VISIBILIDADE INDÍGENA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

06 de abril de 2024


Nesta sexta feira (05), o escritor Aílton Krenak tomou posse na Academia Brasileira de Letras. Krenak publicou conosco em 2022 com o conto "Kujãn fica no poste, até se iluminar" da obra "Mitologia", disponível para download em nosso site. "Espero que o Brasil inteiro, os outros brasileiros, possam entender que nós estamos virando uma página da relação da ABL com os povos originários. Eu já disse que venho para cá para trazer línguas nativas do Brasil para um ambiente que faz a expansão da lusofonia", disse o autor em seu discurso de posse. Nós do Livro de Graça na Praça desejamos, ao Aílton e a todos os povos originários de nosso país, o direito à memória e o reconhecimento por sua contribuição à história.

a cobertura da imprensa ao longo dos anos

30 de janeiro de 2024


Na véspera do lançamento de mais uma edição do concurso nacional de contos, a equipe do LGP relembra (algumas das) matérias sobre o projeto. Pelas suas características, o Livro de Graça na Praça conta com uma expressiva mídia espontânea, tanto impressa como eletrônica. Já estivemos no Estado de Minas, TV Globo, O Tempo, Hoje em Dia, Diário do Comércio, Sou BH, G1, etc.

lgp na revista wave

02 de setembro de 2022


Ao comemorar 20 anos, Livro de Graça na Praça ganha matéria de capa na revista da comunidade brasileira do Canadá. Brazilian Wave é editada em Toronto e publicada em inglês, francês e português. 

ENTREVISTA COM JOSÉ MAURO NA REVISTA MEMÓRIA CULT

06 de julho de 2021


No ar, mais uma edição da revista memória CULT. Editada pelo engenheiro, jornalista e escritor Eugênio Ferraz, o número 31 da prestigiada revista de cultura oferece a seus leitores, entre outras matérias de interesse, uma entrevista com o coordenador do Livro de Graça na Praça, professor José Mauro da Costa. Nela, José Mauro conta como nasceu o projeto e faz um balanço de um evento que já distribuiu cerca de 450 mil exemplares e atingiu mais de um milhão de leitores.

Xilogravura representando o Livro de Graça na Praça no Cariri (CE), de autoria do conhecido artista plástico Maércio Siqueira.

LIVRO E LIVRE SÃO SINÔNIMOS

08 de outubro de 2019


Um dos primeiros sintomas do advento das tiranias é a perseguição e queima de livros. Heine dizia que logo depois do incineração  das páginas  começam a queimar seus autores. Essa regra é um claro diagnóstico do poder revolucionário do livro e da sua capacidade de mudar os rumos do planeta. No Brasil, que volta a sonhar novamente com as piras, dá para se ter uma percepção nítida das causas da tragédia que nós próprios semeamos. Dados de 2011 do IBGE mostram que apenas a metade da população tem o hábito de ler. Em 2017 o brasileiro lia menos de dois livros e meio por ano (nos EUA são mais de cinco e na França, sete). O hábito da leitura  é diretamente proporcional à renda familiar, ao grau de escolaridade, à vida urbana e à juventude. Além de tudo, dados de 2017 demonstram que mais de 7% da população brasileira ainda são de analfabetos e, mais,  acredita-se  que mais da metade dos alfabetizados  não tem um nível de alfabetização considerado básico. Dados de Oxford apontam que as chances de uma mulher com leitura ter um cargo profissional alto aumentam de 25 para 39% e, no caso do homem, de 48 para 58%. A leitura, amigos, tem uma relação direta com nossa ascensão humana e profissional e com a possibilidade de mudar o mundo à nossa volta. Por isso, a Educação é revolucionária e libertadora e, compreensivelmente, perseguida com o massacre da escola pública, os baixos salários dos professores, o patrulhamento de aulas e disciplinas. Político corrupto, eleito pelas elites econômicas do país, vai incentivar os crescimentos humano e político do povo para nunca mais ser eleito? Como dizia o prof. Darcy Ribeiro: o sucateamento da escola pública no Brasil não é um mero acaso, mas um projeto de governos.

