O Véio tá Brabo!
(por Dubes Sonego Junior)
Alexandre Lima lança o EP "VÉI'OBRABO TÁ INDIGNADO"
Músico veterano do punk e do rock de Blumenau gravou cinco músicas em que trata da epidemia de estupidez dos tempos atuais.
Veterano do punk e do rock de Blumenau, o músico e produtor Alexandre Lima anda indignado. Indignado com a própria situação, a situação do país e do mundo. Depois de mais de um ano trancado dentro de casa, por causa da pandemia, e com o estúdio que dirige parado por questões sanitárias, resolveu transformar a revolta em música. O resultado é o EP "VÉI'OBRABO TÁ INDIGNADO", que lança agora, dia 07 de setembro.
A escolha da data da Independência do Brasil é simbólica. Nas cinco músicas reunidas no trabalho, Lima, o “VÉI'OBRABO” do título, trata de questões políticas. “Espero agradar velhos punks e irritar bolsominions”, diz.
Em "LIBERDADE DE EXPRESSÃO", fala da necessidade e da vontade de se manifestar através da música. No single "O TRAIDOR", com lançamento antecipado para o dia 03 de setembro, expõe a indignação com ex-amigos e conhecidos libertários que abraçaram o discurso fascista. "REI DA NATUREZA" é sobre a prepotência humana e os impactos gerados por ela sobre a natureza. "PATRIAMADAQUEPARIU" é um protesto contra a truculência, a corrupção e a incompetência do governo federal. Encerrando, "NEGACIONISTA" ataca a desinformação e o negacionismo.
Musicalmente, o EP chama a atenção pelas guitarras sujas, a distorção saturada de amplificador estourado, um tanto de microfonia e o vocal de megafone. É possível reconhecer na sonoridade das músicas referências a Husker Dü, Stooges, Dead Kennedys, Black Flag, The Fall, Replicantes e Descendents, entre outros nomes, mas com um pé firme no punk brasileiro anos 80.
Algo entre o “digital hardcore” e o "cyberpunk do século XXI", como definiram amigos que escutaram uma prévia. “Mas já definiram também como ‘dificuldade dos idosos com computadores’", diz Lima rindo.
Processo de produção
Lima conta que compôs e gravou tudo sozinho, em uma semana, com um microfone para a voz, e um PC, no estúdio que mantém desde 2018 com a companheira, o Dog House - Som e Imagem, em Blumenau. Depois, sequenciou os instrumentos, mixou e mandou para o amigo linguista e músico experimental Guilherme Darisbo masterizar, em São Paulo.
“Sem a pressão imensa da pandemia, acho que dificilmente espremeria esse furúnculo musical”, diz Lima, que tem mais de uma dezena de gravações Lo-Fi no currículo. A lista inclui duas fitas K7 solo, duas fitas K7 com a Minds Away, EPs virtuais com Gods of Joy, GREEN9 (com a companheira), Projetos Desfeitos e Personas Non Gratas, além de um single com o Cuba Drinker. “Estamos sempre produzindo. Temos dezenas de projetos em andamento”, diz.
Videoclip "O TRAIDOR"
Video da letra de
"O Traidor"
O 'VÉI' participou do programa LOOSE CANON de Simon Edwards, da cidade de Leek na Inglaterra, no dia 27 de Setembro de 2021.
Pra quem quiser ouvir o englishman pronunciando o meu nome no meu português free-style, é só avançar para 1:08:43. Mas se tiver tempo, vale a audição que o programa do cara é muito interessante, com gente do mundo todo.
\0/