmente ocultados pelos maçons americanos durante a Guerra Revolucionária Americana. Um mapa codificado na parte de trás da Declaração de Independência aponta para a localização do "tesouro nacional", mas Gates não está sozinho em sua busca. Quem puder roubar a Declaração e decodificá-la primeiro encontrará o maior tesouro da história americana.

National Treasure foi lançado mundialmente em 19 de novembro de 2004. O filme recebeu críticas mistas dos críticos de cinema, mas foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 347 milhões de dólares em todo o mundo.

Uma sequência, intitulada National Treasure: Book of Secrets, foi lançada em 21 de dezembro de 2007.

Benjamin Franklin Gates é um historiador estadunidense, criptologista e caçador de tesouros. Quando criança, seu avô, John Adams Gates, contou-lhe uma história de que Charles Carroll de Carrollton, transmitiu um segredo a seu ancestral em 1832, sobre um lendário tesouro retirado de impérios antigos ao longo da história, descoberto pelos Cavaleiros Templários e posteriormente protegido pelos maçons. O tesouro acabaria por ser escondido na América pelos Pais Fundadores dos Estados Unidos. A pista que leva ao tesouro é a frase "O segredo está com Charlotte". Enquanto Ben é convencido pela história, seu pai cético, Patrick, descarta isso como um absurdo.

Trinta anos depois, Ben lidera uma expedição com Ian Howe e seu amigo, Riley Poole, um especialista em computadores, para encontrar o Charlotte, um navio perdido no Ártico, que detém a primeira pista para encontrar o tesouro nacional. Depois de muitos esforços, eles encontram um cachimbo Meerschaum, que tem uma pista na forma de um enigma, o que implica que a próxima pista está na Declaração de Independência. Quando Ian sugere que eles roubem, Ben se opõe, causando uma briga, resultando em um grande incêndio alimentado por pólvora, e o grupo se divide em dois. Ian e seus homens escapam do navio, enquanto Ben e Riley se escondem pouco antes de o navio explodir.

Ben e Riley retornam a Washington, D. C., e relatam o possível roubo da Declaração ao FBI e à Dra. Abigail Chase, do Arquivo Nacional, mas ambos negam provimento ao pedido. Ben decide roubar o documento ele mesmo da sala de preservação dos Arquivos durante um evento de gala. Obtendo as impressões digitais de Abigail, Ben obtém a Declaração com sucesso, mas é avistado pelo grupo de Ian no momento em que eles a roubam. Ben tenta sair pela loja de souvenirs mas precisa comprar a Declaração quando o funcionário a confunde com uma cópia de lembrança; não tendo dinheiro suficiente na mão na época, Ben paga com cartão de crédito. Abigail, suspeitando que algo está errado, persegue Ben e pega de volta o documento. Ian a seqüestra, mas Ben e Riley resgatam Abigail, enganando Ian, deixando para trás uma cópia da Declaração. O agente do FBI Sadusky começa a rastrear Ben, usando as informações do cartão de crédito de Ben.

Incapaz de voltar para casa, o trio vai para a casa de Patrick para ficarem escondidos. Patrick tenta convencer Ben de que o tesouro é um mito, que Ben descarta. O trio estuda a Declaração e descobre um código Ottendorf escrita em tinta invisível. Com a ajuda do suco de limão e um pouco de calor de um secador de cabelo, eles descobrem que o código oculto se refere às cartas de Mrs. Silence Dogood, escritas por Benjamin Franklin com este pseudônimo a seu irmão, James Franklin, para o jornal The New-England Courant, que Patrick possuía anteriormente, mas doou para o Instituto Franklin. Usando um estudante para adquirir as palavras-chave das letras, Ben, Riley e Abigail descobrem uma mensagem apontando para a torre sineira do Independence Hall, onde o Sino da Liberdade uma vez ficou. Infelizmente, Ian e seus homens também conseguem encontrar e questionar o aluno e seguir a nova liderança. Seguindo o ponto na parede oposta da casa do sino, onde a sombra projetava exatamente às 14h22 do mesmo dia, Ben encontra um esconderijo contendo um par de óculos com várias lentes coloridas inventadas por Benjamin Franklin, que, quando usado para ler o verso da Declaração, revela uma pista apontando para o símbolo da Igreja da Trindade, localizada entre Wall Street e Broadway na cidade de Nova Iorque.

O grupo é perseguido pelos associados de Ian. Ben é preso pelo FBI, Abigail e Riley perdem a Declaração para Ian. No entanto, Abigail convence Ian a ajudá-los a resgatar Ben em troca da próxima pista. Ian concorda, organizando uma reunião no USS Intrepid, onde eles ajudam Ben a fugir do FBI.

Ian retorna a Declaração e pede a próxima pista, mas quando Ben permanece calado, Ian revela que sequestrou Patrick como refém. Eles entram na Igreja da Trindade, onde se sentam e estudam a parte de trás da Declaração de Independência, usando as diferentes lentes que resultam na descoberta de uma passagem subterrânea conhecida como Parkington Lane, mas parece levar a um beco sem saída, iluminado por uma solitária lanterna. Patrick afirma que está fazendo referência ao passeio da meia-noite de Paul Revere, apontando Ian para a Old North Church em Boston. Ian deixa Gates preso na câmara para morrer, indo para Boston. Patrick revela que a pista era uma farsa e entra na sala do tesouro usando as pistas que eles reuniram em sua jornada, mas parece saqueada. Depois eles encontram um entalhe no qual o cachimbo Meerschaum se encaixa e abrem uma grande câmara contendo o tesouro e escapam pela saída dos fundos. Ben entra em contato com Sadusky e acha que ele é um maçom moderno pelo selo em seu anel, entregando a Declaração e a localização do tesouro em troca de clemência. Ian e seus homens são presos mais tarde quando Ben avisa o FBI.

Mais tarde, Ben e Abigail começaram um relacionamento. Enquanto isso, Riley está chateado porque Ben recusou a taxa de 10% para o tesouro, mas aceitou uma quantia muito menor de apenas 1%, o que ainda lhes rendeu uma riqueza significativa. Enquanto Riley se afasta em uma Ferrari de Ben, e a casa recém-comprada de Abigail, Abigail dá a Ben um mapa do tesouro. Quando Ben pergunta a ela onde o mapa leva, Abigail simplesmente responde: "Você vai descobrir".