Ah! Mas no meio desta catástrofe, existem sempre inciativas que nos trazem alento e nos permitem pensar num futuro diferente e num mundo mais justo e solidário. As grandes transformações no curso da humanidade dependem muito mais de pequenas inciativas de visionários do que das grandes convulsões sociais.  Vêm da Minas de Tiradentes, de Rosa e Drummond ventos promissores. Pessoas que sonham ser possível borrifando seu orvalho matinal, apagar os incêndios da floresta. Basta que este hábito seja seguido por outros borrifadores e o orvalho possa se tornar chuva torrencial. Há quase vinte anos, um professor de Língua Portuguesa, aposentado, ao visitar a escola onde havia trabalhado em Belo Horizonte, descobriu estupefato que os alunos e até os novos professores simplesmente não conheciam a Literatura Brasileira. José Mauro Costa teve a ideia de juntar outros colegas, arregimentar escritores e publicar, anualmente, um livro adulto e um outro infantil, distribuindo gratuitamente , todo ano, na Praça da Liberdade em BH (hoje na de Santa Tereza),  numa grande festa da cidadania.  Os números do feito são impressionantes: mais de 350.000 exemplares doados à população e o envolvimento de quase 230 escritores das mais diferentes regiões do Brasil, inclusive este pobre escriba. O projeto terminou por disseminar-se por outras cidades do país e até já aconteceu em Montevideo e em Toronto. 

Este ano, ele aporta aqui em Crato, quando se espalhará na Praça Siqueira Campos, no próximo sábado, dia 5 de Outubro. Vem com a chancela do Instituto Cultural do Cariri, com um cartel de 66 anos de serviços prestados à nossa cidade e o apoio da Secult/Crato, do Estúdio Caravelas, do Instituto Fernando Sabino de Belo Horizonte, do CEJA/Crato, do Rapadura Cuturarte, do Coletivo Cordel & Arte, do SESC e da Academia dos Cordelistas do Crato. Pretende, nas edições seguintes, perpetuar-se, envolvendo os escritores caririenses, nesta grande batalha pelo incentivo à leitura e ao amor aos livros. No fundo, percebemos que bem além do simples ato de ler, chega junto a possibilidade quase única de transformar destinos e vidas e reconstruir um país que, mal começou seu tortuoso processo de construção,  já se encontra  em pleno estado de desmoronamento.


José Flávio Vieira

Médico, escritor e historiador

Crato, 02/10/19

ESTAMOS ENTRE OS 10 MELHORES PROJETOS SOCIAIS DO BRASIL

22 de setembro de 2018


Emoção foi o sentimento que marcou a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Cidadania Viva, promovida pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC). A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 18 de setembro, em Brasília, e laureou os 10 projetos sociais que mais se destacaram pelas ações sociais desenvolvidas. Mais de 260 pessoas participaram do evento, que contou com a participação do cartunista Maurício de Sousa, o homenageado desta edição do prêmio.

O Livro de Graça na Praça foi representado pelo seu idealizador, José Mauro da Costa, e pelo parceiro e colaborador Rafael Fonseca. José Mauro da Costa recebe o prêmio das mãos do cartunista Maurício de Sousa 

PRESTÍGIO DA IMPRENSA PORTUGUESA

15 de junho de 2018

Publicado na edição de 15 de junho no jornal Milénio, órgão da comunidade portuguesa de Toronto.

LGP EM TORONTO, CANADÁ

16 de maio de 2018


Nos dias 25, 26 e 27 de maio, o Livro de Graça na Praça contou com um espaço no Pavilhão do Brasil durante o Carassauga Festival of Cultures, o segundo maior evento cultural do Canadá e com a participação de 70 países. Sorteamos alguns livros, gentilmente enviados pelo nosso professor José Mauro da Costa, que recebeu os exemplares de companheiros do LGP, em especial dos nossos amigos do nordeste. Os brasileiros do Canadá agradecem.

Na foto, uma senhora portuguesa, Dna. Manuela, que ganhou um exemplar do Ócios de Ofícios na sexta-feira. No dia seguinte, voltou para agradecer, elogiar a obra, pedir o autógrafo e perguntar se tinha mais. Levou mais um de contos e três cordéis. 

COMEMORAÇÃO DE 15 ANOS DO PROJETO

18 de setembro de 2017

E assim comemoramos a 15a edição do Livro de Graça na Praça, animados e prontos para voltar à praça, que é do povo como dos livros.

Com a participação dos companheiros que puderam comparecer e daqueles que não lá estiveram, mas continuam conosco, celebramos o nosso encontro com alegria e companheirismo. 

