Durante o período de março de 2017 a julho de 2018 foi realizado um estudo sobre os currais de pesca em algumas áreas da comunidade de Ajuruteua (Vila dos Pescadores, Praia de Ajuruteua e Ilha de Chavascal) através de uma bolsa de Pesquisa (PIBIC 2017-2018) concedida ao então discente da Faculdade de Engenharia de Pesca João Batista Quadros Farias, sob a orientação do Professor Francisco Carlos Alberto Fonteles Holanda.
Deste estudo foi gerado um trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: PESCA COM ARMADILHAS FIXAS (CURRAIS DE PESCA) EM UM ESTUÁRIO NO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO, onde tiveram como principais objetivos: Mapear as áreas de aglomeração de currais de pesca no município de Bragança; Descrever a infraestrutura dos currais de pesca encontrados e mapeados na área de estudo; Determinar a composição das pescarias capturadas nos currais de pesca mapeados; Comparar, estatisticamente, a produção capturada em relação as fases da lua e ao período do ano e Analisar os custos e a rentabilidade para a construção e manutenção dos currais de pesca mapeados.
Com a ótima receptividade do Projeto pela comunidade da Vila dos Pescadores, mais especificamente de alguns donos de currais, o Laboratório de Pesca e Navegação, o Laboratório de Química do Pescado, Laboratório de Probióticos, todos da Faculdade de Engenharia de Pesca, do Instituto de Estudos Costeiros/UFPA, iniciaram um Projeto denominado “Projeto Curral de Pesca”, com o objetivo de auxiliar os donos de currais de pesca a conseguirem uma pesca mais efetiva e também mais sustentável, onde estão sendo modificados alguns componentes do apetrecho para uma melhor captura. Paralelo a essa ação, também está sendo realizado um levantamento e cadastramento dos Currais de Pesca encontrados na área da Reserva Extrativista Caeté-Taperuçu, com o apoio das Instituições parceiras (ICMBio, Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca e EMATER/Bragança).
Ao longo do período de execução do Projeto pretende-se repassar o conhecimento do gerenciamento estrutural, social e econômico para os donos dos currais, para que assim eles possam ter um melhor aproveitamento das pescarias.
Outro objetivo de grande importância para o Projeto Curral de Pesca é tentar reativar um espaço destinado ao beneficiamento do Pescado, localizado na Vila Bonifácio. Através da reativação desse espaço, os donos de currais poderão agregar valor ao pescado capturado, realizando a filetagem de peixes, podendo assim comercializar o filé do pescado com preços mais atrativos, gerando renda para a sua família.
As plataformas virtuais estão relacionadas à tecnologia utilizada para a criação e desenvolvimento de ferramentas ou sistemas utilizados no espaço online. A plataforma digital possibilita que diferentes aplicativos possam ser usados ao mesmo tempo por internautas.
Uma das características essenciais da plataforma digital é que ela não exige um determinado lugar físico para conexão. Para estar no mesmo ambiente, basta a todos os participantes disporem de um aparelho conectado à web.
Nesse sentido uma Instituição pode oferecer serviços, atendimento ou outro tipo de oferta sem exigir que o público esteja no mesmo lugar, rompendo as barreiras geográficas e facilitando o acesso a informação, produto ou serviço.
A internet possibilitou também a redução de custos de software, tornando mais prática a produção de conteúdo ou materiais que possam ser explorados virtualmente.
Os blogs são importantes ferramentas de comunicação e já tem auxiliado muitas pessoas e empresas a se estabelecerem como referências em suas áreas de atuação. Seja um blog corporativo ou pessoal, a ideia é sempre compartilhar conhecimento.
Com o objetivo de introduzir e difundir informações sobre os principais recursos pesqueiros encontrados no Estado do Pará, utilizando a plataforma digital/internet como meio para o conhecimento foi criado o Blog Pescando Conhecimento (http://pescandoconhecimento.wixsite.com/meusite).