No cardápio, entre brindes, cantorias e salgadinhos, os livros Auto da Lusitânia, seguido da Farsa da antiga Terra de Santa Cruz e o poema épico do nosso colega Geraldo Amâncio Pereira, Inconfidência Mineira, ambos ilustrados pelo Walter Lara. A edição e distribuição desses livros se deve ao generoso apoio da Clínica Médica Hospitalar, do nosso confrade, médico e escritor, Dr. Emerson Fideles Campos.

Foram 15 anos, 256 autores de várias partes do Brasil e nada menos do que 1,5 milhão de leitores. Até agora, pois a semente do projeto que é de todos está lançada para a safra do ano que vem.

Para o nosso álbum, uma lembrança do encontro de 2017 na Academia Mineira de Letras.

MATÉRIA NO TEMPO

15 de setembro de 2015

"Todos os anos, o evento viabiliza que autores publiquem seus escritos sem custo, em obras que reúnem contos adultos e infantis [...] A professora Fabiana Vieira, 47, veio do Crato, no Ceará, para participar do evento. 'A leitura é uma chave que abre portas do conhecimento e desenvolvimento cognitivo da criança'".

CARTA DA AMAGIS

02 de dezembro de 2014


Aos Coordenadores do Livro de Graça na Praça


Senhores Arthur Vianna Neto e José Mauro da Costa


Em nome de toda a magistratura mineira, saudamos os coordenadores do brilhante evento do qual tivemos orgulho e satisfação em participar e reafirmamos nossa parceria na reedição de tão importante promoção de inclusão cultural e social, democratizando e difundindo o hábito da leitura.


Desembargador Herbert Carneiro


Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

BALANÇO

03 de outubro de 2014


O organizador e coordenador do Livro de Graça na Praça, José Mauro da Costa, faz um balanço da 12ª edição do evento e do projeto:


Concluídos os trabalhos do 12º evento, dia 14/09, na Praça de Santa Tereza, estamos até hoje comemorando seu êxito, reconhecido por todos. Esse sucesso foi alcançado graças à participação altruísta dos escritores e parceria com entidades que comungam conosco o ideal do desenvolvimento do País pela Educação, como, entre várias outras, a Fecomércio (Sesc e Senac), a Academia Mineira de Letras, a Imprensa Oficial do Estado.


Neste ano pudemos contar também com os importantes apoios da Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros), Associação do Ministério Público e sua Academia de Letras, da Sicoobjus-MP e da Vallourec.


A seguir, alguns dados estatísticos arredondados:

- Público circulante presente, conforme PMMG: 22.000 pessoas

- Publicações distribuídas (inclusive p/ parceiros, escolas e bibliotecas):

* 8.000 “Mulheres”

* 10.000 “É Cor de Luar”

* 3.000 Cordel

* 4.000 Revista da Amagis (edição especial)

* 1.500 livros da Academia Mineira de Letras

Além de obras avulsas de nossos escritores.


Nesses 12 anos de existência do LGP, contabilizamos a entrega de 300.000 livros para 900.000 leitores e público acima de 1 milhão de pessoas.

JOSÉ MAURO É COMENDADOR PELO LGP

27 de março de 2014


Por intermédio de seu criador e coordenador, José Mauro da Costa, o Livro de Graça na Praça recebeu, no dia 23 de março, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço.


A Comenda destina-se a condecorar cidadãos e entidades que se destacaram em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural de Minas e do Brasil.


A cerimônia de entrega da Comenda Ambiental, realizada em frente ao Parque das Águas de São Lourenço, contou com a presença, entre outras personalidades, do governador Antônio Anastasia, do vice Alberto Pinto Coelho, do presidente da Assembléia Dinis Pinheiro e do prefeito de São Lourenço, José Neto. Além, é claro, do Chanceler da Medalha e diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, escritor Eugênio Ferraz.


Entre os homenageados estavam, ao lado de José Mauro da Costa, o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, o jornalista Artur Xexéo, o cônsul do Portugal André Bandeira e o artista plástico Carlos Bracher.


Durante o evento em São Lourenço, houve ainda distribuição de exemplares do Livro de Graça na Praça.

BECHARA NA ACADEMIA MINEIRA

10 de outubro de 2013

Na foto, José Mauro da Costa, Ângela Vaz Leão, Olavo Romano, Evanildo Bechara, Melania e Arthur Vianna  (09/10/2013).

UBERABA, UBERLÂNDIA E MANAUS

01 de setembro de 2013


Na edição de 2013 do LGP, o projeto conquista três novas praças Brasil afora.

NOVOS E IMPORTANTES PARCEIROS

01 de julho de 2013


O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis, desembargador Herbert Carneiro, recebeu a visita do presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, do diretor-geral da Imprensa Oficial do Estado, Eugênio Ferraz, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro e do coordenador do projeto Livro de Graça na Praça, José Mauro da Costa. Na pauta,  a formação de uma parceria entre essas instituições com o objetivo de incentivar o hábito da leitura no Estado.


Na foto, o presidente Herbert Carneiro com Eugênio Ferraz, Dinis Pinheiro, Olavo Romano e José Mauro da Costa. 

na academia amazonense

21 de junho de 2013


No dia 19 de junho, representantes do Livro de Graça na Praça de Manaus foram recebidos na Academia Amazonense de Letras pelo seu presidente em exercício, o Acadêmico Almir Diniz.


Na oportunidade, o presidente manifestou o interesse da Academia pelo evento Livro de Graça na Praça e aceitou o convite de participar no livro a ser distribuído em Manaus no próximo dia 29 de setembro. Aproveitou ainda para enviar suas saudações aos Acadêmicos mineiros na pessoa de seu presidente Olavo Romano.


Na foto, o presidente Almir Diniz com os organizadores do LGP Manaus, Antônio Augusto Martins Salles e Arthur Vianna, e o Acadêmico Zemaria Pinto. 

LGP NA ACADEMIA DE LETRAS

13 de junho de 2013


José Mauro da Costa e Arthur Vianna estiveram na Academia Mineira de Letras para uma visita de cortesia ao presidente Olavo Romano. Em pauta, a parceria da Academia com o Livro de Graça na Praça. O presidente Olavo Romano não só garantiu sua continuidade como pretende que a instituição tenha um estande próprio na grande festa literária do próximo dia 22 de setembro.

LIVRO DE GRAÇA EM OUTRAS PRAÇAS

09 de junho de 2013


Aprovado na Lei Rouanet e com patrocínio da OI, após 10 anos em Belo Horizonte o projeto Livro de Graça na Praça chega a outras praças do Brasil, incentivando o hábito de leitura e promovendo a interação autor-leitor.

OLAVO ROMANO É ELEITO PRESIDENTE DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

08 de maio de 2013


Colaborador de primeira hora do Livro de Graça na Praça, o acadêmico Olavo Romano acaba de ser eleito, por unanimidade, presidente da Academia Mineira de Letras.


Resumo biográfico:


Olavo Romano nasceu em Morro do Ferro, distrito de Oliveira. Saiu cedo de casa, levando a memória das paisagens, costumes, falas e jeitos do interior, de que faria amoroso registro. Formado em Direito, com mestrado em Administração e proficiência em Inglês, foi professor e fez carreira no serviço público, aposentando-se como Procurador do Estado. Consagrado contador de causos mineiros, Romano construiu obra diversificada, que o levou aos meios de comunicação e à Academia Mineira de Letras. 


Participa do Livro de Graça na Praça desde 2003, quando foi o lançado o “Ouvindo Estrelas”. 

JOSÉ MAURO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS DA PUC-minas

24 de abril de 2013


Em 23 de abril, a professora Ângela Vaz Leão recebeu José Mauro da Costa, idealizador do Livro de Graça na Praça, e um grupo de professores no Curso de Mestrado de Literatura da PUC MG.


José Mauro é autor, entre outras obras, do “Auto da Lusitânia – Farsa da Antiga Terra de Santa Cruz”. Na apresentação do livro, Ângela Vaz Leão escreveu: "José Mauro da Costa retoma as figuras do teatro de Gil Vicente e as põe em ação numa sátira social, que, com grande realismo, retrata cenas e diálogos da nossa vida contemporânea."  

IDEALIZADOR DO LGP RECEBE PRÊMIO NA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG

09 de abril de 2013


Instituído pelo Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade da Faculdade de Letras da UFMG, o Prêmio Travessia foi entregue ao professor José Mauro da Costa "pelo trabalho no projeto Livro de Graça na Praça e pelas inestimáveis contribuições à cultura no Estado de Minas Gerais". A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de março de 2013 na Faculdade de Letras da UFMG.

De parabéns o Livro de Graça na Praça e, em especial, o seu idealizador José Mauro da Costa. 

APROVADO NA LEI FEDERAL

29 de março de 2013


Depois de ser aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura, o projeto Livro de Graça na Praça acaba de receber o sinal verde do Ministério da Cultura para sua realização em cidades de Minas Gerais e do Brasil.

APRESENTAÇÃO DO LGP NO CANADÁ

03 de março de 2013


Um dos coordenadores e colaborador do Livro de Graça na Praça, Arthur Vianna esteve em Toronto, Canadá, para viabilizar o projeto na comunidade brasileira. Com a participação de representantes das comunidades brasileira e portuguesa, a apresentação contou ainda com a presença da imprensa local e do embaixador Afonso Cardoso, cônsul-geral do Brasil em Toronto, e de sua esposa, a artista plástica Solange Escosteguy Cardoso. No Canadá, o projeto Livro de Graça na Praça terá a coordenação local de Harley Vianini.

Na foto, o embaixador Afonso Cardoso e o escritor Arthur Vianna sendo entrevistados pelos jornalistas Juliano D´Lucca e Ziko Pereira para o Programa Nossa TV Canadá.

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA APROVA INTERIORIZAÇÃO DO LGP

31 de dezembro de 2012


A Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, acaba de divulgar a relação dos projetos aprovados pelo Edital 01/2012 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre eles, o projeto de interiorização do Livro de Graça na Praça.


O primeiro passo para levar o Livro de Graça às praças do interior de Minas foi dado.


E estamos todos de parabéns.

elogios da imprensa oficial

23 de outubro de 2012


"O Livro de Graça na Praça orgulha a literatura e a cultura mineira [...] tão promissor projeto em Belo Horizonte, que muito contribui para a formação cultural e educacional da sociedade", escreve Eugênio Ferraz, diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais. 

CHEGAmos NO CEARÁ

30 de setembro de 2012


Em 22 de setembro, a Praça Siqueira Campos da cidade do Crato, Ceará, recebeu uma edição especial do Livro de Graça na Praça. Com a presença do José Mauro da Costa, o evento contou com a participação de inúmeros cordelistas e escritores, como Josenir Lacerda (autora do cordel Livro de Graça na Praça - 10 anos de História) e do médico, poeta, dramaturgo e escritor José Flávio Vieira (autor do conto Na nave de Nava). Também da região, o escritor Emerson Monteiro (autor do conto Minas em mim).


CORDEL CONTA A HISTÓRIA DO PROJETO

17 de agosto de 2012


De autoria da cordelista Josenir Lacerda, da Academia dos Cordelistas do Crato (CE) e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, a obra "Livro de Graça na Praça - 10 anos de História" será distribuída no próximo dia 9 de setembro durante o evento. O cordel foi impresso pela Tupynanquim Editora e a capa é de autoria do também cordelista Antônio Klévisson Viana. 

APOIO DA IMPRENSA OFICIAL

10 de maio de 2012


Em reunião ocorrida no dia 24 de abril, o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, escritor Eugênio Ferraz, entregou ao Professor José Mauro da Costa documento de apoio ao evento comemorativo dos 10 anos do Livro de Graça na Praça.

A Imprensa Oficial de Minas Gerais será responsável pela impressão de 5 mil exemplares do livro dedicado ao público infantojuvenil.

Participaram ainda da reunião os escritores Petrônio de Souza Gonçalves e Arthur Vianna.

LGP NA II SEMANA DE LETRAS

29 de março de 2012


Convidados pela organização do evento, José Mauro da Costa e Arthur Vianna participaram em 12 de abril da II Semana de Letras da FACISABH e contam sobre o projeto Livro de Graça na Praça.

LIVRO DE GRAÇA COMPLETA 10 ANOS

07 de março de 2012


Em reunião ocorrida em 7 de março, representantes das duas entidades da FECOMÉRCIO MINAS, Sesc e Senac, comunicaram ao coordenador do Livro de Graça na Praça, professor José Mauro da Costa, a decisão de patrocinarem o evento de 2012.

Além da edição de um livro para o público adulto e outro para o público infantojuvenil, será lançado nos próximos dias o Edital do V Concurso Literário Sistema Fecomércio Minas - Sesc e Senac Livro de Graça na Praça 2012. Como nos anos anteriores, os três primeiros colocados, escolhidos pela Academia Mineira de Letras, terão seus trabalhos publicados no livro a ser distribuido na Praça da Liberdade.


No dia 9 de setembro de 2012, na Praça da Liberdade, Livro de Graça na Praça comemora seus primeiros 10 anos.

ESCRITOR PREMIADO

16 de março de 2010


Ronaldo Simões Coelho, participante do Livro de Graça na Praça, ganhou prêmio de literatura infantil e teve livro escolhido para o catálogo mundial.


"Depois de conquistar o segundo lugar no Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional 2009, nas categorias projeto gráfico e literatura infanto-juvenil, o livro

Bichos, de Ronaldo Simões Coelho, editado pela Aletria e ilustrado por Angela-Lago, é um dos cinco títulos brasileiros selecionados para compor o White Ravens 2010, catálogo anual publicado pela Internationale Jugendbibliothek (IJB), a maior biblioteca de literatura infanto-juvenil do mundo". (Estado de Minas, 2/3/10). 

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ESTarÁ NO LGP em 2009

23 de abril de 2009


Em carta enviada à coordenação do LGP, a Diretora-Geral Érica Deslandes Magno Oliveira confirma a participação do Instituto Benjamin Constant no Projeto Livro de Graça na Praça 2009, em 13 de setembro na Praça da Liberdade.


- A edição de um cordel em Braille, principalmente no ano em que se comemora o Bicentenário de Nascimento de Louis Braille, finca um marco de reverência a um dos vultos mais importantes da história da humanidade. Cremos que essa iniciativa será coroada de pleno êxito. – disse a Diretora.


Além da distribuição na Praça, o cordel Do Selo Lambido ao Ponto Com será distribuido para 1.300 bibliotecas assistidas pelo Instituto. 

VICE-GOVERNADOR CUMPRIMENTA O PROJETO

03 de outubro de 2007


"Receba meus efusivos cumprimentos, extensivos aos demais integrantes da ALEGRA, pelo inestimável e altruísta trabalho em prol da educação", escreve Anastasia.

IMAGEM DO MÊS DO ESTADO DE MINAS

25 de setembro de 2007


Destaque na imprensa: uma foto do evento do LGP, realizado no domingo (09/09), foi destaque do mês de setembro no Jornal Estado de Minas. Com patrocínio do Banco Mercantil do Brasil, foram distribuídos 7 mil exemplares da edição "Da primeira vez", que reúne contos inéditos de 20 autores. 

CARTA DE BISPO CASALDÁLIGA

16 de setembro de 2007


Querida tribo literária e solidária de escritores e produtores militantes,


Dou-lhes os mais sinceros parabéns pela entidade e por esse gesto genial de O LIVRO DE GRAÇA NA PRAÇA. Vocês devem contagiar desse gesto a todo o Brasil. Livro hoje, na era da informática, é mais necessário do que nunca.


Agradeço de coração o exemplar de "A primeira vez", inclusive com vários autógrafos muito amigos.


Para todas e todos, e para Mazza Edições de recordações gratíssimas, um forte abraço fraterno na teimosa utopia de um Outro Mundo Possível.


Pedro Casaldáliga

Câmara municipal homenageia livro de graça na praça

30 de agosto de 2007

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou no dia 29 de agosto uma Sessão Especial para homenagear o projeto Livro de Graça na Praça. Presidida pela vereadora Sílvia Helena (no primeiro plano da foto), a reunião contou com a presença de inúmeros escritores, professores e pessoas ligadas ao movimento cultural de Minas Gerais. Logo após a abertura da sessão foi apresentado um vídeo sobre o projeto e suas conquistas ao longo dos anos. Em seu discurso, a vereadora Sílvia Helena criticou o governo pela falta de apoio às iniciativas culturais e lembrou que, no Brasil, o escritor, matriz da cadeia produtiva do livro, é ignorado e enfrenta todo tipo de dificuldades em seu trabalho.


Da tribuna, José Mauro da Costa, idealizador do projeto, agradeceu as homenagens e relatou aos presentes as dificuldades do começo e o apoio generoso que recebeu de tantos companheiros. O professor e escritor lembrou ainda que o Livro de Graça na Praça já distribuiu mais de 15 mil livros de qualidade e que, no próximo dia 9 de setembro, o projeto pretende oferecer gratuitamente à população cerca de outros 10 mil exemplares.


Durante a Sessão Especial deram ainda seus testemunhos escritores que participam do projeto, como o acadêmico Olavo Romano, Isa Musa de Noronha e Arthur Vianna.